Amazonino foi cassado…

Amazonino foi cassado… mas recorreu da decisão. E se mantém no cargo de prefeito há praticamente 8 meses por força de uma liminar concedida por um desembargador. Amazonino fez o certo, recorreu como qualquer outro condenado recorreria de uma decisão que contrariasse os seus interesses, neste aspecto eu e Amazonino concordamos, decisão judicial é para ser cumprida, mas devemos recorrer até a última instância quando dela discordamos. No entanto, Amazonino usa dois pesos e duas medidas quando o assunto é decisão judicial. Quando o problema foi com ele, usou de todas as artimanhas para se segurar no cargo, o mesmo não fez quando o condenado foi o povo que desde a última sexta feira tem que pagar mais caro pelo transporte coletivo que ainda não opera a contento da população.


Trecho de “Amazonino foi cassado…”, do deputado federal Marcelo Serafim (PSB), publicado às quintas no jornal Dez Minutos. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

11 thoughts on “Amazonino foi cassado…

  1. Sr. Serafim, creio eu que há uma relação sutil do meu texto com o aumento da passagem.Em resumo, fui assaltado duas vezes em três dias. Coincidentemente, na semana decorrente ao aumento do preço da passagem. Segurança zero.

    Após dois dias assaltado na mesma semana, gostaria de apenas tornar público uma situação no mínimo desesperadora de segurança no transporte púbilco em relação a zona norte e leste. Para se ter uma idéia, na segunda feira, redigi um texto e enviei aos meus conhecidos para tomarem cuidado com o onibus da linha 014, pois sofrera uma tentativa de assalto. Eis que hoje, quarta feira, fui vítima de um assalto, dessa vez no onibus 352. Sei que a chance do texto ser publicado é pequena, mais pelo menos gostaria de pedir, como indivíduo que crê na força da imprensa para ajudar os cidadãos de bem, que seja feito algum alerta as autoridades. Do jeito que está, não pode ficar. Tudo foi verídico e caso seja do vosso interesse, envio-lhes minha identificação. Por segurança, apenas me declaro estudante da UFAM.

    Texto 1- ASSALTO DE SEGUNDA

    Segunda feira, 3 de Agosto de 2009. Estava eu no ônibus 014.

    Do nada, ouço uma mulher dizendo “-para o onibus”. Não dou moral, mais logo após vejo outras pessoas se dirigindo à porta dianteira do ônibus. Eis que olho para trás e, de relance, vejo o cobrador de cabeça abaixada, já desacordado, e um moleque drogado pegando o dinheiro do caixa. Sigo a “pequena multidão” em direção a porta dianteira, e o motorista continua a conduzir o veículo, sem entender o ocorrido. Dizem “-Tão assaltando!”. O motorista executa uma frenada brusca, e abre a porta dianteira. Não lembro direito o que aconteceu a partir daí, apenas vi um sujeito, que também estava na “pequena multidão”, que após descer do ônibus saiu correndo. Seguindo o instinto natural da necessidade de proteção, ponho-me a correr junto com o sujeito. Após correr alguns metros, ouço 4 ou 5 tiros… O temor pela ameaça a integridade física não me permitiu olhar pra trás. Depois disso, após correr mais alguns metros e chegar a outra parada, conversei com o sujeito que correra a minha frente, e ele estava mais atento do que eu: “-Eu vi o moleque dar uma coronhada no cobrador, depois disso, empurrei todo mundo da minha frente e saí correndo”.
    Depois passaram uns 3 onibus 014, fui no 3o, após tomar coragem e me recompor.

    Texto 2- ASSALTO DE QUARTA:

