Mãe. Lições de renúncia e dedicação.

Aos 32 anos, viúva com quatro filhos, o mais velho com 12 anos o mais novo com 3, trocou a sua vida pela vida dos filhos. Chorou escondida pelas dificuldades de colocar a vida em ordem, superou as dificuldades financeiras e sentimentais com trabalho e um amor incondicional aos filhos, na tragédia construiu uma família sólida e unida pela solidariedade e pelo carinho.

Mas a vida insiste em testá-la. Perdeu uma neta de apenas 3 meses de idade em 2004 e agora, feliz com a comemoração dos seus 60 anos no último 1 de agosto, foi surpreendida no início do dia com a interrupção da primeira gravidez da sua única filha. O que seria uma bela festa transformou-se em um momento de tristeza e sofrimento.

Faço esse relato porque ontem pretendia falar pra minha mãe palavras de amor, de agradecimento e de reconhecimento por tudo que ela significa para mim e para meus irmãos, palavras que ficaram presas na garganta.

Tudo que errei na vida, todas as falhas, meus desvios, imputo as minhas fraquezas, mas todas as vitórias pessoais, acadêmicas, políticas devo ao esforço e à dedicação de minha mãe. Foi ela quem sacrificou sua vida pessoal para dar o melhor a todos nós, foi dela o colo que me recebeu nos momentos de dor e sofrimento, foi ela que pacientemente ensinou-me as lições da escola e da vida.

Quando chorei por amor, era você ao meu lado. Quando chorei por dor, era você ao meu lado. Quando chorei arrependido de meus erros e fraquezas, era você ao meu lado. Quando ri, quando comemorarei minhas vitórias, quando renovei minhas esperanças e meus sonhos, era sempre você ao meu lado. Não houve alegria ou tristeza na minha vida que não fosse compartilhada por ti.

Agradeço minha mãe por tudo, pela boa escola, pelos conselhos, pelo abraço amigo, pelo carinho diário, pelas duras nos meus erros, pela força nas minhas fraquezas. Não há dia, ato ou sentimento em minha vida que não tenha uma parte dela, não há vitória que não tenha sido construída com os tijolos do seu amor e dedicação.

Ela que, desde os meus 12 anos, foi mãe e pai, com sacrifício, deu a mim e aos meus irmãos condições de construirmos nossas vidas. Mais que condições materiais, deu-nos lições de caráter, honestidade e amor ao próximo.

Eu, Beto, Glenda e Rodrigo somos adultos, estamos vencendo em nossas profissões, mas seremos sempre aquelas crianças que você carregou no colo e deu o melhor das suas energias e dos seus sentimentos. Somos gratos, vivemos pra honrar tanta dedicação e tanto amor a nós dispensados.

Mãe, nada que eu possa dizer ou fazer será suficiente para demonstrar o tamanho do amor e da gratidão que eu e meus irmãos sentimos.

Sinta o nosso abraço, o nosso carinho, o nosso afago. Tenha certeza que Deus oferecerá conforto ao coração da Glendinha e que, nós que já passamos por tantos juntos, superaremos mais essa.

Parabéns! Nós te amamos!

3 thoughts on “Mãe. Lições de renúncia e dedicação.

  1. Que fofo Marcelo! A história da sua família tem algumas semelhanças com a da minha…mãe jovem, viúva e com filhos pequenos que conseguiram superar as dificuldades e construiram seus caminhos com muito amor e compreensão. Só faltou você informar o nome dela. Parabéns pra sua família! Fica com Deus!
    bjus.

  2. Artigo emocionante e muito bonito. Como mãe, creio que o melhor presente que podemos receber é compartilhar vida, amor e carinho com nossos filhos. Parabéns.

  3. Sou mãe viúva de 2 filhos (1 e 3 anos), tenho 33 anos. Espero vencer como sua mãe venceu. Me emocionou muito seu relato. Parabéns a você e a sua mãe.

Comments are closed.