Descriminalizar as drogas?

cesarmaia_artigosVOLTA AO PALCO a questão da descriminalização do consumo de drogas. Volta no momento em que a Holanda revê a lei de venda permitida de maconha. Quer reduzir o volume permitido e obrigar uso de carteirinha, excluindo os turistas.

No Brasil, a forma com que o debate se dá, as razões que justificam, são só para a classe média consumidora. O tráfico de drogas no Brasil (o caso do Rio é bem conhecido) se dá num varejo capilar nas favelas onde estão os pontos de venda. O tráfico intra classe média não faz parte do noticiário.

Com a capilaridade existente, descriminalizar quantidades pequenas vai produzir no varejo três efeitos: multiplicar o número de “aviões” (menores) na entrega; aumentar o número de consumidores nos pontos de venda; reduzir a mistura, passando a usar cocaína com maior grau de pureza e maconha de maior intensidade. A multiplicação dos “aviões” levará ao aumento da evasão escolar entre menores pobres. O consumo por quantidade permitida vai aumentar no local das “bocas de fumo”.

Como na velha piada do japonês esperto, que passava todos os dias com sua lambreta pela fronteira com uma caixinha de balas e pipocas atrás. Anos depois, o fiscal encontrou o japonês e perguntou o que afinal ele contrabandeava. Resposta: “Lambreta, né!”.

Os padres católicos de Buenos Aires que trabalham em favelas questionaram a decisão da Corte Suprema que apontou na direção da descriminalização de pequenas quantidades. Para eles, isso será um sinal de liberação e estímulo para os jovens pobres consumirem. Sem renda, abre-se ainda mais o varejo para criar a renda necessária ao consumo. E cria-se um microdistribuidor móvel que poderá abastecer vários consumidores ambulando.

Assim se fraciona ainda mais o varejo e dificulta-se a repressão.

E estimula-se o consumo social, que, como se sabe, começa assim e termina na ampliação de mercado de quem vende. Consumir pequena quantidade sem risco será o deleite dos viciadores. Isso sem falar no crack.

Com um agravante: boa parte da droga consumida é traficada por consumidores para financiar seu vicio. Se a entrega na quantidade base se dá sem risco, a atratividade do tráfico-consumo aumentará.

Um flagrante e… maconha ou cocaína ao ar. Como se medirá a quantidade? Bem, se agregarmos todos esses fatores que aumentam a demanda, no outro lado da linha aumentará no Brasil o tráfico de drogas que se quer neutralizar.

Não custa lembrar o mapa mundi georreferenciado do preço da cocaína: http://bit.ly/cocainemap.

6 thoughts on “Descriminalizar as drogas?

  1. é né? é melhor continuar a proibir as drogas mesmo né? tá dando muito certo a política de repressão né Sr? não é o Sr. que está lá nas favelas pegando bala perdida, pegando tapa da polícia, tá otimo proibir. Falta para o Sr. sair de trás dos livros e pisar no chão, analisar o sistema de como ele funciona de fato. Os traficantes não ganham muito dinheiro não… acredite, políticos (relembre do wallace…), empresários, pessoas que tem muito poder e $$ financiam/extorquem traficantes para vender(lembre-se que na favela a droga chega de algum lugar na mão dos traficantes, não surge lá), eles vendem, porém repassam parte para os fornecedores e compram armas para se protegerem dos proprios concorrentes, e a polícia? a policia pega o “arrego”, propina, para os leigos de viver, e assim o sistema funciona perfeitamente para os ricos como sempre, dinheiro para os fornecedores dos traficantes(políticos empresarios e afins), dinheiro para a polícia(vindo do arrego) e o povo sendo induzido a comprar cigarro e alcool, lembrando que essas duas drogas, já fizeram mais vítimas que gerras, e sem falar dos gastos de saúde que a população tem ao consumir isso a longo prazo e sem falar tambem dos lucros que essas drogas produzem aos seus grandes empresários, ou vocês acham que a industria do cigarro e do alcool ganham pouco? agora pare e pense, e imagine essa dialética em escala global… se imaginou? ok, intão é isso que está acontecendo de fato.
    quer resolver mesmo o problema do tráfico? discriminaliza tudo e bota o estado para vender, creio que os usuarios vao preferir comprar em uma empresa estatal que vende a droga pura(sem sujeira, asa de barata, cocô de rato), produzindo empregos para nossos cidadões, e consequentemente, anulando todos os traficantes de favelas, pois ninguem compraria com eles, visto que a qualidade da droga seria muito inferior. e pronto, isso acabaria com o sistema do trafico nos suburbios. Porém como o próprio texto acima esta falando e para finalizar, tentem investir mais em EDUCAÇÃO, sujeitos com mais informação, são menos sussetives a usarem drogas pesadas como o crack, poís já sabem de seus efeitos.

