Economistas do Amazonas são homenageados com Sessão Especial

Em Sessão Especial realizada no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os economistas amazonenses foram homenageados nesta quarta-feira (12) pela passagem do Dia do Economista, celebrado anualmente no dia 13 de agosto. Os autores da propositura, os deputados José Ricardo (PT), Serafim Corrêa (PSB), e o presidente da Casa, Josué Neto (PSD), destacaram o papel do profissional que contribui com o desenvolvimento do Estado.

Uma placa de reconhecimento profissional foi entregue ao presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon), da 13ª Região-AM, Marcus Evangelista. Receberam certificados de honra ao mérito os economistas Luís Alberto Nascimento, Armando Clóvis de Souza, Rodemarck Castelo Branco, Sílvio Puga, Saul Benchimol, Edmilton Salazar e Nelson Campos.

Dados do Corecon-AM, criado pela Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, para registrar, disciplinar e exercer a fiscalização das pessoas físicas e jurídicas que atuam no campo profissional do economista, dão conta da existência de 1.120 economistas no Estado, registrados e ativos, que estão atuando na iniciativa pública e privada. Em todo o país, são 80 mil profissionais, conforme dados do Conselho Federal de Economia (Confecon).

Além dos deputados Abdala Fraxe (PTN), que também é economista, participaram da homenagem o secretário-adjunto de relações internacionais da Seplanti, economista Farid de Mendonça, que representou o secretário Thomaz Nogueira; o diretor-presidente da Manaus Prev, Marcelo Magaldi, representou o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), além de deputados, economistas e convidados.

Por se tratar de um profissional que atua nas decisões econômicas, José Ricardo disse que, mesmo formado, o economista vai ter que continuar estudando, porque precisa entender as mudanças que vão acontecer na economia. Se tratando do Amazonas, o deputado destacou a atuação do economista na região, onde assume proporções ainda maiores, uma vez que se faz necessário criar novas alternativas econômicas além da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ao rememorar os primeiros passos do economista no Estado, Serafim Corrêa destacou o papel do professor Saul Benchimol, um dos pioneiros na profissão, que desempenhou um papel fundamental para aquela geração de profissionais diante de suas ideias incentivadoras.

Papel importante

Nesta quinta-feira (13) os economistas vão completar 64 anos de profissão, o que para Marcus Evangelista é motivo de comemoração, por se tratar de um profissional presente em várias áreas e que trabalha com a utilização dos recursos escassos. “O desenvolvimento de qualquer região está ligada à ação de um economista, tendo em vista que a equipe econômica define o futuro de uma nação”, mencionou.

Se tratando do mercado de trabalho, Evangelista disse ser vasto no Estado, levando em conta que o Polo Industrial de Manaus (PIM), formado por mais de 500 empresas, propicia um amplo campo de trabalho aos que fazem projetos de incentivos fiscais e de captação de recursos. “Para uma empresa se instalar na ZFM precisa de três projetos: Um apresentado na esfera estadual, outro federal, apresentado na Suframa e um terceiro à Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)”, informou.

Texto: Assessoria do Deputado