Carla Reis toma posse dia 19 na Corte de Justiça

Foto: Raphael AlvesDo site do TJAM por Mario Adolfo Aryce:

Solenidade que dará posse à nova desembargadora acontecerá no auditório do TJAM

A juíza de Direito Carla Maria Santos dos Reis toma posse no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no próximo dia 19, às 10 horas, em solenidade que será realizada no auditório Ataliba David Antônio, do próprio tribunal.

Carla dos Santos Reis foi eleita com 13 votos, no dia 5 de outubro, pelo critério de merecimento. Foi a primeira vez em todo o país que um tribunal utilizou o sistema do voto eletrônico para eleger membros da Corte de Justiça.

A resolução nº 106 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece que as promoções por merecimento de magistrados de 1º grau e o acesso para o 2º grau ocorram em sessões públicas, com votação nominal, aberta e fundamentada. Ainda de acordo com a resolução, a promoção deve ser realizada em até 40 dias a partir da abertura da vaga, e o prazo só pode ser prorrogado uma única vez.

A nova desembargadora ocupará a vaga que foi aberta com o falecimento da desembargadora Euza Vasconcelos, que faleceu em abril de 2010. Com 21 anos de carreira e passagens pela Vara de Família, Vara Maria da Penha e atualmente titular da Vara da Infância e Juventude, a juíza Carla dos Santos Reis é citada por seus colegas como uma magistrada dedicada, competente e ética.

Com passagens pela Vara de Família e Vara da Infância e Juventude, Carla teve a oportunidade de demonstrar sua competência profissional e compromisso com as causas sociais ao assumir a Vara Maria da Penha, onde desempenhou um papel importante no combate à violência contra a mulher.

“Sempre trabalhei em varas relacionadas a questões sociais. Então, sem dúvida, o trabalho desenvolvido na Vara Maria da Penha nos deu também esse credenciamento”, disse no dia em que foi eleita.