    Manaus, 5 de agosto de 2009, quarta-feira a noite. Estou tranquilo, apesar de quase ter sido assaltado anteontem. Estou na parada e esperando o onibus para ir para casa. Vejo o 014 vindo, mas me lembro de ter sido assaltado neste onibus na segunda, então o deixo passar. Passam-se alguns minutos, e vejo outro 014. Decido continuar aguardando o 352, pois este passa somente por avenidas principais e é seguro. Após 25 minutos de espera, surge ao horizonte o 352. Embarco e vou me sentar. A viagem é longa, me encosto no vidro e vou cochilar. Quando o ônibus está próximo a bola do Jorge Teixeira, ouço um barulho semelhante ao que ouvira ha dois dias atrás. Ergo minha cabeça e não acredito no que vejo: dois moleques, de 16, 17 anos, (um deles armado), recolhendo passageiro por passageiro pertences com alguma valia. Na frente, vejo outros dois marginais, e que só pude olhar nitidamente a arma nas mãos de um bandido que estava apontando-a para o cobrador.
    Como passava por situaçào parecida há dois dias atrás, mantive a calma e observei as ações de um dos marginais. Vejo ele tentando tomar a bolsa de um rapaz, que diz que “não pode” lhe dar a bolsa. O marginal grita ao ouvido da vítima: “Tu quer morrer? Tu quer morrer?”. Então o marginal toma a bolsa, e recolhe as bolsas das mulheres e carteira dos homens. Temo pelos documentos, que demorariam meses até poder recuperá-los. Temo também ouvir aquele barulho de quando uma arma é disparada. Vejo o marginal recolhendo um-a-um os pertences do passageiros da fila de cadeiras que eu estava. Quando este bandido olha em direção a minha bolsa, percebo que não adiantará, perderei tudo. Com a abordagem, saco o celular e lhe entrego, neste momento dou graças a Deus por estar inteiro, e que o bandido tenha virado as costas após roubar um celular que me custou o suor de um trabalho honesto e que não tenha ameaçado roubar minha carteira.
    Após uma turbulenta cena, vejo os assaltantes mandando o motorista, com a cabeça sob a mira de um revólver, parar e abrir as portas do ônibus. Os bandidos fogem com todos os pertences, e o motorista nos leva a uma companhia da Polícia Militar. Enquanto o motorista e a cobradora vão resolver os problemas burocráticos, com o Boletim de Ocorrência, converso com outros passageiros e vejo uma moça aos prantos: levaram-lhe a bolsa com seu dinheiro e todos seus documentos.
    Então, como cidadão de Manaus, me pergunto: o prefeito da cidade aceitou o aumento do preço da passagem. O que melhorou? Numero de ônibus? Segurança? O jeito então é esperar chegar 2014, para termos um ano com uma segurança digna de país de primeiro mundo, e ter a certeza, de que em 2015, teremos que circular pela cidade suspeitando da própria sombra. De preferência, a pé!

  2. Sobre acassação de amazonino,pelo jeito vamos ter que engolir até terminar o mandato, ele não quer sair nem pra deixar o carlos souza assumir, com eles tinham combinado…isso já era de se esperar porque ele ñ tem palavra msm. E ele sabe que, se ele sair pra se candidatar a governador, vai perder mesmo.

  3. É uma pena que o TRE, sempre imprevisivel e moroso, tomara que nao aconteça em coari, que o prefeito ficou oito anos fazendo desmandos e só depois que terminou seu mandato começou a ser investigado, Manaus agoniza em menos de oito meses, quanto mais quatro ou oito anos, Só orando muito, enquanto isso o transporte a educação e a saúde sofrem…

  4. Sei que não cabe aqui dizer isto, mas ouvi dizer que o Sr. Serafim vai fazer aliança com o Ministro Alfredo Nascimento para sairem como candidatos a governo, se isso for verdade só tenho a lamentar…

  5. O certo é AMAZONINO ESTÁ CASSADO e não AMAZONINO FOI CASSADO.
    Alias Marcelo excelente este seu texto continue nos brindando com artigos atuais e necessários para o momento que vivenciamos. Jamais sair das trincheiras até que o TSE por unanimidade, eu disse por U-NA-NI-MI-DA-DE honre a justiça deste pais e retire da cadeira do Gabinete do Prefeito esse senhor que só entende de justiça quando lhe é favorável e ponha na Prefeitura quem verdadeiramente pode fazer algo pelo povo da nossa cidade.

  6. É assalto de um lado, assalto de outro: por um lado o Prefeito assalta a população com esse aumento, INJUSTIFICADO, da passagem de onibus.. Por outro, a falta de segurança da cidade – coisa que o prefeito deveria dar prioridade, também – nos leva a sofrer estes assaltos…

    Meu irmão estava no 352, mas graças a Deus não lhe levaram nada…

    Tá triste a situação!

  7. Pelo visto há dois pesos e duas medidas mesmo, pois depois de tantas porvas concretas Amazonino Mendes ainda reina absoluto na prefeitura de manaus, wallace souza ainda esta em liberdade e com seu mandato, já no caso do aumento da tarifa é um total desrespeito a populãoção que paga um dois transportes coletivos mais caro do pais e tem com certeza o pioror serviço haja visto que na sua grande maioria os onibos são velhos , sujos , e nunca sai ou chegam em seu horário previsto hoje a espera em bairros da zona norte é de pelomenos 45 a 50 minutos na parada e so andam lotadissimos, sem contar o caos que ficou para conseguir a meia passagem filas interminaveis, praticamente o fim da integração temporal, será mesmo que o povo merece todo esse desrespeito?.

  8. E o Wilson Lisboa que falou o que todo mundo pensa, mas num tem oportunidade de falar e vai ser processado por danos morais? Pow, se um deputado estadual num pode expressar o seu pensamento sobre esse “TRE/AM de merda”, imagine o povo. Mas, gente, o TSE vai pegar esse negao na curva, como fez com o Henrique Oliveira, tomara que num demore muito. E Sarafa, se vc coligar com o Alfredo Nascimento, pode contar com o meu voto.

Comments are closed.