Antecipar o 13º faz bem a todos

Tradicionalmente o Governo Federal paga 50% do 13% salário em junho e os outros 50% em novembro.Este ano não será diferente.

A novidade vem do Governo de Pernambuco, a frente o Governador Eduardo Campos, que vai pagar o 13º em novembro. Não se tem notícia de outros governos e/ou prefeituras ou empresas que pretendam fazer tal antecipação.

O que se vê são bancos anunciando a possibilidade de antecipar, através de um empréstimo, o valor do 13º. Essa é uma operação onde só ganham os bancos e não vale a pena, a menos que a pessoa esteja, como se diz no jargão, com a corda no pescoço.

O 13º quase sempre vira consumo ou serve para quitar dívidas. De uma forma, ou de outra, estimula o consumo e gera novos impostos, principalmente o ICMS que é estadual, mas do qual os municípios ficam com 25%.

Por essa razão, se o Estado e a Prefeitura tiverem condições de caixa, valeria a pena antecipar a 2ª parcela em novembro, já que a 1ª já foi paga. O resultado seria o efeito dominó, com a antecipação da receita de ICMS, em um mês.

Fica a sugestão.

One thought on “Antecipar o 13º faz bem a todos

  1. Caro, Serafim! Vejo a atitude do ilustre governador Eduardo Campos como um exemplo a ser seguido pela maioria dos municípios e estados, visto que todos só têm a ganhar. Ah, Prefeito, permita-me quebrar o silêncio preservado pelo Senhor para poder tecer alguns comentários a respeito da atual situação vivida pela prefeitura de Manaus. Sabemos que é só uma questão de tempo para podermos ter uma nova eleição em nossa cidade. Felizmente, a população terá uma segunda chance depois de assistir a todos os desastrosos acontecimentos. Agora é a vez da transparência voltar e a saúde retornar às casas dos mais necessitados que vivem hoje à míngua sem remédio. Forte abraço, Carlos.

Comments are closed.