Do site do TJAL:
O presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, afirmou que o tratamento dispensado aos alagoanos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, agraciado com a comenda Moura Castro, está alicerçado no mais puro sentimento público e na defesa dos interesses maiores dos jurisdicionados.
“A trajetória de vossa excelência, em que pese sua juventude, é dinâmica e multidisciplinar”, enfatizou o presidente, destacando ainda sua atuação em quase todas as instâncias jurídico-democráticas do País, antes de ascender ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Sebastião relembrou que imparcialidade e decoro, “regras de ouro da magistratura” sempre fizeram parte da personalidade de Mauro Campbell. “Esses predicados, aliados à competência, à lisura e à honestidade no trato da coisa pública também são características do homenageado”.
“Há muito alagoano por adoção e por escolha”
Ainda de acordo com o presidente do TJ, o ministro amazonense Mauro Campbell Marques, “há muito que pode ser considerado alagoano por adoção e por escolha”, pois, no desempenho de suas funções, tem dedicado a nossa terra e a esta Corte sua mais apurada competência.
“É rara, nos dias de hoje, a oportunidade de encontrarmos um homem público da sua envergadura e gentileza, evidenciada pela proverbial atenção com o que sempre considerou nossas demandas, que são a expressão do clamor e do podo a quem servimos”.
O chefe do Poder Judiciário alagoano também desejou ao ministro do STJ, agraciado com a comenda Desembargador Moura Castro, a mais elevada honraria concedida pelo TJ, vença, com esforço, engenho e fibra, os desafios que se colocarem em sua senda.
“Mantenha-se fiel ao propósito de dignificar o Judiciário, ao qual nos associamos, cientes de que nos cumpre preservar a confiança da coletividade, sob pena de esgarçar o próprio tecido da coesão social”, finalizou Sebastião Costa Filho, presidente do TJ.
“Missão de julgar impõe sacrifícios, mas é recompensadora”
Em seu discurso, o ministro Mauro Campbell externou sua eterna gratidão ao presidente do Tribunal de Justiça e aos demais integrantes da Corte de Justiça.”O Poder Judiciário atravessa uma de suas mais importantes quadras para nós, juízes”
A missão de julgar, relembrou o ministro Mauro Campbell, “impõe sacrifícios, mas é recompensadora”. O homenageado também disse ter mais uma responsabilidade de agora em diante: primar pelo legado do desembargador Moura Castro.
“Nós, juízes que cumprimos com nosso dever, também devemos cobrar respeito à nossa missão. A melhor coisa do mundo é viver honestamente, fazer o bem e dar a cada um o que lhe pertence”, finalizou Mauro Campbell.