PMDB forma superbloco de 202 deputados com mais quatro partidos na Câmara

Por Isabel Braga – O Globo Online

BRASÍLIA – O PMDB confirmou nesta terça-feira a formação de um bloco com o PR, PP, PTB e PSC que juntos somarão 202 deputados, 55 deputados a menos que a maioria da Câmara. Com isso, o PT, que elegeu a maior bancada (58 deputados), passa a ser a segunda força parlamentar na Câmara. De acordo com a tradição da Casa, a maior bancada ou bloco partidário indica a candidato à presidência da Câmara.

– Não é uma ofensiva, nosso movimento não é de confronto nem de conflito. Somos responsáveis, vamos esperar o que o PT vai fazer. Nosso objetivo é o entendimento – disse Henrique Alves.

– Fechamos compromisso de bloco para o ano que vem. O PT pode vir também – completou Sandro Mabel (PP-GO).

O PT deve também confirmar bloco com o PSB, PCdoB e PPR e outros nanicos. No entanto, não conseguirá ultrapassar o número de 202 deputados.

Embora os discursos sejam de unidade, é nítida a disputa entre PT e PMDB pela divisão dos espaços no Congresso. Segundo o regimento interno da Câmara, o superbloco do PMDB terá privilégios em relação às escolhas de cargos na Mesa Diretora da Casa, na formação das 20 comissões técnicas, na indicação das presidências dessas comissões, nas relatorias de proposições, nas presidências de comissões especiais como comissões parlamentares de inquérito (CPIs), entre outros.