De novo!

serafimcorrea_artigosO Prefeito Amazonino Mendes voltou a me atacar, desta vez em Brasília quando da assinatura dos convênios para a Copa do Mundo. Mais uma vez veio com a ladainha de que pegou uma Prefeitura quebrada. Segue a técnica nazista de repetir mil vezes uma mentira para ver se ela vira verdade.

Não vira, Prefeito. A partir da Lei de Responsabilidade Fiscal, todos os dados de todos os municípios e estados são disponibilizados a cada dois meses no site da Secretaria do Tesouro Nacional. É só acessar – www.tesouro.fazenda.gov.br – e ver os dados de Manaus, desde 2001 e compará-los, por exemplo, com os dados de Rio de Janeiro ou São Paulo, só para dar dois exemplos.

Ou então comparar os dados de dezembro de 2008 da Prefeitura de Manaus (meu último ano) com os dados do Estado do Amazonas de 2002 (último ano dele como governador). Neste caso, os dados são os seguintes: Manaus/2008 – A dívida consolidada corresponde a 11,43% da Receita Corrente Líquida. Amazonas/2002 – A dívida consolidada é igual a 82,64% da Receita Corrente Líquida.

Quando ele passou o Estado para o atual governador, não havia quebra, embora estivesse devendo 82,64%. Agora quando eu passei a Prefeitura devendo 11,43%, uma das melhores posições dos municípios brasileiros, aí está quebrado?

É um mentiroso que mente pelo prazer de mentir e faz isso até nas pequenas coisas, como quando disse a todo mundo que ia a Copenhague para a Conferência sobre o Clima e nem ao menos se hospedou lá. Ficou em outro país e só no último dia deu uma passadinha pela Conferencia.

Depois atacou a licitação do transporte coletivo. Também aí tem mais mentira. Essa licitação foi até o STJ, que sobre ela decidiu. Depois, ele afirmou que tinha rescindido o contrato, o que não ocorreu. Foi jogo para a torcida. Nesse campo, muitos dos avanços da minha administração como a integração temporal e a meia para os estudantes no cartão andaram para trás. Além do que, disse que ia reduzir a meia passagem para reduzir a tarifa e fez foi subir. Registre-se que em um ano não entrou um único ônibus novo.

Agora imaginem se nos meus quatro anos não tem entrado 630 ônibus?

Continua dizendo que a Prefeitura não tem dinheiro, mas a Receita Total este ano deverá ser maior do que a do ano passado em mais de R$ 100.000.000,00 (até outubro estava em 60). Diz que a cidade está feia, mas não explica como Manaus venceu Belém na disputa para subsede da Copa. Ou seja, se Manaus está feia, como venceu as demais cidades da Amazônia, a começar por Belém numa disputa internacional?

A verdade é que em um ano o prefeito não mostrou serviço, não cumpriu nenhuma promessa de campanha. Reclama sempre de falta de recursos, mas tem hoje mais dinheiro do que eu tive antes. E dinheiro não falta para pagar R$ 2.200.000,00 para o seu amigo e secretário, Siqueirinha. Prometeu que trabalharia com 500 cargos comissionados. Pegou em zero, já que eu demiti todos, ocupou todos os cargos e elevou o número para mais de 1.600 cargos.

Não fez nada de novo. Não conseguiu novos recursos. A única obra que inaugurou foi a passagem de nível da Paraíba que deixei contratada e com o dinheiro da CAF disponível para realizá-la. Melhor do que isso, só creme de papaia. E ainda assim reclama.

A verdade é que a exemplo das outras duas vezes que passou pela Prefeitura quer usá-la como trampolim para ser candidato ao governo. Está repetindo o discurso de 25 anos atrás. Os tempos são outros, e graças à Internet está cada vez mais difícil manipular as informações.

Essa é a verdade, o resto é essa conversa sem pé nem cabeça que não resiste a uma consulta à Internet.

41 thoughts on “De novo!

  1. É Sarafa, tá brabo. Esse cara mente cada dia mais e a imprensa não fala nada. Na sua época a imprensa te batia todos os dias. Mas é assim mesmo, o povo tem o que merece.
    Abraço.

  2. É sarafa, este mentiroso não perde por esperar!Vc é um grande adversário para ele, por isso ele continua com essa estratégia. E vai ser assim até a eleição.
    2010 é Sarafa Nele!!!

