As voltas que o mundo dá

serafimcorrea_artigosFoi anunciada hoje a nomeação pelo prefeito Amazonino Mendes do ex-Prefeito de Manaus, Manoel Ribeiro, para a presidência do IMPLURB.

Entendo essa nomeação como um pedido público de desculpas do atual prefeito ao ex-prefeito. Os mais novos não sabem o que aconteceu lá nos idos de junho de 1988. Cumpre aos mais velhos relembrar. Então, vamos lá.

Em 1982, Gilberto foi eleito governador tendo como vice Manoel Ribeiro. O prefeito da capital era nomeado e o escolhido foi Amazonino Mendes. Em 1985, havia uma disputa surda e muda entre Amazonino Mendes e Manoel Ribeiro para ver quem sucederia Gilberto. Por iniciativa do Presidente José Sarney o Congresso modificou a Constituição e devolveu a autonomia das capitais que voltaram a eleger os seus prefeitos.

Com isso a disputa entre os dois acabou, pois Gilberto indicou Manoel Ribeiro como candidato à Prefeitura de Manaus ficando o caminho livre para que Amazonino fosse o candidato do grupo ao Governo no ano seguinte. Manoel Ribeiro venceu as eleições e em 86 apoiou Amazonino, que foi eleito Governador.

A partir de 1987, com Amazonino no Governo e Manoel Ribeiro na Prefeitura, sem que nem pra que, pois o prefeito tinha sido eleito, estabeleceu-se por parte do governador de então uma tentativa de subjugar o Prefeito, que resistiu. Em junho de 1988, a nova Constituição já estava até votada e reforçava a autonomia municipal restringindo as hipóteses de intervenção dos estados nos municípios, mas ainda não havia sido promulgada, o que só veio ocorrer em 5 de outubro daquele ano.

A Constituição vigente admitia a intervenção, embora fosse senso comum que ela era incabível naquele caso. Resultado: na ânsia de mandar em tudo Amazonino armou uma denúncia a partir de um grupo de deputados que lhe era fiel ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios e este se manifestou favorável à intervenção, imediatamente aprovada pela Assembléia Legislativa. O interventor nomeado pelo período de seis meses foi Alfredo Nascimento. A Polícia Militar cercou a Prefeitura e a intervenção consumou-se.

Manoel Ribeiro recorreu à Justiça, obteve uma liminar e voltou. No entanto, o novo Presidente do Tribunal cassou a liminar no dia de sua posse. E Manoel Ribeiro foi afastado retornando no dia 8 de dezembro, já com Arthur Neto eleito prefeito, para cumprir o restante de seu mandato.

A partir de 1989 mudou-se para o Rio de Janeiro como que cumprindo um exílio voluntário, onde contribuiu com várias das administrações daquela cidade. Vinte anos depois, voltou para Manaus. As acusações feitas à época pelo então governador nunca prosperaram e o tempo se encarregou de mostrar que eram apenas parte de toda uma trama política pelo poder.

Hoje, vinte anos depois, a sua nomeação para o IMPLURB pelo atual prefeito soa como um pedido público de desculpas pela arbitrariedade e violência da intervenção , bem como um resgate do homem público agredido e vilipendiado no passado.

Ao Manoel Ribeiro, meus votos de sucesso na sua nova missão, com as minhas homenagens ao seu pai, o saudoso Manoel Ribeiro, meu amigo e conselheiro em momentos difíceis da minha vida.

22 thoughts on “As voltas que o mundo dá

  1. A administração municipal de Manaus não tem uma plataforma, não apresenta uma cara de identificação: vai à revelia de acordo com os interesses dos amigos, “é a experiência de governar” que tem dado certo com votos à base do discurso falacioso e sensacionalista porque não há punição à altura para tanta bandalheira.

    P.S. Se não tem dinheiro nos cofres da prefeitura de Manaus, então, de onde surgiu essa quantia exorbitante pra pagar propagandas em rádios, jornais impressos e em televisões?

    Fazer propaganda de quê?

  2. Achei de mal gosto e uma tremenda falta de amor próprio. Rídiculo p/ esse senhor. Esse “presente” é o quê? Um cala-boca?

  3. Eu vou mais além, caro Sarafa!!!

    Amazonino não queria disputar as atenções do boto com o “Mané Pracinha”, mas viu a oportunidade perfeita para dar a famosa “rasteira” no seu “pai político”. Da mesma forma como o Boto deu a rasteira no “Pata Choca”.

