Arthur recebe como galardão representação do PMDB

Da tribuna do Senado, Arthur desafia peemedebistas
Da tribuna do Senado, Arthur desafia peemedebistas

“Aceito a representação do PMDB como galardão e a enfrentarei com as armas da minha convicção, da minha palavra, da minha vida, confiando, sobretudo, no Senado.” A afirmação foi feita pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), em plenário, na presença do presidente da Casa, José Sarney, e pouco antes de o líder do PMDB, Renan Calheiros, ir à tribuna para ler, na íntegra, a representação do seu partido denunciando Virgílio no Conselho de Ética.

O senador assinalou que a representação, como importantes figuras do PMDB declararam, era represália às atitudes que ele e o PSDB tomaram, pedindo o afastamento de Sarney da Presidência e entrando contra ele no Conselho de Ética.
E reiterou: “Continuo entendendo ser esse o melhor caminho para o desfecho desta crise. Não vai nisso nenhuma retaliação. É a convicção que me move. Cada dia mais de permanência de V.Exª no comando da Casa significa um dia mais de agudização da crise.”

Quanto à representação, Arthur Virgílio disse confiar no plenário do Conselho de Ética, porque “nem tudo ali é tropa de choque”, e ainda mais no plenário da Casa. “Não farei nenhuma concessão e não solicitarei nenhuma concessão”, afirmou.
Ressaltou ele que se por uma conjunção de forças entenderem que o mandato de Sarney – contra o qual pesam graves acusações – deve ser preservado e o dele próprio, não, não faria mesmo a mínima questão de permanecer na Casa.

Depois, ouviu, serenamente, a leitura que Renan Calheiros fez da íntegra da representação. Em seguida, foi à tribuna e começou por dizer que Renan mereceria processo por quebra de decoro parlamentar por ter dito, claramente, que estava valendo o princípio da reciprocidade. “Ou seja – acrescentou – se eu não o tivesse incomodado ou ao esquema mantido na Casa, nada haveria contra mim.”

Como Renan, por diversas vezes, afirmara que a Minoria do Senado age pensando ser Maioria, Virgílio lembrou: “Somos Minoria forte, expressiva, que em diversos momentos ajudou V.Exª a apunhalar o governo que aí está.”

Em seguida, afirmou e reafirmou que admitia inteiramente a culpa por haver permitido que um funcionário do seu gabinete fizesse curso no exterior – um dos principais pontos da representação do PMDB. (O senador está ressarcindo o Senado dessas despesas, mesmo sem ter sido cobrado.)

“Não faço parte do clube da mentira!”, frisou. “Assumo o erro que cometi. Se por isso sou réu confesso, sou réu confesso! Recuso-me a dizer que não sabia.”

Passou, em seguida, com a ajuda de recortes de jornais e de pontuações que tinha em mãos, a relatar os casos – numa espécie de paralelo com o do funcionário que fizera curso no exterior – que levaram Renan a responder a processo no Conselho de Ética e a renunciar à Presidência do Senado para não ser cassado. Citou notícias da imprensa sobre relações com empreiteiras, uso de aviões, atividades de assessores ou ex-assessores, lembrando, que várias dessas denúncias foram contestadas por Renan.

Concluiu dizendo ter sido essa a resposta de caráter político. A resposta técnica à representação será dada no momento oportuno.

3 thoughts on “Arthur recebe como galardão representação do PMDB

  1. sarafa este cara quer criticar o sarney como se fosse um santinho. quando sarney era presidente do senado e fhc presidente da reublica, por que nao usaram a força ética do psdb pra apagá-lo de vez do brasil???

  2. Sarafa este homem que é o Senador da República do Brasil chemado pelo nome ARTHUR VÍGILIO NETO, é o nosso melhor representante no congresso depois do saudoso e querido Senador Jefferson Péres. Querem calar a voz que faz muitos brasileiros e brasileiras terem esperança de que os políticos não são todos iguais. Eu tenho orgulho de ser amazonense por ter um Senador como ARTHUR VÍRGILIO NETO, por ter um Deputado Federal assíduo e competente como MARCELO SERAFIM, como o nosso Vereador de Manaus Marcelo Ramos que defende os interesses da população e por ter um político Honesto, Sério, Transparente como vc SERAFIM CORREA.Não vou admitir que façam com vc´s HOMENS PÚBLICOS que escolheram essa profissão não pra fazerem riqueza com dinheiro do povo mas, para fiscalizar e denuciarem esses corruptos que ensistem em continuar enganando o povo com mentiras e ilusões descabivéis, o que querem fazer jogar toda a culpa por esses escandâlos em vc´s que estão dento a coragem e a cara limpa pra reconhecer erros e coragem pra enfrentar esses homens que envergonham nosso país.Eu estou com o SENADOR ARTHUR NETO e quero chamar a sociedade não só amazonense mais também a brasileira pra ir para as ruas pedir “FORA SARNEY” e defender o o Senador ARTHUR NETO. Sei Sarafa que vc é amigo dele e na primeira oportunidade que tiver fale que o meu pensamento não é único e mesmo que ele saiba que o povo do Amazonas e o brasileiro estão do seu lado, uma voz não vai ser calada e eu a sociedade estamos com ele. Diga pra ele Sarafa “ARTHUR O POVO ESTÁ DO SEU LADO NÃO DESISTA”

  3. O Arthur pede a renúncia do Sarney, mas e ele? pq num renuncia tbm pra dá o exemplo? Ele é réu confesso e se gaba disso, como se isso fosse excluir o dolo e o crime que cometeu. Um hipócrita, como o Sarney e todos os outros! Só confessou pq descobriram e nao tinha como negar. Eu detesto o Renan Calheiros, que é tbm outro safado, mas pelo menos ele é coerente e acertou no alvo quando disse que o Arthur é minoria com complexo de maioria e com algum desvio psicólogico. E se for pra dar a presidencia do Senado pra turma do PSDB que tao com muita saudade do Planalto e visam eleger o Serra, deixa o Sarney mesmo. FICA SARNEY, FORA ARTHUR!!!

Comments are closed.