Bancada governista esvazia plenário para não trazer Manoel Ribeiro à CMM

Após uma manobra da bancada governista, que se utilizou da estratégia de esvaziar o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o requerimento do vereador Elias Emanuel (PSB), em que pede a presença do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento e Reordenamento Urbano (Implurb), Manoel Ribeiro para explicar sobre o projeto de lei 121/2011, não foi aprovado.

A matéria, de autoria do Executivo Municipal, trata da desapropriação de imóveis no centro histórico da cidade para a construção do shopping popular (camelódromo) e, também, da privatização da administração de mercados e feiras da cidade de Manaus. O projeto foi deliberado na semana passada e a prefeitura pediu urgência na sua tramitação.

A bancada de situação se comprometeu em trazer o secretário na próxima sexta-feira pela manhã, numa reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJR), para que explique aos sete vereadores-membros, da qual Elias é membro, o que realmente significa essa proposta.

Elias contestou a estratégia e afirmou que a não aprovação de seu requerimento significa que a base governista quer “blindar” o diretor-presidente do Implurb de dar explicações públicas à sociedade e aos feirantes e permissionários em questão, numa eventual sabatina na audiência pública proposta pelo parlamentar. “Com isso, ele (Manoel Ribeiro) foge do debate aberto com a população para restringir a discussão dentro de uma comissão com a presença mínima de vereadores”, criticou Elias.

O vereador, que é líder do PSB na Casa, vai se reunir hoje à tarde às 14h30, com feirantes e permissionários do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, para discutir sobre o projeto e ouvir as ideias e opiniões dos principais interessados.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.