  3. Serafim, essa turma não merece atenção.

    Se eu tivesse oportunidade de sugerir a você eu diria: larga essa vontade de ser governador. Sai para senador ou para deputado federal que estarás eleito, pois tens conhecimentos técnicos escassos nos parlamentares atuais e, essa qualidade tão primordial, vai ser útil com as vultosas quantias a serem empregadas nas obras para a copa-2014.

    Para o senado, tem uma vaga aberta e você goza de um eleitorado de qualidade e fiel, portanto, seja um senador a partir de janeiro de 2011.

  4. As táticas de Goebbels utilizadas por Amazonino jamais me convenceram na juventude, imagina agora, depois de mais maduro.

    Bem, tomara que os EMBARGOS DE DECLARAÇÃO tomem termo e que lhe seja ensinada a mesma lição que alguns prefeitos do interior levaram.

    Eu sempre marchei ao lado da seriedade e da honestidade!

    Tô contigo e não abro, Sarafa!!!

  5. Querido Prefeito,

    A cada dia fica mais evidente que o Sr.amazonino que ocupa a cadeira de prefeito, mesmo tendo sido flagrado em suposto “crime eleitoral” como fora amplamente divulgado na imprensa local, está totalmente desconectado com o mundo.
    Percebe-se que os serviços públicos estão relegados a um segundo ou quiça terceiro plano,o que demonstra a diferença de gestão entre o ex-prefeito e o quem a ocupa atualmente.
    Dava orgulho de ver a cidade administrada pelo senhor Serafim que mesmo com os possíveis erros é infinitamente superior a atual admistração municipal que só faz entregar obras já planejadas pela gestão anterior.
    O atual prefeito soube vender bem promessas de campanha,só resta aos vereadores cumprir o dispositivo da Lei Organica que versa sobre o não cumprimento de promessas de campanha.

  6. Pitágoras já dizia: “Os números são a essência e o princípio de todas as coisas”.Portanto, acrescento que os números são verdadeiros, absolutos, incorruptíveis. Os números não mentem. O problema é quem os analisa, quem os lê, capazes de somar subtraindo e dividir multiplicando, aliás usando a recursividade da roda do destino.

  7. O Amazonino acha que estamos na decada de 90,
    que ele falava uma mentira e se tornava verdade. O Tempo mudou.

  8. Amazonino está gagá. Mentiu tanto que já está acreditando nas próprias mentiras.
    Algum geriatra e/ou psiquiatra pra tratar o Negão, pró-bonus ?

  9. A Bíblia diz que o Pai da “Mentira” é o Diabo, então o seu filho é o Mazoca, também conhecido como Al Capone do Amazonas, rsrsrssr!

    Volta logo Sarafa!

  10. CARO EX PREFEITO SERAFIM É BOM QUE SUA RESPOSTA TAMBEM SEJA PUBLICADA EM JORNAIS LOCAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO, COMO O DIARIO DO AMAZONAS PARA O POVO TER CONHECIMENTOS DAS MENTIRAS E BABOSEIRAS DESTE PREFEITO INCOMPÉTENTE QUE SÓ QUER SE DAR BEM
    E VAMOS EM FRENTE SARAFA

  11. boa noite sarafa…nao posso deixar de elogia-lo pelo trabalho que realizou na prefeitura de manaus.gostaria de poder ver o senhor a frente do governo do estado, pois es o unico politico que pode tirar esse grupo politico que esta no poder…sou funcionario publico ha 9 anos.ja passei pela adm do abelinha e agora o dudu, ta mais que na hora de ter alguem decente governando o estado do amazonas.

  12. “… graças à Internet está cada vez mais difícil manipular as informações.”

    É, Sarafa. E com o advento da Lei Complementar (Federal) n. 131, de 27/05/2009, vai ficar cada vez mais difícil malversar o dinheiro público. Dia 28/05/2010 é o dia ‘D’. Estamos de olho.

    Havendo mais transparência a tendência é aumentar a fiscalização e cobrança por parte da sociedade.

    Vem aí o SIAFI Municipal.

  13. Carissimo Prefeito,porque para mim e os meus o Senhor ainda e prefeito,Manaus esta indo para o lixo,este novo administrador so esta massacrando o povo,e piorando o vale transporte, e querendo cobrar pelo lixo, junto com a corja de vereadores de sua bancada.Sei que muitas coisa nao pode fazer por nao ter tido tantos aliados como o ODEIANINO(porque Amazonino so ama a ele)Quantas vezes o senhor se candidatar sao as vezes que voto no senhor. Apesar de nao Ser Amazonino VOLTE LOGO!

