Hoje Jefferson Péres faria 78 anos

Hoje, 19 de março, dia de São José, era o aniversário do saudoso e querido amigo Senador Jefferson Péres. Parece que foi ontem, mas já lá se vão quase dois anos de saudades desde que nos deixou naquele 23 de maio de 2008.

Fez-se a vontade de Deus, mas todos nós, principalmente os mais próximos, continuamos sentindo a sua ausência por tudo o que ele representou na vida de Manaus, do Amazonas e do Brasil.

A sua voz ponderada, a sua fala direta e objetiva, os seus gestos simples com os quais se comunicava facilmente fazem falta . Ficaram os seus exemplos de serenidade, de equilíbrio, de generosidade, de saber perdoar e compreender as pessoas. Exemplos da distinção clara do que é público daquilo que é privado, como premissa básica de quem quer ser homem público.

Jefferson foi um amante da nossa cidade. Apaixonado por Manaus da sua juventude viu o progresso combinado com a omissão de tantos ao longo dos anos destruírem o seu centro histórico. Empenhou-se o quanto pode no resgate desses espaços. Apoiava as iniciativas nesse sentido e todas elas em maior ou menor grau tiveram a sua participação decisiva. Às vezes, nas gestões junto aos órgãos responsáveis, como no caso da casa de Eduardo Ribeiro, recém inaugurada. Outras vezes viabilizando recursos no orçamento da União como, por exemplo, no caso da Praça da Saudade que em breve será devolvida ao público.

Era um homem bom e justo. O seu convívio, os seus conselhos e até mesmo as suas críticas, sempre construtivas e respeitosas, fazem falta a todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Saudades do Jefferson.

15 thoughts on “Hoje Jefferson Péres faria 78 anos

  1. Parabéns saudoso Senador Jefferson Péres, mesmo estando em outro plano, de acordo com a vontade do Pai.Fostes em vida um homem correto e íntegro, abnegado e defensor de nosso Estado. Que Deus o ilumine sempre.Valeu Sarafa!

  2. Vc vai concorrer alguma vaga nesse ano. vc ja tem o meu voto e da minha familia, nõs acreditamos em vc…….

  3. Caro amigo Serafim

    Muito nos sensibilizou as palavras bem postas sobre quem era Jefferson e o que ele respresentou durante sua passagem por este plano. Para nós, de sua família, é uma ferida que não cicatriza e talvez jamais passe inteiramente esta dor, mas para a cidade e porque não dizer para o país, é uma lacuna que permanece em aberto. Receba nosso carinho e amizade. Muito obrigada!

    Marlídice, Ronald, Roger e Romulo Péres

  4. Homens do Quilate de Peres são poucos. Que falta ele nos faz. Quando om Praia de mão dada com Alfredo me arrepia, acho que ele não apredeu com o mestre. Que pena Praia, só tenho almentar. Meu votom p-ra você Já era.

  5. Me correspondia com o senador Jefferson Péres desde os tempos de escola. Fiz um curso de formação política no PDT só por causa dele. Admirava como aquele homem frágil fisicamente crescia quando falava de ética e honestidade na vida pública.
    Saudades, senador Jefferson.
    OBS: Nem de longe o senador Praia se iguala ao Jefferson original. O PDT se desandou. Praia, o que vc faz aí?? O lugar dos verdadeiros brizolistas e trabalhista é com o Sarafa.

  6. Visite dona Maria na rua J. Carlos Antony, 1171- após a rua Maués e veja o que as obras do Prosamim fizeram com ela.
    Hoje ela convive com as águas dos esgotos provinientes das obras deixadas pelo Eng. Honda da SEINF.

  7. Parabéns SERAFIM pela boa memória que o faz não esquecer os inesquecíveis. O nosso eterno SENADOR JEFFERSON PÉRES e seu aniversário realmente merecia a homenagem deste post. Ele, como você mesmo confirma, foi seu eterno conselheiro e crítico. Além disso tinha uma outra virtude que não foi citada por você, era fiel àquilo, naquilo, àquele e naquele que acreditava independentemente de circunstâncias políticas favoráveis ou não, e por isso foi FIEL a você até a sua partida para o lado dos bons no firmamento, diferente de muitos políticos que o abandonaram no meio do caminho.
    Um forte abraço espiritual SENADOR.

