Força Lula!

Por Marcelo Ramos

Não vou aqui entrar no mérito da avaliação do Governo Lula, mas incomoda-me a atitude pouco cidadã e até desumana de alguns que tripudiam sobre a anunciada doença do ex-presidente.

Com as contestações comuns ao embate político, temos que reconhecer que, se o governo Fernando Henrique foi capaz de enfrentar medidas impopulares – o que não é comum na política – para garantir estabilidade econômica ao país (hoje eu entendo isso), foi Lula quem transformou essa estabilidade em desenvolvimento e distribuição de renda.

Portanto, o ex-presidente Lula tem seu nome escrito na história do Brasil não só por ser o primeiro operário a assumir a presidência, mas por ser o agente de um novo tempo, do tempo da economia a serviço da distribuição de renda e melhoria das condições de vida dos mais pobres. Isso é incontestável até para os seus inimigos.

Assusta-me ouvir jornalistas, tomados pela intolerância e desumanidade, tripudiarem sobre a doença do ex-presidente, fazendo dela quase que um instrumento de vingança pessoal e política e tentando passar a estúpida ideia de que o câncer seria uma punição divina.

Temos que ter muito cuidado com esse tipo de pensamento. Os últimos que pensaram assim – que desejaram a morte aos seus inimigos na política – nos submeteram aos 20 anos do obscurantismo de uma sangrenta ditadura militar.

Repudio qualquer discurso de regozijo com o anúncio de que o presidente Lula sofre de câncer na laringe. Essa atitude de alegria com a doença só pode sair de mentes doentias, reacionárias do ponto de vista político, desvirtuadas do ponto de vista moral e insensíveis do ponto de vista humanitário. São abutres que não representam os sentimentos do povo brasileiro.

O povo brasileiro, humano e solidário que é, reconhece em Lula um dos maiores líderes da nossa história – com certeza, o mais carismático – e torce para que vença o câncer e tenha breve cura.

Que Deus abençoe e dê forças ao ex-presidente Lula pra enfrentar e superar a doença. Força Lula!