Globo x Record: Nós não merecemos

globo_recordAs Redes Globo e Record estão se enfrentando em seus telejornais. Uma ataca a outra. Uma conta fatos não republicanos que envolvem a outra. E vice versa.

Será que nós telespectadores merecemos isso?

Claro que não, até porque os canais de televisão não são de propriedade das emissoras, mas sim do Estado brasileiro que os concede. São, portanto, concessões públicas. E a nossa Constituição definiu claramente o que as emissoras podem fazer com esses canais em seu art. 221:

Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

I – preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

II – promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

III – regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;

IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Sendo assim, é bom que façam o que manda a lei e parem de lavar a roupa suja. Ao Ministério Público caberá apurar as responsabilidades de cada uma delas pelos mal feitos reciprocamente denunciados.

19 thoughts on “Globo x Record: Nós não merecemos

  1. E mais seria bom se fosse em Manaus, pois aqui muitas de nossas emissoras ganham dinheiro e contratos publicitários milionários para se omitirem, em trocas de favores, já pensou se viessem à tona as falcatruas da emissora toda poderosa de Manaus que se diz imparcial, e a emissora que fica la no interior mas sua sede e na capital e que tem um apresentador e um papagaio de pirata dando uma de bom garoto como seria bom ver eles desmascarados.

  2. Interessante é a persistência do confronto, apesar de ambas as emissoras possuem profissionais que sabem que isso vai contra a Constituição. De um lado uma emissora que cresce através da enganação de fiéis (aliás, a muito tempo só não vê quem é fiel/cego) e do outro a Rede Globo. Aparentemente, nenhuma das duas emissoras está preocupada com penalidade da Lei.

  3. A populaçao, pelo menos, agora viu o outro lado da globo, uma eterna golpista. nao vejo crime em fiel doar seu dizimo a igreja, pois ninguem foi enganado, está na biblia que catolicos e evangelicos seguem. ou a biblia de uma é diferente da outra?? horrivel é o que a globo vem fazendo desde os governos militares, sugando o erário. o ultimo a beneficiá-la foi o nosso querido fhc durante seu mandato. o mesmo e e o psdb juntamente com pfl sao preteridos até hoje pela emissora. por que será?? porque sao golpistas, porque nasceram na ditadura juntamente com a rede bobo!!! apesar de nao doar dinheiro a igreja alguma, acho que quem doa sabe o que faz, nao somos donos da verdade, pois se milhoes se sentem bem com tal ato, que o faça então. corrupçao é roubar dinheiro nosso do erário sem que saibamos!!! a globo está ruindo e nao tardará seu fim junto com a folha, estadao e o globo!!! tenta de todas as formas associada aos seus politicos golpistas enfraquecer o governo lula, desmantelar a petrobras e destruir a candidatura da dilma. mas vao levar de lapada. que venha 2010!!! lembrem-se; serra nao tem diproma de nada!!! lina vieira nao lembra de nada, sao com estes factoides q a globo vai destruir a dilma? isto é chamar o povo de idiotas!!!

  4. desde que meu filho nasceu eu expurguei a rede globo da minha casa. pois em plena 7 horas da noite as novelas exibiam conteudo improprio é certo que nos pais, devemos controlar o conteudo a ser visto, mas a rede globo nao possui nenhum pudor com relacão a assuntos polemicos do tipo drogas,adulteirios homossesualismo .certa vez aquele groisman perguntoua claudia raia o que teria de bom na proxima novela . ela respodeu.. “essa novela ta otima sergiho tem brigas, adulterio, fofocas, sexo tudo q o povo gosta” pasmen… teve uma epoca que haviam dois homossexuais que lutavam para serem aceitos por seus pais. isso em plena 7 da noite. na malhaçao a adolecente deciidia se perderia ou nao a virgindade com o professor.agora em se tratando de dizimo . quem deveria contruir templo o governo ? é claro que não!! dá dizimo quem quer ,nao acredito que milhoes de pessoas sejam estupidas o suficinte para serem engandadas a tal ponto. so para concluir a soluçao e comprar tv a cabo e fugir dessa orgia das emissoras . mas se fosse escolher, escolheria a record pois considero a rede globo a prostituta do seculo 21.
    e tenho dito.

  5. Eu vejo o crime no ato de uma igreja destinar o dízimo de seus fiéis para fins particulares. O dízimo é para fins sociais, por isso não é cobrado imposto de igrejas. Portanto, não só fiéis, mas também o Estado está sendo enganado.

  6. Fazer pressão psicológica sobre os fiéis para doarem tudo o que eles têm, pra doarem carro, apartamento, 10 mil, 100 mil, e que se não fizerem isso irão queimar no mármore do inferno, etc. é lamentável, e ainda após isso usar o dinheiro e tudo mais que foi doado para fins pessoais é realmente muito lamentável.

    Pior é ainda existir gente que concorde com isso.

  7. Uma hipótese curiosa na Bíblia:
    – a viúva deu as últimas 30 moedas de prata que tinha;
    – o Sinédrio pagou 30 moedas de prata para Judas trair Jesus;
    – a oferta doada com boa fé pode ter sido usada de forma inadequada.

    Nem a Globo nem a Record são santas nessa história.

  8. A record é a mesma coisa

    A tática da Record hoje é clonara a Globo

    Veja ps programas, as novelas, a estrutura da programação. Até o gerados de caracteres (que é usado pra dizer o nome do filme que tá passando) é igual.

  9. Ser não clonar não tem audiência, pq vc não vai assistir outro canal ser for a globo.

  10. Como começou toda essa briga:

    O Jornal Nacional, da Globo, noticiou:
    (http://www.youtube.com/watch?v=KpuVNWcNf6Q)

    A resposta da Record?
    (http://www.youtube.com/watch?v=EuyfXUDT_V8)
    fez várias acusações históricas contra a Globo, ligando ela à ditadura e ao Collor… virou baixaria…

    A RECORD ta cheia da grana e contratando a rodo atores ,diretores, roteiristas, escritores,apresentadores e outros funcionarios p!(@s das outras emissoras …

    A RECORD ainda conseguiu pegar o direito das Olimpiadas … mas não sei se vai ser bom ver as paradas na RECORD ( acho que é a unica que pode transmitir os jogos no canal aberto) , mas eles não tem um canal na TV a cabo , e a SPORTV e ESPN deverão tranmitir tudo, eles pagam só que por um preço menor …

    A RECORD ta pagando maior fortuna para ter o Oscar Schmidt, tiraran a Mylena Ciribelli ambos tinham contrato com a globo …
    estão pagando 3 milhões por mes pelo GUGU !!!!!!

    Eles pagam melhor os figurantes , e ainda pagam na hora , enquanto a globo paga 1 mes depois e um pouco menos.

    a ultima da Record foi o Marcos Mion …

    sem falar que a Record sempre fica tentando investir pesado no futebol , mas não consegue …

    agora como eles conseguiram tando dinheiro eu não sei …Será veio IURD?

    sobre as acusações a globo o Brizola sempre foi queimado pela globo por isso … ele falava mal da globo e a globo queimava ele na midia …

  11. A verdade eh que ninguém ai eh santo.

    Mas também naum dá para entrar em paranoia como a Record, achando que a Globo manipula tudo…
    Se fosse assim, o Lula naum seria reeleito e naum teria alta popularidade.
    Ao ver essas coisas, entra muito ponto de interrogação na cabeça de muitos. Na minha então, que sou jovem, são milhares. Principalmente quanto a eleição do Collor. Pelo que eu sei da história, o Lula foi mal no debate. Mas tá aparecendo na reportagem da Record que a Globo manipulou. Aliás, que a Globo manipulou até urnas.

    As acusações da Record são muito graves e um pouco antigas tbm. E ela revidou naum só com acusações a Globo, com as benfeitorias da Igreja Universal.

    Enfim, de qual lado ficar? Enquanto naum souber, eh melhor naum entrar em paranóia.

  12. Plim-plim!
    Plim-plim!
    Plim-plim!
    Plim-plim!
    Plim-plim!
    Vou postar o link do documentário da BBC aki só pra qm quiser lembrar. (http://www.youtube.com/view_play_list?p=28BCA…o+doc)

    Além desse documentário, existem alguns livros que tratam do crescimento fantástico da Rede Globo. Só pra ter uma noção, na década de 80, um ministro das teleomunicações liberou pra Globo a criação de dezenas de pequenas filiais espalhadas pelo interior do Brasil, ilegalmente, fato que dá todo esse alcance a Rede Globo.

