Dilma dá ordem para resolver crise energética no Amazonas

Transcrito de ACRITICA.COM:
A deputada estadual Conceição Sampaio (PP) declarou apoio à iniciativa, mas, segundo a parlamentar também se faz necessário o envolvimento da bancada do Amazonas no Senado Federal Apagão em Manaus (Antônio Lima)

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse aos senadores Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) que existe uma ordem da presidente Dilma Rousseff para resolver de forma emergencial o problema de distribuição de energia em Manaus e ainda que seja dada mais transparência sobre o problema dos apagões à população.

Edison Lobão reuniu-se com os dois senadores por cerca de duas horas nesta quarta (21) à noite, no seu gabinete, em Brasília. Reconheceu os problemas na área de distribuição, mas disse que os investimentos no Estado estão crescentes.

O ministro informou que em 2010 foram investidos no Estado R$ 400 milhões e, no ano passado, R$ 600 milhões. Disse que já institui um grupo de trabalho no âmbito do ministério para dar uma resposta técnica sobre os apagões e marcou outra reunião com os parlamentares na próxima semana.

“Ele disse que os problemas de geração já foram resolvidos e que na distribuição, que possui uma rede velha e obsoleta, não é um problema simples de resolver, porque existem novas subestações sendo construídas e toda a interligação do sistema sendo feita. O ministro nos tranquilizou pelo fato de que vem havendo investimento, entretanto, os resultados não são tão óbvios. Nós acertamos uma reunião de trabalho para a próxima semana”, disse a senadora Vanessa Grazziotin.

O senador Eduardo Braga afirmou que um fato positivo foi o reconhecimento pela primeira vez por parte do ministério de que há problemas em Manaus. E ainda que todos terão que ser resolvidos por ordem da presidente Dilma. O senador também destacou o compromisso do ministro em prestar esclarecimentos à população sobre os apagões que provocaram diversos problemas na capital.

Comentário meu: Alguém precisa dizer à Presidente Dilma que as ordens dela continuam sendo descumpridas. Aliás, desde o tempo em que ela era Ministra das Minas e Energia – isso já tem nove anos – que ela manda e as ordens dela não são cumpridas. Depois ninguém aguenta mais tanta enganação. Diziam que o problema era só distribuição e que o gás ia resolver a produção, mas hoje já disseram que só o Linhão de Tucuruí vai resolver. Ocorre que Linhão de Tucuruí é geração. O projeto do gás foi abandonado? O gasoduto ia custar 1 bilhão de dolares e passou para 4 bilhões de dólares e as usinas em grande parte ainda não estão queimando gás. Por que? E agora só o linhão resolve?

Presidente Dilma acorde. Continuam lhe enganando, e aliás, não é só no Amazonas, não.