FCECON recebe equipamentos de endoscopia com emenda de Serafim

FCECON recebe equipamentos de endoscopia com emenda de Serafim

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) destinou, através da emenda impositiva 004/2020, recursos de R$ 798.382,02 do Fundo Estadual de Saúde para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), onde foram adquiridos equipamentos e materiais permanentes.

Com os recursos, a FCECON adquiriu  5 sondas endoscópicas, o que acelerou o processo e atendimento dos pacientes; armário para conservação
das sondas endoscópicas; aparelho de higienização as sondas endoscópicas, o que permite celeridade durante o processo, reduzido para 15 minutos, segundo informou o médico Thiago Paiva, um dos coordenadores do serviço de endoscopia da FCECON. Também foram adquiridos dois carrinhos de transporte, um transporta a sonda utilizada no procedimento para higienização e o outro conduz a sonda já higienizada.

Segundo o objeto da emenda, os novos equipamentos permitem a  renovação no setor de endoscopia, proporcionando maior segurança aos pacientes e equipes médicas em prevenção, diagnóstico e tratamento de neoplasia do trato digestivo.

Os recursos foram solicitados pela FCECON. Para 2021, o deputado Serafim Corrêa irá liberar outra emenda que vai modernizar ainda mais os exames (aparelho com inteligência artificial e com imagens em HD).