Falência do ensino

Por Marcelo Serafim

Os resultados divulgados no último dia 12 pelo MEC deveriam acender o sinal vermelho em nosso Estado, pois infelizmente a forma como a educação é administrada tem atrapalhado bastante o nosso desempenho.

Escolas mal estruturadas, professores mal remunerados e alunos desestimulados resultam em uma receita que dificilmente gera coisas boas, temos muito pouco a comemorar, pois o fato de termos aumentado levemente nossas médias não significa que estamos no caminho certo.

A educação tem que ser tratada de forma séria, sem questões políticas envolvidas e com o máximo de independência. Aos educadores, devem ser dadas as condições ideais para que possam oferecer aos nossos alunos o melhor ensino possível.

Na administração do ex-prefeito Serafim Corrêa, os diretores eram escolhidos por concurso interno e o mérito era colocado sempre em primeiro lugar. Foi feito concurso público e os aprovados foram nomeados, substituindo os professores temporários que não haviam passado na prova, isso deu a ele um enorme desgaste, no entanto melhorou significativamente a educação no município.

Porém, temos que evoluir mais, talvez fazendo um “ENEM” estadual para avaliar o desempenho interno das unidades, oferecendo estímulo financeiro às melhores escolas, nossos professores se sentiriam mais estimulados a cobrariam nossos alunos com mais firmeza para que pudéssemos ter uma melhoria concreta na educação. Para todos resta apenas uma certeza, de que não mudaremos a dura realidade de nosso Estado se não investirmos pesado em educação. Essa é a minha sugestão ao governador Omar Aziz e ao prefeito Amazonino Mendes e a faço com o sentimento de obrigação com o meu Estado e com a minha cidade. Agir agora é questão urgente, pois apenas vocês podem mudar neste momento esta dura realidade.

Até Quinta!

Lato Sensu: Fica os meus parabéns à única escola do Amazonas que conseguiu se classificar entre as cem melhores do Brasil.