  14. Pois é Sarafa, infelizmente a maioria do povo desconhece que os tempos são outros. Não dá mais para o executivo empurrar croquete no povo se este tiver o mínimo de conhecimento da legislação de seu país, pois aí está a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.É só lê-la e exigir dos órgãos fiscalizadores a sua atuação. Continuo dizendo o voto é a maior arma do cidadão e o povo sempre terá o governo que merece.

  15. Ah! para! quer que acretitemos que o municipio teve alguma participação na escolha da sede na copa?

    nem vc e nem o atual tiveram alguma peso significativo na escolha, e sim o projeto apresentado pelo governo. (e outras coisas)

    de resto, nada a declara.

  16. Sarafa, o prefeito é tão mentiroso que espalha ao quatro cantos da cidade que é recebido pelo Lula quase toda semana em Brasilia, aliás acho até que ele(Prefeito ) mora em BSB, porque aqui em Manaus ele não para, deve ser por temor ao Vice-encrencado com a Justiça. Então é estranho que o Pinoqiuo que anda de braços dados com o Presidente não tenha sido escolhido para assinar o contrato com a união representando os demais Prefeitos das 12 cidades sede da copa 2014, quem representou foi o Marcio Lacerda -PSB/Belo-Horizonte. Quanto as acusações que ele lhe atribui vai na mesma direção,justificar as promessas de campanha não cumpridas em você que estar fora do poder.Se a tv não tivesse mostrado ao vivo a assinatura do convenio em Brasilia ele iria dizer que teria sido o representante dos demais prefeitos, como fez na Cop-15, divulgou nota dizendo que estava representando os prefeitos da Amazônia. Amazonino tu és filho do Boto Tucuxi, mas para de mentir!

  17. Concordo em gênero, número e grau com o Jose quando ele diz que V.Excia. estaria eleito senador da república preenchendo as lacunas morais deixadas para trás com a morte ilustre Senador Jeferson Peres.

  18. Defenda-se Serafim, mostre os números e compare sempre com a anêmica administrção passada do Amazonino. Não dê trégua pq a tática dele é antiga…arcaica, não resiste a nenhum debate sério. E como voce diz: Bola pra frente….Nosso povo pode ser simples mas não é burro, continue mostrando que voce pertence a uma linhagem politica que respeita o dinheiro publico.

  19. A imprensa batia porque o Sarafa interrompeu a era de “jabás” celebrizadas principalmente pelo atual prefeito. E quando a imprensa não recebe o “jabá”… já viu, né?

  20. Pra quem disse, ao assumir a PMM, para tirar o “trambolho” de cima da mesa, não é de se esperar outra coisa!!!

    Ah, o “trambolho” era apenas um prosáico computador. Nada mais!!!

  21. Já senti (lieteralmente) na pele a sanha do terror negônico. Desde o aumento de 100% na tarifa do transporte coletivo, em setembro de 1983 (seu 1º mandato como prefeito) e em 1997 (seu 2º mandato como governador), quando ele reprimiu uma manifestação de professores na base da porrada.

  22. De jeito nenhum!!! O povo tem mais é que tomar vergonha na cara e eleger o político sério, para o executivo, não o “carismático”.

  23. O prefeito Amazonino é um irresponsabilidade. Ele atrasa a obra do viaduto do Coroado para alegar que a obra tinha irregularidades. Fique de olho PREFEITO Serafim. Quanto a sua ida à Dinamarca, é caso de investigação. Isso é sério. É quebra de decoro e roubo do erário público. Oposição e Ministério Público têm o dever de investigar esse suposto desvio do prefeito.

  24. Olá Sr. Serafim, está é minha primeira aparição aqui no seu Blog, gostei, e lhe parabenizo pelo feito, uma comunicação on-line com seus eleitores ou não.
    Bom, sair de Manaus justamente quando você assumiu a prefeitura, voltei apenas pra visitar nos finais de ano, declaro que pouco soube de suas benfeitorias urbanísticas,
    Mais cheguei a visitar o parque dos Bilhares e a lagoa do Japim, (parabéns pelas obras) mais aqui registro uma critica a esses empreendimentos, como um bom administrador o Sr é, porque ao executar o projeto a prefeitura não pensou na sustentabilidade dos parques?
    Dito:
    1-A criação de uma empresa publica-privada que pudesse explora economicamente os parques?! Assim tornarias economicamente ativa, no lugar de gastos, seria renda! Deste modo os parques se tornariam sempre um ponto importante no orçamento da prefeitura!
    Transporte Publico
    Erros de gestão p/ gestão… Sei que o Sr herdou um problema do falido sistema Expresso. Talvez você tenha tido boas idéias ao criar a mal sucedida Transmanaus.
    Levo minha opinião a você;
    Como os políticos levam o transporte publico ao palanque, prometendo o que não podem, fazendo o que não e economicamente viável, ao se quer estudam ou pesquisam o que realmente a população precisa pra se locomover, forçam empresa a comprar novos ônibus, entopem com dividas às empresas de transportes, as ruas lotadas de ônibus que tem o mesmo destino com linhas diferentes, abandona o povo em paradas de ônibus que ficam quase em via publica… E se continuar ficarei aqui horas escrevendo problemas… Mesmo assim deixo aqui mais uma pergunta. O que o Sr fez com o transporte publico?
    Dito:
    2-investimento na malha viária dos ônibus, padronização das paradas de ônibus, para que se der mais fluidez ao transito de ônibus, organizar um estudo de demanda e destino de passageiros nas linhas de ônibus, assim simplificado e diminuído o trafego de ônibus ansiosos, evitar fraudes e tornar o sistema de transporte financeiramente lucrativo as empresas, não digo em aumentar tarifas, uma gestão mais eficiente tornaria o sistema mais confiáveis e atrativas a novos investimentos por parte dos empresários.
    Essas são algumas perguntas diante de muitas que gostaria de receber respostas!
    Gostaria de ressalvar uma opinião; (desabafo)
    Pare de comparar com o atual Prefeito, deixe ele de lado, pois o que importa agora neste ano de eleição é o que o Sr fez e não o que ele vem a fazer ou já fez, pois ele já está eleito, novas proposta é com você, que talvez seja um novo candidato ao governo, e que tem muito que falar e mostrar!
    “Sem comparações você é único, e os outros são os outros, faça sempre bem feito, sem esperar aplausos, pois a dádiva da vida publica e você mesmo ver seu trabalho e poder dizer a si mesmo; – CONSEGUIR!”

    Fabrício Simões

  25. Amanhã ele (o amaroubinho) vai puxar mais discussões pois acabei de ficar sabendo que reabriram o Parque Lagoa do Japiim.

  26. Concordo com o Len. Dia desses eu que nunca sequer te vi Serafim, fui desmentir uma informação sobre contas públicas postadas por um ex-vereador em seu blog. E eu sou apenas um estudante da UEA. Isso quem tem que fazer é você. Senão a tática da mentira mil vezes repetida acaba dando certo. Boa sorte na sua caminhada.

  27. Serafim, acompanho seu blog desde seu início,acho que desde os cinco últimos dias do mês de fevereiro de 2009.Em todo esse tempo o Amazonino fez acusações a ti de maneira arbitrária, sem nenhuma prova, ou seja caluniando e difamando ,até mesmo contrariando TCE,MP,TN,onde vc o refutava com provas materiais desses orgãosatravés(DOM,DOU,outros), ou seja ela não ganhou uma,mas a calunia fica, marca a maioria das pessoas,levando em consideração as poucas pessoas que tem acesso a internet. Não seria hora de entrar na justiça para que qualquer nova acusação de Amazonino ele apresente provas do que diz ou lhe acusa?

    Abs.
    Daniel Costa.

  28. se farão mais 30 anos de politica desde jeito ?, tentar repetir mentiras pra ofuscar o brilhante trabalho na sua gestão, não desista, não entregue o Esmeralda pra esse falso pé descalso, que ja a tanto tempo vem maltratando com essa politica coronelista, nossa bela Esmeralda.(amazonas)…o senhor fez um bom trabalho na capital ha de fazer melhor…abraços

  29. Tenho certeza que o Sr., será um bom senador ou deputado federal, mas ca pra nós, prefiro o Sr., por perto, Manaus ou Amazonas esta sem voz, imagine o Sr., em Brasilia, ou perderia o amor pela Esmeralda, ou morreira de saudades, seu lugar é aqui, tem um povo que espera muito do Sr., eu faço parte desse povo..seja o que for Governador, Prefeito, Senador, ate vereador que é o começo de todo politico, esse povo sempre estará com Sr…mas fique é lute e vença prove que o sr., esta certo em lutar contra a velha e coronelista politica da abelha..

  30. Não pense que os suditos fieis da abelha chegaram no poder com flores, chegaram batendo forte, mas não, em gente grande, bateram nos pequenos, em quem não sabia porque estavam apanhando.,foram covardes é crueis., e diziam quem manda em voces é nós agora..

