Copa em Sucupira…

Por Marcelo Ramos:

Teve festa em Sucupira! Estavam lá o governador, o prefeito (que tomou uma sonora vaia), senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores no palanque e, claro, não poderia faltar o povo para aplaudir o espetáculo. Ah, como tudo em Sucupira tem que ter festa, teve também o show do Jota Quest pra animar a turma.

As autoridades anunciavam nossa cidade confirmada como subsede da Copa do Mundo de 2014. Não tínhamos mais problemas. Teríamos uma Arena de R$ 600 milhões, mas junto com ela viriam os investimentos em transporte público, infraestrutura, o reordenamento do Centro Histórico, a construção de um porto público, a ampliação do aeroporto e até um Mirante no Encontro das Águas que eles davam o pomposo nome de “Fan Parque”.

Era o ano de 2009, e o governador nos dava a certeza de que nossas vidas não seriam as mesmas após essa “conquista” das nossas autoridades. Eu que sempre desconfiei, fui calado pelo clima de euforia da cidade.

Chegamos em 2013, quatro anos depois da festa e a um ano da Copa. Eu estava certo de desconfiar… Chegaremos a 2014 como eu imaginava.

Por aqui já podemos ver a mega estrutura da Arena Amazônia e uma tímida ampliação do aeroporto, mas continuamos com problemas no fornecimento de Energia, com péssimos serviços de telefonia e internet, sem porto público, com ruas esburacadas, com o mesmo transporte público caro e ineficiente, com um sistema de saúde precário e o centro da cidade continua nos envergonhando pela bagunça.

Mas, as autoridades dirão: de que importa isso, se temos a Ponte do Bilhão, teremos a Arena dos 600 milhões e, se o Ministério Público Federal descuidar, teremos o Monotrilho dos Bilhões!

E assim, os que governam esse Estado continuam felizes e no poder, o povo continua feliz e mantendo-os no poder e a vida é tão boa por essas bandas que o Gerente da Unidade Gestora da Copa, responsável por não executar nenhuma das obras de infraestrutura, segue todos os dias anunciando a previsão do tempo no Twitter.

Somos felizes. Pra frente Sucupira…