Extinguir o Senado é retrocesso

Não há quem concorde com as práticas adotadas no Senado Federal. Todos cobram mudanças, todos condenam o que aconteceu. No entanto, agora surgem propostas, algumas através de pessoas ilustres como o jurista Dalmo Dallari, de extinção do Senado.

Com todo o respeito pelas idéias dos outros, mas esse não é o caminho.

O Senado representa a federação. É a câmara do equilíbrio da Federação. Lá cada Estado tem três senadores. Ao contrário da Câmara dos Deputados, que representa o povo brasileiro e onde São Paulo tem 70 deputados e o Amazonas oito.

É verdade que o Senado tem fugido dos temas da Federação e virado uma grande Câmara dos Deputados. A solução para isso, no entanto, não é extinguir o Senado. O caminho, a meu ver, é voltar a discutir e a debater os temas federativos que envolvem Estados e Municípios, principalmente. A repartição das atribuições e das receitas, por exemplo.

Extinguir o Senado é o mesmo que matar o doente para acabar com a doença.

2 thoughts on “Extinguir o Senado é retrocesso

  1. Sr. Serafim, claro que temos que respeitar a opinião de todos, mas infelizmente tenho que concordar com extinção do Senado e acredito que todo o povo brasileiro também concorda. Ele não serve para nada. Virou um grande balcão de negócios.

  2. Talvez ele quisesse dizer de extinguir este tipo de senado, que salvo raríssimas exceções, só tem servido para proteger bandidos e aumentar os lucros de suas respectivas famílias, sangrar os cofres públicos através das benecis abusivas criadas por eles mesmo sob o manto de que se cria para um melhor exercício do mandatos. Isso cansa ao homens de bem que veem todos os dias esses escândalos com trnasmissão direta pela TV e como você mesmo escreveu, respeito sua opinião, mas acho que este tipo de senado deve ser extinto…

Comments are closed.