Márcio França assume governo de São Paulo em cerimônia na Alesp

Foto: Humberto Pradera

O socialista Márcio França assumiu nesta sexta-feira (6) o governo de São Paulo, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado.

França, que foi eleito vice-governador nas eleições de 2014, exercerá o mandato de governador até 31 de dezembro no lugar de Geraldo Alckmin, que deixa o cargo para se candidatar.

Em seu primeiro discurso como governador, França falou da responsabilidade de assumir o cargo e prestou o compromisso de governar São Paulo com dedicação e “submissão ao povo paulista”.

“É com muita honra que venho a esta tribuna para assumir o Governo de São Paulo. Sei que é uma grande tarefa e estou ciente da responsabilidade que isso impõe. O Estado é forte, soberano e um exemplo para o Brasil”, declarou.

O socialista tomou posse na presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do vice-presidente Beto Albuquerque, do líder do PSB na Câmara, Julio Delgado, parlamentares, prefeitos, vereadores além de representantes de movimentos sociais.

“Acima de nós e dos nossos partidos está o povo de São Paulo, o povo brasileiro. Eles sim são os verdadeiros donos de tudo o que fazemos, das nossas decisões e do Estado. A eles serei sempre submisso”, destacou o governador.

França ressaltou que São Paulo tem uma “longa trajetória” de proporcionar  “saídas importantes” para o país. “Estou convicto de que daqui saem as intermediações ponderadas, que podem gerar estabilidade no Brasil”, afirmou.

IMG-5716

Foto: Humberto Pradera

Após a sessão na Alesp, uma solenidade reuniu centenas de convidados no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. “A missão de governar São Paulo agora está nas boas e competentes mãos do hoje governador Márcio França”, elogiou Alckmin.

Márcio França iniciou sua carreira no movimento estudantil. Formou-se na Universidade Católica de Santos, onde presidiu o diretório acadêmico do curso e a junta Governativa do Diretório Central dos Estudantes. Atuou como oficial de Justiça durante nove anos.

Em 1989, foi eleito vereador da Câmara de São Vicente, onde atuou por dois mandatos. Em 1997, elegeu-se prefeito da cidade e em 2000 se reelegeu com votação recorde de 93,1% dos votos.  Terminou seu segundo mandato com 94% de aprovação popular, segundo o Ibope. No mesmo ano, elegeu seu sucessor, o prefeito Tércio Garcia (PSB), com 83% dos votos válidos.

Em 2007, aos 43 anos, França iniciou seu primeiro mandato como deputado federal e, logo depois, assumiu a liderança do PSB na Câmara dos Deputados. No pleito, o socialista obteve 215.388 votos, que o tornou o deputado federal mais bem votado em toda a história do litoral paulista .

Como deputado federal, Márcio França integrou por quatro vezes consecutivas a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Foi reeleito para mais um mandato na Câmara Federal em 2010.  Sob sua liderança, o PSB de São Paulo conseguiu , no pleito, praticamente dobrar a bancada de deputados estaduais, passando de quatro para sete deputados.

Confira as imagens da cerimônia de posse no Flickr:

IMG-5724

 

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional