FUSO HORÁRIO: VOLTA A SER O QUE NUNCA DEVERIA TER MUDADO.

Do site da Camara dos Deputados:

Comissão da Câmara aprova novo fuso horário para o AC e parte do AM

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, nova modificação no fuso horário do Acre e de parte do Amazonas. Pelo texto, a diferença da hora legal dessas regiões com relação à Brasília volta a ser de duas horas, como previsto na Lei 2.784/13. Essa norma foi alterada no ano passado, quando a diferença de horário foi reduzida para uma hora.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ), ao Projeto de Lei 5983/09, do deputado Marcelo Serafim (PSB-AM). Segundo Oliveira, a alteração do texto foi necessária porque o projeto original alteraria também os horários legais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Interesses

O relator concorda com o argumento de Marcelo Serafim, para quem a mudança de fuso horário foi feita apenas “para atender às pressões de grupos de mídia, que tinham de ajustar sua grade de programação”.

Segundo Oliveira, passado um ano desde que a mudança entrou em vigor, a população afetada ainda tenta se adaptar. “Para as famílias dessas localidades é como se fosse horário de verão o ano inteiro.”

O deputado sustenta ainda não haver razão para se reduzir o número de fusos horários vigentes no Brasil. “Nações como Estados Unidos, Canadá e Rússia possuem mais de quatro fusos e nunca tiveram problemas por isso”, argumenta.

One thought on “FUSO HORÁRIO: VOLTA A SER O QUE NUNCA DEVERIA TER MUDADO.

Comments are closed.