Carlos Siqueira: “Reforma Política sem a participação do povo é como imaginar democracia sem povo”

A Fundação João Mangabeira (FJM) realizará nos próximos dias 18,19 e 20 , em Brasília, o II Seminário de Planejamento para Formação Política. Destinado aos integrantes dos núcleos estaduais de formação política da FJM, os militantes do PSB discutirão o tema “Democracia e Reforma Política – Radicalizando a Democracia”. Este é o primeiro tema dos cinco que farão parte do novo curso da Fundação sobre Cultura Política Socialista. Para o diretor da FJM e primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira, o evento será uma oportunidade para o intercâmbio de informações que serão levadas aos estados. Carlos Siqueira, conversou com o Portal do PSB e conta mais detalhes sobre o encontro e sobre o novo curso de formação política. Confira a entrevista a seguir.

Portal PSB: A FJM realizará o II seminário de Planejamento para Formação Política. O primeiro foi em 2008. Foram dois anos de organização política nos estados brasileiros. O balanço é positivo?

Carlos Siqueira: O balanço é muito positivo. Nós teremos agora a oportunidade de realizá-lo com os integrantes dos núcleos da Fundação João Mangabeira nos Estados. O primeiro seminário foi o momento em que nós decidimos a descentralização das atividades da Fundação,incluindo todas as direções estaduais do Partido e criando núcleos em cada Estado que teve interesse, efetivamente, em realizar a formação política. Durante esses dois anos, foram realizados em todo o País, dezenas de seminários, cursos, palestras e debates sobre diversos temas. De modo que, os militantes puderam realmente crer que em muitos estados o partido, através do debate, passou a ter uma dinâmica diferente, uma dinâmica mobilizadora da sua militância e ao mesmo tempo uma dinâmica de formação e de debate sobre os temas políticos, tanto regionais como nacionais e, até mesmo, internacionais.

Portal PSB: O que significa essa descentralização das atividades da FJM?

Carlos Siqueira: Nós chamamos de núcleo da Fundação João Mangabeira nos Estados. Ou seja, é um núcleo com poucas pessoas que coordenam sobre a orientação das direções estaduais as atividades de seminários, debates e formação política. Os cursos podem ser feitos à distância, através da TV João Mangabeira , como também presenciais.

Portal PSB: Nesta segunda fase, o seminário tratará sobre o tema Democracia e Reforma Política. Qual é o objetivo?

Carlos Siqueira: A primeira fase, que compreendeu o período de 2008 a 2010, foi a fase experimental onde nós lançamos a idéia da descentralização. Foi feito um planejamento do qual muitos estados executaram. Agora, nós queremos aprofundar essa experiência realizando um novo planejamento, a partir de um curso que nós lançaremos durante o seminário. O curso de Cultura Política Socialista tratará sobre os temas: Democracia e Reforma Política – Radicalizando a Democracia; Colonialismo e Neocolonialismo; Política e Cultura; Globalização e Globalizações – Globalização contra-hegemonia e Política Desenvolvimentista no Brasil.

Começaremos pelo tema Democracia e Reforma Política. Esse é um assunto que estará em plena discussão no primeiro semestre no Congresso Nacional e nós queremos discutir com a sociedade. Reforma Política sem a participação do povo é como imaginar uma democracia sem povo, diversidade e contraditório. É importantíssimo que o partido esteja preparado, não apenas os parlamentares, mas também, todo o PSB.

Portal PSB: Dr. Carlos, qual é a expectativa de público e para quem está direcionado este seminário?

Carlos Siqueira: O público alvo desse seminário serão os integrantes dos núcleos de formação política da Fundação João Mangabeira nos Estados. Estas pessoas estarão preparadas para treinar multiplicadores, e realizar seminários semelhantes a este em cada estado e município do Brasil. Ao todo, participarão 108 pessoas. Além disso, já temos confirmadas as presenças de 15 presidentes estaduais do partido, do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, do prefeito de Belo Horizonte,Marcio Lacerda, e de várias outras autoridades partidárias. Creio que é uma iniciativa que tem um grande apoio da militância e do PSB no País inteiro.