Artistas pedem intervenção na Ordem dos Músicos no Amazonas

A classe artística de Manaus, capitaneadas pelas interpretes Lucilene Castro e Márcia Siqueira, pediram que a Câmara Municipal de Manaus (CMM), fizesse uma intervenção na Ordem dos Músicos do Brasil, secção Amazonas (OMB/AM), para que se possa vir à luz todas as irregularidades denunciadas e abusos sofridos pelos artistas locais nos últimos meses.

Com faixas pedindo auditoria e intervenção na Ordem, vários artistas locais fora dar apoio às duas cantoras, alvo de uma tribuna popular, nesta manhã (15), realizada pelo vereador Elias Emanuel (PSB). Márcia e Lucilene denunciaram toda sorte de constrangimentos que têm sido vítimas por parte da atual administração da entidade, que tem à frente o presidente Sérgio Salazar. Márcia Siqueira pediu aos vereadores que realizem uma espécie de auditoria naquela instituição. No último dia 3, a interprete foi proibida por fiscais da OMB/AM de subir ao palco na “feirinha do tururi” para cantar junto com a Marujada do boi Caprichoso, por não estar de posse, naquele momento, de sua carteira da Ordem.

Lucilene Castro, por sua vez, teve que constituir advogado e entrar com um mandado de segurança contra o presidente da Ordem, Sérgio Salazar, porque estava sendo impedida de trabalhar. Segundo ela, o dirigente havia se negado a homologar sua nota contratual, um direito dos músicos profissionais para que possam trabalhar, como forma de represália por ela encabeçar um movimento contra a direção da Ordem.

A vereadora Cida Gurgel sugeriu que a Câmara aprovasse uma moção de repúdio contra a Ordem, que foi defendida por outros parlamentares, como Homero de Miranda Leão. Mirtes Sales, por sua vez, solicitou que a Câmara convocasse o presidente da Ordem, Sérgio Salazar, para prestar declarações a respeito de seu mandato e decisões frente à instituição. “Salvo engano, a Ordem é para defender os músicos”, acrescentou a parlamentar.

Na visão de Elias Emanuel, proponente da tribuna, o que está havendo é uma “grande faísca entre a Ordem e os músicos e artistas locais”. Ele externou seu descontentamento com o fato e elencou, da tribuna da Câmara, uma série de denúncias e irregularidades que pesam sobre Sérgio Salazar, inclusive ações ingressadas no âmbito do Ministério Público Federal (MPF).

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.

One thought on “Artistas pedem intervenção na Ordem dos Músicos no Amazonas

  1. Quem disse que esses espertalhões representam a classe artística? Alguns deles, quando administravam a OMB, foram mais perseguidores com os músicos e apareciam apenas para ameaçar a classe. Outros deles simplesmente sucateiam a classe ao se apresentarem por “bebidas”. Isso sem falar que muitos deles possuem QI’s nas secretarias de cultura, tanto municipal quanto estadual.
    Há muito oportunista nesse movimento!

Comments are closed.