Gripe suína vira pandemia, mas já tem vacina

A manchete de hoje dos principais jornais do país trata do fato da gripe suína ter virado pandemia, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde.

Antes de prosseguir na nota é bom explicar o que é pandemia. Pandemia é quando uma doença, em geral infecciosa, com incidência sobre parcela significativa da população de uma determinada localidade se espalha pelos diversos continentes. Já a epidemia é quando a doença ataca um grande número de pessoas, mas numa mesma localidade.

São trinta mil casos de gripe suína espalhados por setenta e quatro países. As autoridades sanitárias afirmam que tudo está sob controle e que os efeitos dessa pandemia estão sendo moderados, exatamente porque o controle, em decorrência do alerta dado pela OMS, tem sido feito de maneira eficaz.

É a primeira pandemia do século XXI com 144 mortes. No século passado foram três pandemias de gripe: a Espanhola (1918/1919) , que matou 20 milhões de pessoas, a Asiática(1957/1958) que deixou 2 milhões de mortos e a de Hong Kong (1968/1969) que ceifou a vida de 1 milhão de pessoas.

A notícia boa sobre o tema é que a o laboratório Novartis anunciou ter produzido com sucesso a vacina contra a gripe suína. Os testes começam no mês que vem.