    Como já era governador, estava numa posição privilegiada para se tornar o novo cacique da política baré. Botou o Mané Pracinha pra escanteio e fez corpo mole no pleito seguinte deixando o Boto sem pai nem mãe. Assim, colocaria o Boto na coleira e o apoiaria, mais tarde, para governador.

    Só que o “Negão” não era tolo, solidificou sua base de apoio arregimentando antigos aliados do Boto e pode passar um tempinho no senado e voltar para o executivo municipal com a corda toda, em 1992.

    Como não havia reeleição, em 1994, se elegeu governador de novo e pode se consolidar em 1996, quando atuou nos bastidores para aprovar a emenda da reeleição de FHC, junto com Orleir Cameli.

  4. Esse negão e mau ou mal acho que os dois. kkkkk

    Essa eu não sabia, + uma pro vasto mundo de casos do neguinho..

  5. Olá Serafim;

    No Blog do Holanda há uma matéria com o Cesar Bonfim, e parece que você e o Mario Frota tem rabo preso,ele disse que voce estava envolvido com ele no escandalo.
    Dar uma olhadinha lá.

    Cesar

  6. Sarafa,

    Me lembro desse episódio, logo na sequência vc se elegeu vereador, ai foi nomeado pelo artur secretário de finanças, “tempos do muda amazonas”, e a prefeitura de manaus tinha os garis mais bem pagos do Brasil, o paulo frança foi nomeado “porta voz” da prefeitura popular de manaus, e tempos depois saiu atirando para todo lado dizendo que a prefeitura era corrupta e coisa e tal…
    Muito bem sarafa eu tenho dois questionamentos p/ vc.
    A- No blog do holanda desta semana ele retrata a atual vida do Cezar Bonfim, que foi presidente da câmara “seu afazer atual é o de lavador de carros”, que foi cassado por causa das despesas médicas paga aos vereadores, “veja no blog do holanda” lá ele diz que vc o mario frota, foram beneficiados isso foi verdade??

    B- Na antepenúltima edição da veja a reportagem de capa é a respeito da atuação do TCU, e dentre várias obras “auditadas” pelo pais, detectou que o asfaltamento em Manaus teve um acréscimo de 20%. Essa obra foi da prefeitura da sua época, do governo do estado ou do famigerado negão??

    Cordialmente,

    lá do além

  7. Serafim, sinto em ter que descordar de voce em muito, mas nao existem unanimidades na vida, sendo assim, seria melhor que manaus ficasse longe e vacinada contra esses politicos retrogados e viciados em poder que tanto sangrian cidade de Manaus….será que o povo tem jeito..e aprende a votar..

  8. Naquela epoca ele(mazoca) mandava a policia dar tapas na cara de professores, anos depois pousa de bom moço, ou bom velhinho, mas chefe, escorpiao nao pede desculpa, é natureza desde Senhor ser perseguidor, so existe um lado o dele. Se nao fizer o que ele manda ja ja cai fora..Mas como o senhor falou Seja Bem vindo a Manaus. e ilumine nossas praças…

  9. Caro “lá do além”.

    A – Nem eu, nem o vereador Mário Frota fomos beneficiados com ressarcimentos de despesas médicas. O processo movido pelo Ministério Público contra todos os vereadores daquela legislatura diz respeito a suposto pagamento de salários, em 1992, além dos 75% dos salários dos deputados estaduais. Tal fato foi levantado pelo antigo e extinto TCM. Quando do julgamento no TCE foi demonstrado que os vereadores não receberam nenhum valor a mais e o processo foi arquivado. Treze anos depois, em 2005, o Ministério Público entendeu que os pagamentos foram a maior e entrou com a ação que foi contestatada por todos. O número desse processo é 001.05.022199-0 e que tem diversos incidentes processuais.
    B – Essa obra é no Distrito industrial com recursos da SUFRAMA repassados ao Centro das Indústrias e depois ao Governo do Estado. A Prefeitura, nem na minha época, nem agora, tem a ver com o assunto.

  10. Valeu Sarafa,

    vc é digno e honrado, teve altivez nas respostas, por isso sou seu eleitor.

