Antídotos contra a corrupção

EM “A REPÚBLICA”, Platão conta o mito do camponês Giges que, certo dia, pastoreando suas ovelhas, encontra uma cratera aberta por violenta tempestade. Lá, ele descobre o cadáver de um homem, com um anel no dedo. Pega o anel e o coloca no próprio dedo. E, para sua surpresa, percebe que a joia lhe dá a faculdade de se tornar invisível. Com esse poder, Giges passa a cometer uma série de delitos: seduz a rainha, mata o soberano, usurpa o poder. O mito desvenda, assim, a propensão humana a praticar atos condenáveis quando há a certeza da invisibilidade. Impossível não pensar nisso diante do mais novo escândalo nacional, envolvendo o governador de Brasília.


Trecho de “Antídotos contra a corrupção”, da senadora Marina Silva, do PV do Acre. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

3 thoughts on “Antídotos contra a corrupção

  1. Em Manaus a cidade dos poderosos os poltiticos abusam da impotencia dos eleitores meros pagadores de impostos,vejam no video anexo o descaso da prefeitura com os moradores mesmo depois de varias reclamaçoes,temos todas os documentos que comprovam que o referido shopping são josé fez a expansão em cima de nossa area verde e que sabemos que na epoca o prefeito ALFREDO NASCIMENTO em 2000 publicou no diario oficial a permuta de nossa area verde com o shopping,por que essa bondade?nós moradores do condominio joão Bosco II ao lado do UAI shopping são José ja perdemos a paciencia com o descaso dos proprietarios do mesmo e da PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS e resolvemos filmar tudo e mandamos inclusive para o FANTASTICO E CQC ja que o atual prefeito está pensando mais nos votos pra governo e os pagadores de impostos que se f—–,assistam no you tube a vergonha da nossa cidade e o que os turistas da copa de 2014 vão ter que ver e comer ,lembrem que esse video esta correndo o mundo.assista http://www.youtube.com/watch?v=vQIzIw-Vi5o

  2. Senhor Serafim, desculpe, mais fico triste, tão triste quando vejo pessoas como o senhor, envolvidos com pessoas sem escrúpulos. Sou de Manaus, votei no senhor para prefeito, sempre voto no senhor pra tudo o que se candidata, pois sempre gostei do seu trabalho e sua postura. Mais deixa eu lhe explicar o porque da minha tristeza.
    Atualmente moro em Coari, vim trabalhar nesta cidade por contas das firmas que prestam serviços nas obras da Petrobras, moro em Coari fazem exatos 03 anos, não sou eleitora desta cidade, pois como já disse, ssó estou aqui a trabalho, mais minha terra é Manaus. Mais fico triste com as coisas que vejo acontecer nessa cidade aqui ultimamente, fico triste porque aqui fiz muitos amigos e gosto muito dessa cidade, que hoje considero minha segunda casa.
    Quando vi o senhor em Coari juntamente com o pessoal do atual prefeito Arnaldo Mitouso, fiquei muito triste, pois morando em Coari, sei e vejo o que esse prefeito está fazendo com essa cidade que tanto gosto. Sr. Serafim, as pessoas de fora não têem ideia do que se passa nessa cidade, das perseguições, dos maltratos, das bandidagens que hoje acontecem em Coari. Moro aqui a três anos e nunca vi nada igual a isso. É um absurdo sem tamanho, uma falta de respeito com o ser humano, pois independente de terem votado em A e B todos são daqui, todos são cidadãos Coarienses e o que vemos hoje é um prefeito governando apenas para as pessoas que votaram nele, como pode isso? Cadê a justiça que não enxerga esses absurdos que acontece com essa cidade antes tão pacata?
    Agora a minha tristeza é saber que o senhor querendo ser candidato peça justamente apoio aà esse prefeito com a fama e a moral tão baixa, pois hoje nesta cidade, nem mesmo as pessoas que votaram nele, concordam com o que eles vem fazendo, como pode o senhor um homem tão inteligente está apoiando e pedindo apoioa essa pessoa tão sem escrúpulo e sem respeito ao próximo.
    Ajude esse povo, por favor. Vejo que eles não tem mais a quem recorrer.

  3. É uma bela metáfora ante a política brasileira. A invisibilidade, a qual Platão nos faz aludir ao excesso de arbitrariedades e corrupção , tem o mesmo efeito da IMPUNIDADE que finalmente está com os dias contados haja vista o caso do governadore Arruda. Espero que as punições da JUSTIÇA correspodam as expectativas da sociedade Brasileira, tenham inicio,meio e fim. Nada de PIZZA.

Comments are closed.