Contra o Nepotismo! A favor da Transparência!

marceloramosDuas medidas tomadas nos últimos anos simbolizam os mais importantes avanços no aperfeiçoamento das nossas instituições democráticas. Falo da Súmula Vinculante do STF n. 13 e da Lei Complementar n. 131/2009. A primeira proibiu a prática de nepotismo e a segunda obriga a publicação em meios eletrônicos de acesso público de todos os valores arrecadados e todos os pagamentos efetuados pela União, Estados e Municípios.

O nepotismo é uma prática odiosa porque privilegia o compadrio e o apadrinhamento em detrimento do mérito e do conhecimento, além de emperrar e tornar ineficiente a máquina pública.

A transparência é o mais importante instrumento de controle social das contas públicas e de combate à corrupção e ao desperdício. Sabendo quanto seu município ou Estado arrecada e a quem e porque paga, o cidadão pode agir na denúncia dos atos de malversação, de inversão de prioridades ou de desvio de finalidade na execução do orçamento.

Combate ao nepotismo e política de transparência nas contas públicas são avanços que o Prefeito Amazonino e seus Secretários insistem em ignorar.

Enquanto o Brasil vai consolidando a valorização do mérito como forma de acesso aos cargos públicos, em Manaus, o Diretor-Presidente do Implurb, outrora chamado de Manoel “Pracinha” e até de ladrão pelo, há época, Governador Amazonino, que decretou intervenção e o escorraçou da PMM, manteve a sua esposa num cargo de assessoria no órgão e, não satisfeito, após nossa denúncia na CMM, exonerou a esposa e nomeou um parente dela no mesmo cargo, numa atitude de afronta à lei, aos órgãos fiscalizadores e ao povo.

Sobre as novas regras de transparência, quero crer, apesar de duvidar, que o Prefeito cumprirá a determinação de publicar em tempo real todos os valores arrecadados e pagamentos efetuadas a partir da próxima segunda-feira (31.05), já que, ao assumir, ficou sem publicar as contas durante quase um ano e agora publica a cada 3 meses.

Por meu compromisso com o combate ao nepotismo e por minha responsabilidade com a transparência, denunciei o Diretor-Presidente do IMPLURB ao MPE e denunciarei o Prefeito, segunda-feira, caso as contas não estejam publicadas em tempo real.

PS. Prefeito, tome juízo! Forte Apache é brincadeira com tribo de índio americano, na qual o índio é o violão que deve ser assassinado. É isso que você quer ensinar pras nossas crianças?

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

3 thoughts on “Contra o Nepotismo! A favor da Transparência!

  1. Saudações vereador guerreiro! sem puxasaquismo venho através deste espaço elogiar e agradecer pela coragem que o amigo tem em falar e denunciar sobre o nepotismo descarado que ocorre em nossa cidade, e tambem sobre as criticas sobre o prefeito, afinal são poucos os vereadores que tem coragem de enfrenta-lo.Temos que mobilizar os estudante do ensino medio e fazer saber quem são os veradores hipocritas que dizem uma coisa e fazem outra e depois saem em defesa dos estudante… nós os estudantes secundaristas estamos sempre nos informando sobre o painel politico de nosso estado, sabemos que tem muita coisa errada acontecendo e são poucos os politicos que se manifestam para tentar resolver, dentre eles o senhor, queremos lhe parabenizar pela coragem e determinação que vem fazendo por nossos direitos, Que Deus lhe proteja dos maus e ilumine suas ideias, um grande abraço!

  2. Carlos Batista (092)9109-8598, AM/Manaus [http://twitter.com/cvsb8675] deve estudar muito o Código Civil Brasileiro, aqui vai uma forcinha:
    “Art. 1.573, do CCB” | “Art. 1.578, do CCB” | “Art 19, da Lei do Divórcio”.

  3. VEREADOR MARCELO RAMOS, EM CLIMA DE COPA DO MUNDO, VAMOS DESTACAR AS DEZ PISADAS NA BOLA DE AMAZONINO MENDES:

    1- CARRETA DA INTERNET, CADÊ ?

    2- AS MIL CRECHES,CADÊ ?

    3- ABASTECIMENTO DE AGUA NA ZONA LESTE EM 03 MESES DE GOVERNO.

    4- NEPOTISMO (EMPREGOU SUA FILHA NA SECRETARIA DE CULTURA)

    5- TRAUXE DE VOLTA A MANAUS E EM SEU GOVERNO MANOEL RIBEIRO, QUE FOI EXPULSO DA PREFEITURA E CHAMADO DE LADRÃO.

    6- PAGOU O SEU SECRETARIO SIQUEIRA UMA INDENIZAÇÃO MILHONÁRIA.

    7- NÃO CONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA DO TRANSPORTE COLETIVO
    ACABOU COM O PAGAMENTO DA MEIA PASSAGEM EM DINHEIRO.

    8- LIMITOU O USO DOS CREDITOS DO PASSE ESTUADNTIL AO ESTUDANTE

    9- NÃO ACABOU COM TURNO DA FOME

    10- DIMINUIU A PASSAGEM DE ONIBUS DE 2,25, PARA 2,10 E EM MENOS DE 90 DIAS VOLTOU AO PREÇO NORMAL 2,25 NOVAMENTE.

Comments are closed.