  8. A minha filha, Ana Paula perguntou, papai por que os homens bons, têm que ir logo embora? Para sentirmos saudades…Graças a Deus tive a honra de conhecê-lo…

  9. Serafim
    Peço a vc, se possivel, um espço para repercurtir esta minha denúncia a respeito do que está contecendo com o nosso Passeio do Mindú pq sei que vc tinha particular carinho pelo espaço tendo mentido o mesmo limpo e arejado para sua finalidade.
    A propósito esta é umka carta enviada à redação do Jornal A Crítica que estampa materia no dia 20/03/10 sobre o tema.
    Filtre o que for necessário.
    Um forte abraço
    Ronaldo Amazonas

    Senhor redator,

    Leitor diário (orgulhoso porém crítico algumas vezes) de A Critica há mais de 45 anos ( hoje conto com 52) não poderia esperar deste periódico outra postura que não a de realizar uma matéria ( ainda que sem o rigor da cobrança às autoridades e empresas responsáveis) sobre o triste fim do começo do Passeio(?) do Mindú.
    Registro que há dias venho enviando emails e telefonando para redações dos meios de comunicação tentando denunciar este fato e só agora para meu contentamento vejo A Critica repercurtir este assunto.
    Frenquentador diário desde sua inauguração ainda na gestão do então prefeito Alfredo Nascimento, o que assisto diáriamente é a destruição lenta e cruel de um espaço urbano outrora um dos igarapés mais gostosos das décadas de 60 e 70 e hoje convertido numa fossa a céu aberto por vários aspectos a saber:
    1. Todos os esgotos dos condomínios adjacentes e dos bairros periféricos desembocam no Mindú, especialmente no Passeio;
    2. As empresas prestadoras de serviço descobriram no entorno do Mindú um local ideal para se instalar e despejar seus detritos. O mesmo acontece com as construtoras e seus novos empreendimentos;
    3. Noventa e nove por cento destes condomínios e das empresas não teem Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para limpeza e descarte prévio de residuos antes de escoarem criminosamente para o igarapé. Um simples levantamento aerofotogrametrico de Manaus haverá de constatar que de cada dez empreendimentos construidos(Condominios, Shopings,oficinas, hospitais,clinicas, supermaecados,bares e restaurantes, etc.) em Manaus, seis estão estrategicamente(?)localizados a menos de 100 metros de algum igarapé(Manaus/ Mindú/Cachoeirinha/Quarenta/Educandos/Mestre Chico/Passarinho/Bolivia) e sabem porquê? Exatamente porque em mais comodo e barato descartar os residuos diretamente no leito dos igarapes a construir as famosas ETS,s;
    4. Setenta por cento da cobertura vegetal do Passeio já foi devastada e com isto a destruição dos ninhos de diversas aves entre as quais araras e papagaios e, a morte de varias outras especies entre as quais sapos, preguiças, cobras, jacarés, etc. que davam um ar bucólico e selvagem à área;
    4. A implantação do Passeio era para se transformar numa proteção à vida selvagem e às pessoas que ali frequentassem trazendo a estes qualidade de vida e perenização de um espaço urbano onde a convivência fosse uma mútua vantagem;
    Assim, com esta visão da realidade daquele espaço urbano, fui negativamente surpreendido pelo fechamento de parte do Passeio a partir do dia 18 de março último para o que questiono o seguinte:
    a) Em total desrespeito às normas municipais nem a Prefeitura e tampouco a empresa responsável comunicaram préviamente à população pelos meios apropriados e não há sequer no local placas de autotização de obras como se tudo estivesse acontecendo na surdina. Vá que um munícipe resolva construir ou reformar um imóvel e não tire a licença ou não coloque a placa do IMPLURB na obra. No outro dia será visitado por um fiscal e provalmente multado;
    b) Há meses venho acompanhando a intensa movimentação de veículos ( inclusive uma S-10 da DEVISA) pela ciclovia do Passeio saindo e entrando da construção de uma pousada em total desrespeito aos pedestres inclusive transitando por cima das calaçadas promovendo a destruição das mesmas;
    c) Sobre a matéria que estampa o Caderno C deste sábado dia 20 de março estranha-me profundamente a justificativa da SEMAS e da Construtora Direcional invocando ambas uma TACA por conta da destrição do meio ambiente durante a construção de um outro empreendimento desta mesma construtora na Distrito Industrial. E porque o estranhamento? Primeiro porque a compensação deverai ser feita pela construtora em área próxima ao Distrito Industrial trazendo benefícios à população que lá foi negligenciada e prejudicada. Segundo porque o que esta construtora está fazendo no Passeio do Mindú prejudica mais ainda o local e as pessoas que ali praticam exercicio e ao mesmo tempo beneficia apenas a ela própria tendo em vista que está se abrindo uma rua para trânsito de veículos pelo lado do Passeio até então proibido à passagem de automóveis e com isto trazendo insegurança aos frequentadores. E o que é mais absurdo ainda é que esta rua servirá para acesso aos três empreendimentos da Construtora Direcional na área. Onde está a compensação ajustada na TACA? Onde está a SEMAS? Onde fica o respeito aos frequentadores do Passeio? Onde está o Ministério Público avalista da TACA?
    A história se repete e é com os mesmos argumentos que querem porque querem contruir o tal de Porto das Lages ( será que ficaram com receio de chamar de Porto do Encontro das Águas?), afirmando que os impactos serão minimos e que o povo sairá é ganhando. “Égua-te!”.
    d) Faço um apelo a este jornal para investigar estas denúncias e cobrar explicações das autoridades antes que os fatos se tornem irreversíveis e a população da área fique privada mais uma vez dos espaços já raros para a prática de exercicios e de lazer.
    Acredito firmemente na credibilidade deste matutino em poder reverter esta causa quase perdida pondo fim a mais um triste epesódio de destruição dos espaços de lazer urbanos da nossa Cidade.
    Deve-se ouvir também o ex-prefeito de Manaus tendo em vista que a SEMAS afirma na matéria de A Crítica que a TACA da forma como está sendo implantada, foi assinada na gestão anterior o que duvido muito.
    É muito fácil constatar a tristeza dos raros frequentadores deste espaço outrora festejado na sua inauguração como pedacinho de vida no caos urbano da nossa bonita (ainda ) “Manô de mil contrates”.
    Um grande e saudável abraço a todos da redação
    Ronaldo Derzy Amazonas
    Farmacêutico e Bioquímico
    (Apaixonado pelo Passeio do Mindú)
    36426302/99071819

