CNJ cobra cumprimento da Meta 2

O Conselho Nacional de Justiça estabeleceu como meta para ser cumprida até o final de 2009 o julgamento de todos os processos iniciados em 2005. É a chamada Meta 2. Para permitir o controle do cumprimento dessa meta criou o chamado PROCESSOMETRO, um ícone dentro do seu site – www.cnj.jus.br – , que informa os dados de todos os tribunais.

Ontem, em workshop realizado em Brasília o secretário geral do CNJ, Dr. Rubens Curado, anunciou que 47 tribunais estão próximos a cumprir a meta, pois têm menos de 1.000 processos cada um para serem julgados.

Três tribunais deixaram de fornecer os dados e por isso as informações relativas à eles não constam do PROCESSOMETRO. Foram os tribunais do Amazonas, Maranhão e São Paulo.

Leia a íntegra da noticia, retirada do site do CNJ:

Meta 2: mais da metade dos Tribunais com menos de mil processos pendentes de julgamento

Ao todo 47 Tribunais brasileiros precisam julgar menos de 1.000 processos para alcançar a Meta 2 do Judiciário, de concluir ainda este ano todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. O dado foi apresentado, nesta quarta-feira (05/08), pelo secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rubens Curado, durante o 2º Workshop dos Gestores Nacionais das Metas de Nivelamento, promovido em Brasília. A expectativa, segundo Curado, é de que pelo menos metade dos 91 Tribunais brasileiros consigam cumprir a meta bem antes do prazo estipulado, que termina em 31 de dezembro deste ano. “Estamos animados e confiantes, embora saibamos das dificuldades e do tanto que ainda temos que trabalhar daqui para frente”, destacou.

O secretário-geral lembrou que houve um aumento significativo, nos meses de maio e junho, do número de julgamentos referentes a processos alvos da Meta 2, o que reflete o empenho dos gestores. Em um segundo levantamento que está sendo realizado pelo CNJ, em conjunto com os Tribunais, o número de processos distribuídos até o final de 2005, mas ainda pendentes de julgamento, deverá cair para menos de 50% do verificado em um levantamento preliminar (que era de 23 milhões). A correção resultou de ajustes feitos nos bancos de dados e nos critérios adotados para a contagem dos processos. “Eliminamos o lixo processual, ou seja, processos que já estavam concluídos, mas não haviam sido lançados no sistema”, destacou o secretário-geral. Além disso, o atual levantamento abrange apenas os processos de conhecimento, cujo andamento depende mais do Judiciário.

Segundo o balanço preliminar, pelo menos 5 milhões de processos que ingressaram no Judiciário até o final 2005 ainda estão à espera de julgamento. O levantamento, no entanto, ainda não inclui os dados dos Tribunais de Justiça do Maranhão, Amazonas e São Paulo, que é o maior do país. A boa notícia, segundo ressaltou Rubens Curado, é que na maior parte dos Tribunais, o volume de processos pendentes é bastante inferior à capacidade de produção verificada no ano passado. No caso da Justiça Estadual, por exemplo, o número de processos alvo da Meta 2 pendentes de julgamento (4,6 milhões, excluindo TJSP, TJAM e TJMA) corresponde a menos de 50% do total de ações julgadas em 2008. Na Justiça Federal, essa proporção cai para 15%, enquanto no Judiciário Trabalhista é de apenas 2%.

2 thoughts on “CNJ cobra cumprimento da Meta 2

  1. O grande número de processos e o excesso de regalias com quem são agraciados alguns juízes principalmente do interior do Amazonas, alguns trabalham apenas dois dias na semana o que causa uma morosidade já mais vista no judiciário e isso se reflete em impunidade, homens públicos que saquearam literalmente os cofres de prefeituras do interior o fazem com a certeza que não serão punidos, devido à ineficiência dos tribunais de justiça e em alguns casos com a conivência de alguns juízes que são detentores de verdadeiras fortunas por conta desta mãozinha que dão a alguns prefeitos é liminar prá cá, liminar prá lá, há municípios que a população não sabia quem era o prefeito, porque todo dia uma liminar empossa um e afasta o outro.

  2. meu processo de 2001 julgado em 2006 primeira instância, foi para recurso em 2006 nas recursal,faz parte do meta2,ano que vem continua para quem não atingi ou acaba.

Comments are closed.