  2. “Sou a favor da descriminalização. A liberação tem que ser devagar. A alta cúpula que rege o mundo já deveria pensar seriamente em drogas, aborto, eutanásia. Deixar como está não ajuda em nada. Só está gerando mais problemas, principalmente nas camadas de baixa renda. Não conheço nenhum cara de minha geração que tivesse feito algum ato nocivo sob efeito de maconha. De todos os que conheci, inclusive eu, todas as vezes que fumaram um baseado foi para tocar, para fazer amor…”

    Erasmo Carlos, músico e cantor da Jovem Guarda

  3. A contra mão da historia é defender o uso da droga, no Brasil isso é escancarar a porta de nossas casas, escolas aos traficantes e maconheiro. Isso me lembra a loucura do FHC tentando aparecer com algum fato inusitado.

  4. SENHOR EX-PREFEITO SERAFIM CORREA, SERÁ ESSE GOVERNO QUE VAIS APOIAR PARA PRESIDÊNCIA QUE
    MANDOU BAIXAR O CACETE NOS PROFESSORES!!!
    ABAIXO VAI UMA NOTÍCIA RETIRADA DO SITE DA PEC 300!!!
    FONTE SITE PEC 300!

    COMENTÁRIO DE PM/SP,

    É LAMENTAVEL VER A PM DE SÃO PAULO BANTENDO E PRENDENDO OS PROFESSORES E AINDA O PIOR É QUE É A MANDO DO SERRA, O PIOR GOVERNADOR DO PAÍS, PASSEI POR SÃO PAULO E FIQUEI ASSUTADO DE VER TANTA FAVELA.OS PMS DE SÃO PAULO DEVEM MORAR TUDO NA FAVELA, POIS COM A MISERÁVEL SALÁRIO QUE GANHAM NÃO DÁ NEM PRA SE ALIMENTAR DIREITO. O SERRA PODE ATÉ MANDAR E DESMANDAR NA PM DE SP MAS NA PM DO BRASIL ELE NÃO MANDA!! FORA SERRA!!!

    AGRADEÇO À ATENÇÃO!

  5. ENTREM NO SITE DA PEC 300!!! E SAIBAM DA REALIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA QUE TODOS
    OS DIAS VITIMAM UM DE NOSSOS FAMILIARES, RELIGIOSOS, COMERCIANTES, TRABALHADORES E OUTRAS CLASSES SOCIAIS!!!

    ATENCIOSAMENTE!!!!

    http://www.pec300.com/

  6. LEMBRANDO QUE DESCRIMINALIZAR NAO É IGUAL A LEGALIZAR…
    DESCRIMINALIZAÇAO É A REGULAMENTAÇAO E CONTROLE POR PARTE DO ESTADO. COM CERTEZA E MUITO MELHOR OFERECER TRATAMENTO A USUARIOS DE COCAINA E CRACK DO QUE PORRADA E CADEIA. MACONHA É UMA SUBSTANCIA HA PARTE QUE INCLUSIVE É INTENSAMENTE EXPLORADA/USADA COM FINS MEDICINAIS EM PAISES DE PRIMEIRO MUNDO, O GRANDE PROBLEMA DO BRASILEIRO É A FALTA DE CULTURA E DE ACREDITAR EM TUDO QUE DIZ A TELEVISÃO. ACORDA BRASIL, AINDA DA TEMPO!!!

Comments are closed.