Prefeitura estimula o calote e o crime!

marceloramosMeu amigo José Ribamar Bessa Freire (Taqui pra Ti) já disse que: “O crime não compensa, mas na Compensa, compensa!”.

Já cansei de afirmar na Tribuna da Câmara que a Secretária Municipal de Finanças, Maria Helena, importada de Nova Iguaçu/RJ, dizem que por ordem de José Dirceu, é um embuste, uma trapalhona e que seus erros têm causado significativos prejuízos aos cofres do Município de Manaus.

Primeiro, legalizou o calote ao elaborar a Lei n. 1.351.2009 que, no art. 9º, simplesmente revogou o art. 16 da Lei n. 1.089/2006 e assim todas as multas por atraso no pagamento e/ou retenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza-ISSQN.

Avisei que havia um erro e não fui ouvido pela maioria governista, que aprovou a lei como enviada, para depois reconhecer o erro. No entanto, o prejuízo já estava consumado, na medida em que por vários meses as multas ficaram sem previsão legal.

Não satisfeita em retirar as multas, agora quer permitir o crime, através do Art. 6º. do Projeto de Lei n. 018 (Pague Fácil 2) que autoriza, quem reteve o ISSQN de terceiros e não repassou ao Município, pagar o valor em 24 parcelas. Acontece que reter o Imposto de terceiros e, ao invés de repassar ao Município, usar o recurso que não é seu, é crime de apropriação indébita.

Com sua compulsão para a trapalhada e o desrespeito às leis, a Secretária determinou a execução do Pague Fácil 2 antes mesmo da publicação da lei (encaminharei ao MPE as provas) e esconde que o Pague Fácil 1 tem o pior desempenho de arrecadação dos últimos 5 anos.

Sua verdadeira obsessão é contratar a empresa DSL. Na primeira tentativa, impedi com uma liminar deferida pela Justiça. Na segunda, apresentei à Polícia Federal um email provando que a DSL, empresa que foi a única habilitada na licitação frustrada, era a responsável pela elaboração do Edital.

Mas ela não desiste de saquear os cofres de Manaus para depois, ai sim, abandonar o cargo e voltar tranquilamente para o lugar de onde veio. Publicou novamente o Aviso do Edital de Licitação, que está marcada para segunda-feira, no valor de R$ 8 milhões.

Sendo verdade que o padrinho dela é o ex-deputado José Dirceu parece que ela aprendeu bem a lição de trapalhadas e traquinagens com dinheiro público.

O Prefeito, a quem cabe nomear, demitir e fiscalizar os atos da Secretária é seu cúmplice, no mínimo, por omissão. O povo, beneficiário das obras e serviços feitos com os recursos arrecadados com impostos, é sua vítima.

É, Babá! Na Compensa, o crime compensa!

Marcelo Ramos, é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

4 thoughts on “Prefeitura estimula o calote e o crime!

  1. Parabéns pelo desempenho! Vamos tirar esta quadrilha do trono, vieram com “muita sede ao pote”, não somos otário como pensam, já fizeram demais….

  2. Caro Vereador Marcelo Ramos, o que ocorre é que os juros, multas e encargos cobrados por impostos em atraso seja pelo Governo Municipal, Estadual ou Federal é abusivo e extorsivo, o contribuinte (digo o extorquido) não consegue sobreviver a voracidade do Estado que criou um ciclo vicioso e perverso, faltou dinheiro aumenta impostos, assim a inadimplência e absurdamente grande não que o povo brasileiro sejam maus pagadores e que não se ganha dinheiro na velocidade que os governos gastam. Tanto é verdade que quando há descontos compensatórios há um corrida para regularizar os débitos, em conseqüência disto há um aumento de arrecadação por parte dos Governos. Como por exemplo, o aumento na arrecadação total de impostos e contribuições federais em fevereiro foi de R$ 53,541 bilhões o que representa um aumento de 13,23% em comparação com o mês de fevereiro do ano passado, resultante dos parcelamentos de débitos no caso do Governo Federal como os concedidos pelos Programa de Recuperação Fiscal – Refis, Parcelamento Especial – Paes (Refis II) e mais recentemente pelo Parcelamento/Pagamento – Medida Provisória nº 449, de 3/12/2008 e até o parcelamento de débitos aos municípios através da MP nº 457, convertida na Lei nº 11.960/2009. A solução para o problema passa pela cobrança de impostos justos e um controle sério nos gastos dos Governos ou então ficaremos neste eterno ciclo vicioso.

  3. Não tive e nem faço questão de ter contatos com os outros vereadores. Falo de VEXª porque tive contato no Uninorte. Temos péssimos vereadores na CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS. É impressionante como alguns da bancada do prefeito são tão incompetentes, parecendo até aqueles cachorrinhos que colocamos nos carros que balançam a cabeça de forma afirmativa sempre.

    Parabéns, vereador Marcelo Ramos! Os bons sempre se destacam quando está rodeado de ruins. é por isso que tem vereador que não vai decolar na vida pública. Graças a Deus.

  4. Concordo parcialmente com você. Uma coisa é o contribuinte não recolher o ISSQN, agora outra é reter o ISSQN do terceiro contratado e não repassar esse recurso para o Município. Isso é crime de apropriação indébita e deve realmente ser punido com multas elevadas e até com cadeia, porque nesse caso o empresário não deixa de pagar o seu ISSQN, ele recebe o imposto do terceiro contrato e gasta o dinheiro como se fosse seu. Recuperação de crédito sim, estimulo ao crime de apropriação indébita não!

Comments are closed.