Conferência sobre clima pode ser fiasco

Dos 191 países integrantes da ONU convidados para a Conferencia sobre o Clima a ser realizada entre 7 e 18 de dezembro em Copenhague apenas 65 confirmaram a presença.

O objetivo é que cada país assuma compromissos claros sobre a redução de emissão de gás carbônico que provoca o aquecimento global. Inclusive com metas expressas.

O problema está em que os dois maiores poluidores do mundo, China e Estados Unidos, não querem assumir esse compromisso. Por conta disso, ameaçam não ir, ou se forem, fariam apenas uma carta de boas intenções, sem quantificar metas e compromissos.

Essa é questão é grave e diz respeito a todos, exatamente porque em última análise moramos todos no mesmo planeta.

Lamenta-se, portanto, essa postura de China e Estados Unidos que pode fazer da tão esperada Conferencia de Copenhague um grande fiasco.

One thought on “Conferência sobre clima pode ser fiasco

  1. Olá caro Serafim, boa tarde!

    Sou formando em arquitetura e urbanismo e esse assunto tem espaço especial nas discussões acadêmicas. No entanto essas discussões tem que extrapolar as paredes acadêmicas e se infiltrar pelas rodas de bate papo do povo.
    Essa COP 15 veio sendo alardeada desde muito tempo mas pelo que vemos será inócua no sentido de gerar obrigações restritivas para a emissão dos gases do efeito estufa.
    Infelizmente o mundo não acredita no aquecimento global. Documentário apresentado por Leonardo Di Caprio, entitulado a 11a hora, mostra uma quantidade grande de renomados cientistas atestando a veracidade dos efeitos do aquecimento global.
    Creio que enquanto não houver algo realmente grave nos países ditos de 1o mundo (uma catástrofe com dimensões realmente gigantescas) não haverá sensibilização. Avisos estão sendo dados por todos os lados.
    Derretimento das calotas polares, fenômenos metereológicos nunca vistos antes (furacões na costa brasileira, o Katrina, inundações onde antes havia seca, seca onde antes inundava).
    Espero realmente que nós como cidadãos e nossos governantes como tomadores de decisão possamos entender exatamente a extensão destes atuais acontecimentos e gerar políticas públicas voltadas para a estagnação e posterior redução da emissão dos gases do efeito estufa.

Comments are closed.