  10. Parabens Sarafa pela lembrança de um homem justo, íntegro e responsável.
    Todos sabíamos que antes de sua passagem, o Senador havia comunicado que não concorreria mais eleiçoes no próximo pleito. Acredito que havia se desiludido com a coisa pública.

  11. Um dos poucos políticos que nós, amazonenses, temos orgulho. Coragem, determinação, ética e amor à Manaus e ao Amazonas, um grande homem público.

  12. Boa Tarde.

    Prezado Sarafa,

    A altivez, a voz mansa e firme, a singeleza de caráter, a retidão como pessoa e parlamentar me faz lembrar sempre do saudoso Senador Jefferson Péres, figura ilustre de nossa cidade, lembro-me todas as vezes que chegava uma eleição ele dizia que tinha um exército “invisível” que sempre marchou com ele. Foi um homem correto que nunca se subverteu aos interesses dos poderosos, nunca comprou votos, nunca achimcalhou ninguém, fazi política como poucos, talvez um dos últimos a fazer política na própria essência da palavra.
    Fica a saudade desse grande Brasileiro E AMAZONENSE. Valeu JEFFERSON PÉRES……

  13. Neste espaço quero externar como acho que ficou a política amazonense com a partida de Jeferson Peres: ( VAZIA ).

  14. uma perda lamentável, enquanto ele se foi, dez se levantam da turma da falta de ética, corrupção,má gestão do dinheiro público, muitas vezes em benefício próprio.
    uma pena.
    Daniel Costa

  15. Só uma coisa a dizer: O maior político que esse Estado já teve. Pela honestidade, ética e moral sempre presentes em seus discursos e atos. Dificilmente teremos outro Jéfferson Péres na vida pública do Amazonas; enquanto isso temos que conviver com a “trupe” que não larga o osso, reelegendo-se à custas de miséria, fome e desinformação.

    Pena não ter estômago pra ter sido governador do Estado…

    abs.,

Comments are closed.