Ciro: Duas candidaturas, o melhor caminho

Deu na Folha de S. Paulo de hoje:

Para Ciro, candidatura em SP é “fofoca forte”

Deputado afirma que Lula está errado em avaliação sobre chances de Dilma na disputa pela Presidência

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) chamou de “fofoca forte” a cogitação de uma eventual candidatura sua ao governo de São Paulo e afirmou que o presidente Lula erra ao pensar que sua popularidade vai se transformar em votos para a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em 2010.

Em Porto Alegre, Ciro disse que os rumores de que pode disputar o governo paulista são alimentados por interessados em que Dilma seja a única presidenciável do campo lulista. Mas Ciro não afastou a hipótese da disputa estadual.

“Como há um punhado de pessoas sérias pedindo que eu examine o assunto, eu me obrigo a pensar. Quando eu penso, eu sempre posso ser convencido, depende do mérito da idéia”, disse Ciro. Ele repetiu que pretende ser novamente candidato a presidente.

Em São Paulo, a bancada do PT na Assembléia decidiu ontem se manifestar em nota em defesa de uma candidatura própria do partido em São Paulo.

“O PT não pode ficar sem candidato no Estado de onde deve sair o principal candidato da oposição, é uma demonstração de fraqueza”, disse o deputado Ênio Tatto, que classificou Ciro de “estrangeiro”.

Em relação à disputa nacional, Ciro disse ontem que o presidente está errado ao projetar que seu prestígio político seja capaz de definir a eleição a favor da virtual candidata petista.

“A avaliação dele [Lula] sobre 2010 está errada. Ele está pensando: “Eu tenho 70% de aprovação, eu digo que a Dilma será minha candidata e terá 70% dos votos”. Eu digo que o povo vai dar 25% para a Dilma e, a partir daí, o 26º ponto, o 27º ponto, é possível de ser conquistado, mas em outra dinâmica”, afirmou o deputado.

Para Ciro, é impossível que toda a base de Lula se una em torno de uma candidatura com uma proposta coerente. “Essa base é tão heterogênea que só faz sentido se for para sustentação do governo”, disse.