    Parabéns,

    “lá do além”

  11. Caro Sarafa
    Aprendi que na politica,não temos inimigos e sim adversários,uns que guerreiam com decencia e outros que usam de artefatos poucos éticos,pois o objetivo é chegar ao poder.
    Tenho certeza que o ex-prefeito Manoel Ribeiro,sabe o que está fazento,ao assumir tal responsabilidade,quando vereador,fui rotulado de corrupto,fiquei profundamente entristecido e chateado,pois procurei com toda lealdade fazer o melhor por minha cidade e pelo povo,e encontrei força em Deus e no carinho de um povo que sabe valorizar quem o representa e é nos braços destas pessoas simples mais honesta e decente que todo homem publico tem que dá a volta por cima,pois até o povo sabe reconhecer quando erra.
    Seja benvindo,sr Manoel Ribeiro e mostre a frente deste importante orgão sua competencia e lisura,Manaus está precisando.

    Jorge Luiz
    Ex-vereador

  12. Caro amigo Serafim,

    Comentário lucido explicativo de quem conhece e viveu aquele momento triste e marcante da nossa história política.
    O Dr. Manoel Ribeiro é gente séria e tem muita vivência exeperiência em sua bagagem da vida.
    Faço votos assim como você, pelo sucesso da sua nova missão na vida pública.
    Manoel “Pracinha”? Sim, dos tempos que Manaus tinha respeito pelo seu povo e que os monumentos e praças publica eram cuidadas e as famílias conviviam e se divertiam em nossas praças.
    Dr. Manoel e Dona Marilia Ribeiro sejam bem vindo! Manaus lhes devia esta conta.

  13. Vergonha. Existem coisas que não tem preço. Também, não vejo nenhum “Le Comte de Monte-Cristo” nesta história.
    Bem… Olha o candidatíssimo senhor ao troféu “Óleo de Peroba” em Manaus!

  14. Prezado Serafim

    A razão da ida do Manoel Ribeiro para a PMM tem uma razão muito simples. Amazonino foi procurado por Manoel Ribeiro que lhe pediu uma oportunidade. Estava buscando voltar para Manaus depois da saída de César Maia da prefeitura do Rio de Janeiro, de quem era chefe de gabinete. Esse pedido ocorreu há cerca de três meses atrás. Ribeiro ganhou até mais do que esperava.

    Simples assim. Confira com suas fontes ou com próprio Ribeiro.

  15. Realmente Sarafa, mais uma coisa é certa, ao invés de progredirmos na administração munipal, vejo que estamos regredindo. Ninguém merece . . .

  16. Ray!

    Eu senti na pele o peso da mão do “Mazoca”. Eu também estava naquele protesto de 1997. Da mesma forma quando ele debelou um protesto de estudantes contra o aumento de 100% ma tarifa do transporte coletivo, quando estava em seu 1º mandato como prefeito, em setembro de 1983.

  17. Da mesma forma como o atual senador e ex-prefeito de Manaus foi rotulado pela mesma mídia de Amazonino como “espancador de camelôs”, o também ex-prefeito de Manaus Manoel Ribeiro passará para história com a infame alcunha (até eu me referi a ele em post anterior) de “Mané Pracinha”.

    Injustiças em política são mais comuns do que se pensa. Em 1958, o ex-governador Plinio Coelho foi indiretamente responsável pela morte do médico Stanislaw Afonso, quando este foi preterido em favor de Gilberto Mestrinho. O desgosto foi tão grande, que o médico morreu pouco depois, no meio da rua.

    O ex-prefeito Serafim também foi vítima disso, quando foi defenestrado publicamente por Artur Neto, quando foi secretário de finanças do hoje senador. Mas este, segundo o próprio Serafim (se quiser se manifestar sobre o assunto), também é um episódio superado. Mas, sem nenhum escrúpulo, em 1996, quando disputava seu 1º pleito para a PMM, o também candidato Alfredo Nascimento (com o então prefeito Eduardo Braga dando dicas por trás das câmeras) usou este episódio de maneira vil em um dos debates pela TV, uma vez que, naquela oportunidade, Serafim, assim como no último pleito, teve o apoio do senador Tucano.

  18. Caro Serafim,

    agradeço pela informação e esclarecimentos.Vou dissiminar para os demais.
    Obrigada!

  19. Caro Serafim

    O Sr Manoel Ribeiro merece toda a sua cordialidade, afinal parece que é muito seu amigo, mas, do povo de Manaus, ele só merece as costas, pois ele fazia e voltou a fazer parte do mesmo grupo que sempre esteve contra os interesses da coletividade. Depois dessa quem é que falta ser chamado pelo Amazonino. Daqui a pouco o Jader Barbalho aparece por aqui também.

    Ps. Até quando a prefeitura vai continuar enrolando sobre o concurso público? Será que vão levar o Ministério Público no BICO?

    Valeu.

Comments are closed.