Morre Gilberto Mestrinho

O passamento do professor Gilberto Mestrinho é uma grande perda para o Amazonas. Diria até que a perda política, embora seja grande, é menor do que a perda do homem em sí e o que ele representava enquanto pessoa.

No campo da política, estivemos em lados opostos desde quando ele voltou até 1996 quando após disputar a eleição para Prefeito apoiou-me no segundo turno. Daí surgiu uma relação pessoal, de mútuo respeito e consideração, muito mais do que uma relação política. E é sobre essa que quero dar aqui um testemunho.

Vez por outra conversávamos. Ele sempre tinha um exemplo de vida, uma história, uma situação para contar e que servia de exemplo para mim que sou de uma geração depois da dele. Ele pensava política sim, mas não apenas a política. Tinha uma visão boa do Brasil e do mundo, tinha críticas consistentes a tanta coisa, mas as fazia de modo elegante e sem ofender ninguém.

No dia seguinte às eleições de 2006, telefonei e fui à sua casa junto com o Marcelo. Depois chegaram o Arlindo Porto e o João Thomé. Conversamos e embora o resultado tivesse sido adverso, ele não mostrou nenhuma mágoa. Falou com tranquilidade e relembrou momentos importantes da sua vida pública .

Quando ele voltava à Manaus, sempre nos falávamos. Levei-o certa vez a visitar o Parque dos Bilhares ainda em obras. Ele relembrou o que era aquela área da cidade antigamente. Inaugurei um laboratório na Unidade Balbina Mestrinho na Cidade Nova e o convidei. Em 2007, inaugurei uma escola com o nome do seu filho. A diretora organizou uma festa muito bonita onde ele foi homenageado. As crianças cantaram o “Boto Navegador”. Na minha vez de falar, relembrei o afeto que ele sempre teve com os pequeninos e recitei uma outra música, lá dos anos 50, que dizia: “Gilberto é amigo das crianças, Gilberto é a nossa esperança, O meu coração pra ti está aberto, Por isso nós estamos tinindo com Gilberto”.

O Amazonas perde um grande homem, no sentido amplo da palavra. Dele quero guardar as palavras de estímulo, de carinho, e a sua imagem de alegria, tão bem registrada nas fotos da inauguração da escola.

Meus sentimentos aos seus familiares.

Descansa em paz, professor Gilberto.

11 thoughts on “Morre Gilberto Mestrinho

  1. O SENADOR MESTRINHO FOI O ÚNICO QUE SEMPRE GOVERNOU COM SITUAÇÕES ADVERSAS. NO SEU 1º MANDATO FOI CASSADO, NO SEGUNDO, PEGOU UM ESTADO QUEBRADO E NO ÚLTIMO, EM 1990, TEVE QUE ENFRENTAR A ABERTURA DO MERCADO INTERNO QUE QUASE ARRASOU A ZONA FRANCA. E MESMO ASSIM FEZ ESCOLAS, INVESTIU NO SER HUMANO E NUNCA SE VIU NADA EM REVISTA QUE O COLOCASSE NO MESMO BALAIO DE GATOS DOS POLÍTICOS CORRUPTOS. ALIÁS, NOS DEBATES NUNCA SE VIU UM ATAQUE AOS SEUS ADVERSÁRIOS, NUNCA SE EXALTOU E SEMPRE MANTEVE SEUS POSICIONAMENTO. NUNCA FOI DE TROCAR DE PARTIDO, E SEMPRE FOI CORAJOSO PARA DIZER AQUILO QUE ACREDITAVA. NÃO FOI CORONEL DE BARRABCO COMO SEUS PUPILOS.

  2. Morre o boto navegador, muitas crianças receberam no natal um brinquedo do Governo Gilberto Mestrinho que tinha como marcas um timão e a figura de um boto. Foi prefeito de Manaus, três vezes governador do Amazonas e uma vez senador pelo PMDB (partido a qual sempre foi fiel).Meus respeitos a família em luto pela perda do patriarca e o Amazonas por perder um homem público do quilate político de Gilberto Mestrinho.

  3. Mas na hora de apoiar, ele (O BOTO) preferiu o OMAR.

    A maldição da RODELA….

  4. A velhice não é fácil.
    São mtas perdas,físicas, cognitivas…
    Fora que somos/seremos cobrados pelos nossos excessos ou não.
    Não quero discutir a figura política, o que fez ou não, até pq não vivenciei isso de forma consciente para falar….
    Mas fica o alerta para as próximas gerações: é preciso se cuidar mais, entender mais o processo do envelhecimento e fazer prevenção.
    Uma pena que a atual gestão esteja destruindo o trabalho que a Fundação Doutor Thomas e o Parque Municipal do Idoso vinha desenvolvendo ao longo dos anos junto população idosa do nosso município nesse sentido.