    O ministro que fez isso se chamava Antonio Carlos Magalhães, que não por acaso, criou a REDE BAHIA, que tem esse tamanho:

    * 88.7 Bahia FM
    * 102,1 FM Sul (Rádio FM em Itabuna)
    * Correio da Bahia (Jornal)
    * Globo FM (Rádio FM em Salvador)
    * Gráfica Santa Helena
    * iContent (Produtora)
    * iBahia.com (Portal de Internet)
    * TV Bahia (afiliada da Rede Globo em Salvador e região)
    * TV São Francisco (afiliada da Rede Globo em Juazeiro e região)
    * TV Oeste (afiliada da Rede Globo em Barreiras e região)
    * TV Santa Cruz (afiliada da Rede Globo em Itabuna e região)
    * TV Subaé (afiliada da Rede Globo em Feira de Santana e região)
    * TV Sudoeste (afiliada da Rede Globo em Vitória da Conquista e região)
    * TV Salvador (canal fechado, transmitido em UHF ou por assinatura)

    Reparem que ACM é sócio da Globo, que foi beneficiada por ele quando ministro.

    Tem um livro do Paulo Henrique Amorim que narra a eleição para governador do RJ em 1982, quando a Globo tentou manipular os resultados, chamado “Plim-Plim: A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral”.

    Podem não ser todos santos ou anjos, mas tem uns mais demônios do que outros…ou pelo menos com mais bagagem de inferno.

  13. A diferença da globo pra record é que na record a gente sabe de onde vem o dinheiro…

    já da globo?……

    Não sei se vocês já leram aquele texto da Carta Capital que fala de uma visita às instalações do Jornal Nacional e como são escolhidas as matérias que vão ao ar: (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/a…sp010)

  14. Silvio Santos está rindo à toa?

    Pra coisa pegar no breu …

    … a Record comprar os direitos do futebol, isso seria mt bom, principalmente para o bolso dos clubes, onde a globo paga oq quer, ou seja, uma mixaria. O problema não é só a mixaria, mas a Globo passar os jogos que quiser em TV aberta. Ela passa muito mais jogos do Flamengo e Corinthians, e isso não é bom tanto pros que são alijados de serem vistos quanto pros que são vistos em demasia. Além disso, os clubes estão amarrados com antecipação de receita e tb são culpados dessa situação

    E outra, se o cara não está a fim de ler que o Bispo Macedo/Papa é um safado, que a Globo/Record é manipuladora ou que no PSDB/PT só tem corrupto e ladrão é só não aparecer no tópico em que isso estiver sendo discutido.

    No RS tem o grupo RBS que tem naum sei quantas rádios (Atlantida, Cidade, Itapema…), jornais (ZH e Diário Gaúcho), TVs (Canal Rural, TVCOM)…

    O dono de tudo isso eh uma família Sirotsky (acho que eh assim que se escreve).

    E a concorrência com a Record está grande, principalmente com o Balanço Geral. A Record que comprou a Rádio Guaíba, Continental, o jornal Correio do Povo…
    A Igreja Universal compra o horário da madrugada da Record para o programa deles a preços superfaturados.

    O pior eh que esses programas deles naum são ruins. Tratam de assuntos polêmicos.
    Pra coisa pegar no breu …

    … a Record comprar os direitos do futebol, isso seria mt bom, principalmente para o bolso dos clubes, onde a globo paga oq quer, ou seja, uma mixaria.

    Sobre esportes, até hoje a Globo naum noticiou o uso de 4 bilhões do dinheiro público no PAN e pra eles tudo eh festa. Nunca fizeram uma crítica aos esportes olímpicos brasileiros. Assim como o Sportv.

  15. Pow, se você ler o artigo do Observatório Nacional, de 2005, eles dizem outra coisa.

    Segundo eles (e eu acredito nisso) a população média brasileira não sabe o que é o BNDES. Por isso o apelido de “Homer Simpson”. E o pior que isso é verdade. Vejamos esse vídeo do youtube:

    (http://www.youtube.com/watch?v=CpjX580EiqA)

    Acho que as denúncias aparecem, mas a população nem sabe o que fazer com essa informação. E as denúncias aparecem “picotadas”.

    Por exemplo, quem descobriu esses “novos” atos secretos da época do ACM? Depois veja qual o cargo que essa pessoa ocupava e explique o porque ele está tão indignado se ele já sabia do que ocorreu e foi beneficiado por alguns dos atos? E porque será que a Globo, ao informar a descoberta desses atos, não informou tudo isso ao Homer?

