Governo vai contratar auditoria para avaliar folha de pagamento

Da Redação do UOL, em São Paulo:

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quarta-feira (9) que o governo vai contratar uma auditoria externa para avaliar a folha de pagamento dos servidores públicos.

De acordo com Belchior, a auditoria será feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que já tem contrato anual no valor de R$ 30 milhões com o Ministério da Fazenda.

O objetivo da auditoria é, entre outros, identificar funcionários que acumulem cargos públicos e aposentadorias nos governos federal e estaduais.

Inicialmente, o cruzamento será feito semestralmente com dados de 13 Estados.

A ideia é criar um sistema que identifique irregularidades nos salários dos funcionários e que acenda uma alerta. A partir disso, a auditoria verificará se há algum problema ou não com os vencimentos.

As declarações da ministrada foram dadas durante o anúncio do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União para este ano.

“Os cortes serão um mantra dentro de cada ministério e do governo como um todo, vai ser uma tarefa permanente dentro do governo”, disse Belchior.

Segundo a ministra, será definido um corte de 50% em diárias e passagens, além de limitações para autorizar viagens. Também está proibida a compra de imóveis e veículos para uso administrativo em 2011.