  5. Hoje,19/7/2009,faz 3 anos que o Raimar Aguiar,amigo do Professor Gilberto Mestrinho,subiu para a Santa Cobertura e com muita saudade daqui ,pediu ao Homem :
    – Chefe , deixa eu dar uma espiada lá por baixo prá ver se a coisa tá melhorando ? O Homem ,conhecendo o Raimar foi logo dizendo :
    – Vai mas não traz ninguém de Coari e se vier algum daqueles, deixa lá no porão por uns séculos e recomenda ao vizinho de rabo e chifre, umas boas chibatadas com aquele couro de peixe-boi.
    O Raimar todo serelepe fez como sempre,desceu logo procurando o Professor e caiu dentro da UTI do PRONTOCORD . O Professor olhou o discípulo e ,sem gaguejar , falou :
    – Tens um Minister aí ? O Raimar, mais atencioso que nunca, cochichou com aquela voz soletrada :
    – Pare com isso, Professor ! O Senhor tem que parar com isso . O Professor continuou e decidiu :
    – Estás de carro aí ,Raimar ?Eu quero sair deste quarto e vou contigo prá onde tu quiseres .Era o presente que o Raimar queria e foi emendando… -Professor ,eu deixei meu carro aqui e só estou usando asas, mas para o Senhor eu entrego as minhas e vou na garupa .A Cobertura vai ficar mais animada ,inteligente e articulada.
    – Raimar,eu queria levar o Leãozinho e o Davi Ruas . Tu tens crédito lá com o Homem para levarmos mais alguém da nossa turma ?
    O Raimar , obediente e esperto,agora muito mais ,disse rapidamente :
    – O Ritta ,Professor! O bichinho está tão tristinho,mas o Chefe pode não gostar . Se demorarmos mais que segunda-feira eu levo todo o time e quem vai gostar é o Calderaro. Ele não é o mesmo sem o Leãozinho.O Gilberto já experimentando da inteligência celestial ,somada à sua,que não é pequena,disse para o Raimar :
    – Aguiar,essa vai ser a primeira eleição minha,vista lá do CÉU, e eu vou implorar ao Homem para deixar eu participar.Eu passei a vida inteira tratando as crianças com chiclets,bolos,refrescos,bombons,bolas,cadernos,cinemas de graça,livros,shows …e os camaradas estão fazendo tudo errado.Que coisa!
    – Deixa eu dar uns beijos nos meus para subir tranqüilo .O Raimar subiu na garupa com o Mestre ,todo satisfeito.
    – O CÉU vai ficar o Bicho ! Gritava o Raimar -Agora o Boto está de asas.
    E assim será .Quem viver verá…

  6. A familia PIRANGY agradeçe a Deus e ao destino, em ter conhecido essa figura chamada GILBERTO MESTRINHO.

    Obrigado por tudo, vá em PAZ.

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..agora q nossa eterno governador e senador morre serafim que ganha popularidade mais naõ tera mais ele não tem pensonalidade q nosso Gilperto tenha com as pessoas carisma familia serafil são todas crosas e petulantes não adiamta mudar serafim e marcelo serafim povo ja sabem quem saõ vcs muito demagogos…soprometem mais não cumpri manaus ficou um caus ate hj cm administração de serafim…agora prefeito atual tem muitos trabalhos para resover pipinos q vcs deixarão la na prefeituras….povo ja sabem não adiamta usar imagem d gilberto mestrinho para vcs eleger de novo…

  8. isso ai cara esse serafim tem q im bora d nossa cidade ele não e manauara sim paraemce ou paulis…sai fora serafim não vem mais cm governador nem prefeito..porque vc não ganha mais nem para bomboseiro nem para vemdedor vc não sabe tratar povo seus sem com gnorancia petulante vc seu filho marcelo cerafim…quem fala que ja fim maneira cm vc tratava seus fucionaris da prefeituras e deus outros relação puplicas..seus aliados era em qual vcs..tiramdo mario frota q e uma otima pesso mais ele estava um lugar e errado d esta d seu lado…mais ele fez bem te abomdonar…mais vc só ganhou para prefeito porq era seu vice prefeito quem mandava n prefeitura seu filho ficou este causo n transporte e sebosb nasecretaria da prefeituras…fora os buracos e obras maus feitas…vc não fez nada só pegou em balo de outros projetos q outra dministração deixou…

  9. Vou dizer uma coisa… Esse Gustavo e essa Fernanda são a mesma pessoa… mesmos erros de português, que me parecem forçados por alguém que quer parecer “du povão”, pois não acredito que haja alguém tão analfabeto. Me parece que a campanha para denigrir a imagem do Sr. Serafim já começou.

    Mas ser for realmente duas pessoas distintas e reais, justificam o porquê de serem a favor do atual prefeito…

  10. Sr. Serafim moro em Nhamunda ha 10 anos, acho que o Sr lembra qundo almonçou em minha residencia, não pude falar com o sr da sua passagem nesta cidade, estava ocupado, to toercendo que o sr venha candidato ao governo, pois nao me agrada os outros candidatos, fiquei muinto triste com a morte do professor Gilberto, vejo pessoas falar de seu trabalho na capital, sempre tenho defendido da sua hotidade; com uma administração transparente,

  11. eu concordo com a fernanda e o gustavo eu sou prova viva que serafim não fez coisa alguma pela nossa cidade de manaus,só foi promesa,agora com a nova administração a cidade ta ficando bem mas bonita as ruas estão sem buracos a compensa ta ficando bonita ,ainda tem bastante tempo pra o amazonino ajeita manaus o que serafim não fez só ajudou a sua familia na campanha do safado do marcelo que só sabe falar mal do amazonino , marcelo tu e teu pai tem que abaixar a bola pro amazonino , vai pegar uma aula com ele pq o seu professor foi o nossso inesquecivel GILBERTO MESTRINHO que eu tenho uma admiração esse sim sabe fazer politica, e não falar mal dos outros, e tem mas o NEGÃO VAI VIM COMO GOVERNADOR AI COISA VAI ESQUENTAR.O marcelo e o serafim não ganham nem pra sindico . beijos ate mas na campanha do JOSILDO ESSE SIM VAI SER UM DEPUTADO DO POVO.

Comments are closed.