Lula não quer eleição, quer plebiscito

O nosso sistema político prevê que nas eleições para Presidente haja a necessidade que o candidato obtenha mais de 50% dos votos para ser declarado vencedor. Caso contrário, haverá um segundo turno entre os dois que chegarem em primeiro e segundo lugares.

Sendo assim, no primeiro turno, o normal é que os partidos coloquem seus quadros a disposição da escolha do eleitor. Caso nenhum alcance 50% mais um voto, haverá segundo turno.

É legítimo, portanto, o PSB apresentar o nome de Ciro Gomes ao eleitorado brasileiro. Se vai ganhar, ou perder, é uma decisão que caberá ao eleitor no altar da sua consciência.

O PT enquanto partido e o Presidente Lula na condição de Presidente de um governo de coalizão, no entanto, não querem isso. Desejam antecipar o segundo turno para o primeiro e fazer um plebiscito entre a Ministra Dilma Roussef e o candidato do PSDB, seja Serra, seja Aécio.

Essa é uma intromissão indevida de um partido na vida do outro.

E o que estaria por trás disso tudo?

Seria só o desejo de transformar a eleição em plebiscito?

Acho que não. Em minha opinião, o PT teme duas coisas: a primeira Ciro chegar em segundo lugar e ir ao segundo turno, ao invés da Dilma, e a segunda, com isso deixar de ser partido pólo nas eleições presidenciais, o que já acontece a cinco eleições.

Leia a matéria abaixo, de autoria de Tales Faria, publicada no Jornal do Brasil, e tire suas conclusões:

 

O PSB acaba de receber os resultados de uma pesquisa de opinião – não registrada, e que portanto não pode ser divulgada – que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa, uma eventual candidatura de Ciro Gomes a presidente da República não teria grandes efeitos sobre o desempenho da candidata predileta de Lula, Dilma Rousseff. Ciro roubaria votos apenas do candidato tucano, especialmente se este for o governador de São Paulo, José Serra. Sua presença na cédula de votação seria, portanto, uma garantia de que Serra não venceria as eleições no primeiro turno, apesar de, hoje, as pesquisas sobre intenções de voto apontarem Serra com vantagem suficiente sobre Dilma para ganhar no primeiro turno. Enfim, o PSB quer convencer Lula a desistir dessa história de tirar Ciro da parada, forçando uma disputa somente entre Serra e Dilma.

Mas o PT também tem suas pesquisas. Com base nelas, Lula vai argumentar com os aliados do PSB que uma disputa apenas entre Dilma e Serra forçará a campanha eleitoral de 2010 a ter um caráter plebiscitário. E que, neste caso, o grande tema da campanha será a comparação de como ficou o país nesses dois mandatos de sua gestão e nos dois mandatos de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Na comparação com a administração FHC, Lula leva franca vantagem, apontam os dados da pesquisa petista. E até mesmo os tucanos admitem que Lula sai ganhando se a discussão for colocada nestes termos.

8 thoughts on “Lula não quer eleição, quer plebiscito

  1. O presidente Lula está enganado. Ciro é um aliado e foi seu ministro também. Então, a candidatura do deputado Ciro Gomes também é um referendo.

  2. Se for eleição, Serra e Ciro têm mais chances de irem a um eventual segundo turno e Dilma sobraria. O q acontece ao PT é q não lhe interessa ser partido aliado com outro partido no governo. Eles gostaram das benesses de ser governo e não querem largar o osso! Reconheçamos, o PT não sabe ser aliado, para o PT só é interessante TER aliados!

  3. O LULA é o LULA .
    A DILMA é a DILMA.
    O CIRO é o CIRO.
    O SERRA é o SERRA.
    QUEM VOTA É O TAL DE Zé POVÃO . A campanha é que vai dizer . O LULA não é dono dos votos de ninguém ,se fosse,o Governo de São Paulo era do PT e a Prefeitura de São Paulo …………..idem .

  4. O Lula não tem voto nas plenárias do PSB! Caberia, então, às vozes discordantes, como a tua, Serafim, se fazerem ouvir e conquistar as consciências dos teus correligionários.

    Óbvio que Lula e o PT desejam polarizar as eleições para presidente. Pessoalmente, é o que eu também gostaria que acontecesse, apoiando Ciro para governador de SP.

    Se a união das esquerdas tivesse acontecido aqui em Manaus em 2008, no primeiro turno já, provavelmente você teria sido reeleito.

    Pena que é difícil aprender com os erros…

  5. Senhor Prefeito, gostaria de indagar o seguinte: Por que os edis, representantes do PSB na Câmara Municipal de Manaus, não cobram da atual administração as mudanças prometidas pelo atual ocupante do cargo? Enquanto isso, eles (o titular e o vice)estão fazendo propaganda irregular em cima de trabalho que está sendo realizado pela Instituição!

    Gostaria de perguntar-lhe: a quantas anda o processo de cassação do atual gestor municipal?

    um abraço forte! 23.07.09

  6. O melhor será ciro ficar em sao paulo pra desmoralizar de vez o josé serra e FHC!!!

  7. Eu sempre apoiei Lula, mas nessa estou contra.
    Ele não tem direito de eliminar um candidato competente que realmente terá chances de se eleger como Ciro Gomes. Dilma pode até chegar no 2º turno, mas não tem chances de vencer o Serra.
    Ciro é a melhor opção para governar o país.

Comments are closed.