    E não podemos nos tirar por população média brasileira. Somos muito mais esclarecidos.

    Uma reportagem de 2005, o deslocamento no tempo é muito pequeno e historicamente este lapso de tempo é pouco representativo pq nem ao menos uma geracao nos temos neste intervalo de tempo.

    Claro que o que ta lá é correto e o que vc fala tb mas, eu estava me referindo a realidades distintas em relacao a periodos maiores, periodos em que uma ou ate mais de uma geracao podem ser utilizados ao comentar a resposta de nosso colega.

    Se hj muita gente no BR nao sabe o que significa BNDES, ha 40 anos muita gente tb desconhecia a mudanca da capital ca do RJ para BSB.

    Ha 30 anos atraz, ainda viviamos sob a ditadura militar, as informacoes eram controladas, e a censura impedia a divulgacao de todo tipo de coisas.

    O que to dizendo é que se antes vc fazia tdo tipo de maracutaia e podia abafar o caso falando com um coronel, hoje qq uma das pessoas que tenha conhecimento do fato, pode denunciar, publicar na internet e tal. A imprensa nao ta tao amarrada qto antes e mesmo ela defendendo o interesse particular dela ( como a globo fez na eleicao do Brizola que tentaram fraudar ), a gente tem outros varios meios de receber a informacao.

  16. A força da Globo e da Record não podem ser medidas só em termos dos canais em si. O Macedo hoje é uma força monstruosa no país.

    Eleje pessoas em todas as esferas do poder, é um dos maiores formadores de opinião de uma significativa parcela da população e tem uma renda mensal fenomenal.

    Essa briga é boa e acho que nas horas finais, eu sou mais Macedo. Digo mais, se a Glogo engrossar muito, o Macedo tem um poder de fogo que a Globo não tem.

    Por exemplo, o Macedo pode convencer boa parte da audiência dele a não comprar produtos que são anunciados na Glogo. Já a Globo, não pode fazer o mesmo.

    O Macedo pode amanhã começar uma campanha de levantamento de fundos para comprar a Rede Globo ou todos os passivos da emissora… E eu não duvido que o cara consiga levantar dinheiro suficiente.

  17. Dar 3 milhões pro GUGU é sacanagem ….

    SBT que foi malandro , pagava 2 milhões pelo GUGU , em troca pegou o Roberto Justos pagando “apenas” 1 Milhão por mês , e os direitos do APRENDIZ é do Justos e não da RECORD , logo se ele quiser pode levar o programa para o SBT …

    para quem ta falando que a RECORD tem a imagem ruim , a RECORD é a emissora que tem os equipamentos mais modernos , tem o melhor sinal de transmissão(pega em tudo quando é lugar !!!! ) , a globo por exemplo tem poucos equipamentos para transmitir em HD , pq a camera tem que ser diferente tb … tem varias mudanças , e os equipamentos do globo são desde os tempos da ditadura ( claro que alguns mais modernos) mas em relação as antenas e transmissão de sinal a deles é a mesma desde a ditadura !

    Quando eu naum tinha TV a cabo, a imagem da Record era horrível. Era a Globo e BAND que prestavam. SBT e Record tu tinha que fuçar um monte na antena pra pegar.

    Agora deu uma melhorada na imagem da Record, mas antes era horrível. Bastava tu comparar os jogos quando a Record transmitia.

  18. Na época da ditadura, o Brasil corria sério risco de perder partes do território para as guerrilhas e precisavam, rapidamente, fazer sua propaganda política. A única solução, sem fazer uso de TVs estatais para não chamar a atenção de outros países, era arrumar um laranja que topasse a parada. A Globo foi escolhida e a coisa aconteceu.

    O fato da Record também arrumar tanto dinheiro da noite para o dia é muito esquisito. O dinheiro, obviamente, vem da Igreja Universal, mas legalmente uma Igreja não pode deter a concessão do canal, precisa ser pessoa física. Como a Igreja repassa esse dinheiro para a TV é que não sei.
    Igreja Universal compra o horário da madrugada da Record para o programa deles a preços superfaturados.

    No fim das contas, não sou a favor de ninguém. Uma e outra têm seus negócios escusos.

    Fim de papo vou dormir….

Comments are closed.