Casinhas de saúde são abandonadas pela Prefeitura

A população está proibida de adoecer sob pena de não ter onde ser atendida. Esta foi a constatação do vereador Joaquim Lucena (PSB) ao visitar alguns dos bairros na cidade e verificar casinhas de saúde fechadas.

Segundo o vereador, dos dez bairros visitados em apenas 4 as casinhas estavam em funcionamento. A maioria delas destelhadas, com mato alto, paredes pichadas e com lixo pelos arredores. Para a moradora do bairro da Matinha (Bariri), Matilde Lemos, é um “Deus nos acuda” quando os filhos adoecem. “Quando a casinha funcionava era tudo mais fácil, agora, não sabemos o que fazer, nem o remédio eu consigo mais”, disse.

O programa Remédio Fácil foi implantado na administração passada e teve grande êxito, pois tinha como meta disponibilizar medicamentos de grande necessidade, principalmente para atender os hipertensos e diabéticos. Alem disso, todas as casinhas foram reformadas e climatizadas.

O sucesso foi tão grande que inspirou o Governo Federal, que este ano vai implantar o Programa “Saúde não tem preço”, basicamente nos mesmos moldes do programa que funcionava em Manaus.

O mais triste disso tudo é que o prefeito de Manaus parece não enxergar dessa forma. “O que é bom tem de servir como exemplo e ser seguido, mas o prefeito não vê dessa maneira, e com isso quem sofre é a população”, advertiu Lucena.

A lista com 62 tipos de medicamentos antes disponibilizados à população e que podiam ser adquiridos apenas com a receita, hoje diminuiu pela metade e vem deixando a desejar, pois os principais medicamentos não estão mais disponíveis.

Relação dos bairros visitados: Compensa I e II, Jorge Teixeira, João Paulo, Novo Reino, Tancredo Neves, Matinha, Vila da Prata, Mauazinho, Santo Agostinho, Nova Floresta e Grande Vitória.

Da assessoria do vereador Joaquim Lucena.

One thought on “Casinhas de saúde são abandonadas pela Prefeitura

  1. Saudades da administração do Dr. Alfredo Nascimento, em que essas casinhas iam de vento em popa, com assistentes sociais indo nas casas dos pacientes fazer cadastros e visitas, onde você ia e tinha os remédios necessários para fazer uma saúde melhor e você tinha como fazer os exames tranquilos, infelizmente depois que ele saiu da prefeitura, essas casinhas foram deixando de existir e hoje está aí o resultado.

    Caso Deus e o povo lhe dê uma nova chance de assumir a prefeitura, faça essas casinhas voltarem a funcionar como antes, Dr. Serafim, pois o povo carente necessita da mesma.

Comments are closed.