  31. Sarafa, o que depender do povo esclarecido desta cidade e estado esse atrazonino nunca terá credibilidade!!! o problema é o zé povinho que vende seu voto por dentadura, saco de cimento, rancho, etc.

    VOLTA SARAFA!!!

  32. Companheiro Serafim Corrêa quando vieres a Coari/AM convida o Prefeito de Manaus/AM, Sua Excelência AMAZONINO MENDES para fazer uma visita em um município pós – guerra.

    Daí, solicito do Companheiro Serafim, uma auditagem junto com TCE, para os coarienses saberem aonde foi parar os R$ 200 milhões de ICMS(2005 – 2008) que Coari/AM recebeu de Manaus/AM.

  33. ainda não tinha pensado nisso, mas é uma excelente idéia a do José. Faz isso Sarafa, pelos seus eleitores!!!

  34. Ao verificar os gastos da Prefeitura com os meios de comunicação em 2009, fiquei estarrecido.Se você puder publicar em seu blog, os gastos de 2008 na sua administração. Ficarei grato.

  35. DR. SERAFIM, O SR COMO EXCELENTE ECONOMISTA, PODERIA ME EXPLICAR, SE ESTA CORRETO O GOVERNADOR POR TER CONGELADO O QUINQUENIO DO PROFESSOR NA BASE DO SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 240,00 ? SERÁ QUE NÃO SABE O QUE É QUINQUENIO? NÃO SABE QUE QUINQUENIO É 5% SOBRE O VALOR DO SALÁRIO BASE?. SE O MEU SALÁRIO É 713,00 E TENHO 20 ANOS DE SERVIÇO, O VALOR DO MEU QUINQUENIO SERIA 20% x 713,00 = R$ 142,60. E HOJE ESTOU RECEBENDO APENAS 20% x 240,00 = R$ 48,00.

  36. fatos são simplesmente fatos.

    A verdade é que após mais de um ano de mandato do atual prefeito, Manaus parece está em um completo estado de topor pela letargia que tomou conta da atual administração, é profundamente lamentável ver os bairros das zonas norte e leste da cidade no mais completo abandono, parece mesmo que houve um terremoto aqui. Manaus está sem a bendita água e com as ruas totalmente esburacadas, buracos esse causados não pelo tremor de terra mais sim pelo desgaste da pavimentação com o tempo de chuvas e pelo abandono e irresponsabilidade da prefeitura de Manaus e da concessionária águas do amazonas que abriram verdadeiras crateras com um projeto desencontrado e desordenado para levar água para as comunidades, só que nem água nem nada de tapar os buracos, o que fica para os cidadãos é só o transtorno, junte-se a isso a precariedade do sistema de transporte coletivo e o caos em que se tornou a meia-passagem, nesse período o povo viu um transporte coletivo que já era ruim piorar, com medidas como a extinção da integração temporal que tinha um impacto direto na economia de muitos, os estudantes foram surpreendidos pelos escudeiros do atual prefeito que a provaram na calada da noite a nova lei da meia passagem, suprimindo deles o direito de pagar com dinheiro na catraca do ônibus e levando-os a filas quilométricas nos terminais e postos do SINETRAM, esses mesmo escudeiros que nos empurraram goela abaixo uma esdrúxula taxa do lixo para janeiro de 2011, mais um imposto como se a massacrante carga tributária não fosse o suficiente, a oposição sempre combativa mas voto vencido nem ao menos teve chance contra a falta de bom senso dos xilimbabos do prefeito que uma vez mais votaram contra a população, vimos também o vice prefeito despachando da penitenciaria do puraquequara por conta dos negócios “organizados” dele e de sua família, só ainda não vimos nem uma carreta digital levando a tal banda larga aos bairros carentes da cidade, nem uma se quer, das mil creches prometidas por esse senhor que até uns messes atrás governava através de liminar, é caros amigos esse é só um pequeno balanço desse um ano de mandato da atual e lerda administração que tanto criticou a passada atreves de programas de radio e televisão e que até agora não disse a que veio, mais vem chegando o Carnaval e vamos esquecer dos buracos, da falta de água, dos problemas do transporte público e até mesmo desse prefeito que nada faz, só não podemos esquecer que esse ano é ano de eleição é tempo de renovar nossas esperanças apesar dos pesares, e tempo de termos consciência e analisar a situação em que nos encontramos agora para que no futuro próximo não tenhamos uma decepção em dobro.

Comments are closed.