Artigos de Fernando Henrique, Marcelo Serafim e Ana Arraes

De vez em quando, a História prega uma peça a seus principais protagonistas. Mas também às vezes, alguns desses são capazes de reescrever o enredo para sair da entalada. Até agora, tem sido o caso de Barack Obama. No começo de sua corrida para a Casa Branca poucos apostavam nele. Vitorioso, ele entrou em cena como um César negro, cheio de ânimo e de promessas. Mas o cenário e o script não poderiam ter sido piores: recebeu a herança de Bush, com suas guerras, arrogâncias e déficits fiscais e, ainda por cima, elegeu-se em meio à voragem de uma crise financeira global. 


Trecho de “Será que Obama terá as condições para dobrar o ‘espírito de Wall Street’?”, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

As enchentes estão castigando a região amazônica. No último fim de semana, fui conferir de perto a situação das cidades amazonenses atingidas pelas cheias dos rios. Estive em vários municípios nas calhas dos rios Madeira e Purus e percebi que nenhum auxílio chegou para milhares de famílias que estão isoladas e desabrigadas. Logo que cheguei à Brasília, pedi assistência da Defesa Civil Nacional para a liberação de dinheiro, alimentos, colchões e pessoal qualificado para todos os municípios vitimados pelas cheias. Precisamos minimizar o sofrimento da população. 


Trecho de “Gripe suína, defesa do estudante de Manaus e alerta para enchentes no AM “, do deputado federal Marcelo Serafim. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Dom Hélder Câmara está entre aqueles brasileiros que engrandeceram o século XX. Convicto de sua opção pelos humildes, trabalhou pela construção de uma sociedade mais justa e solidária. Caracterizado pela amplitude e diversidade de sua obra social, política e catequética de caráter humanista, profetizada não só no Brasil mas onde quer que clamassem por sua pregação, Dom Hélder foi, sem dúvida, um verdadeiro Artesão da Paz. 


Trecho de “Dom Hélder, militancia no sacerdócio”, da depuafa federal Ana Arraes (PSB-PE). Clique aqui e leia o artigo na íntegra.