‘A Segurança Pública falha em inteligência’, diz Serafim após AM registrar aumento em mortes violentas

‘A Segurança Pública falha em inteligência’, diz Serafim após AM registrar aumento em mortes violentas

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou nesta terça-feira, 22, que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), falha no uso da inteligência para o enfrentamento ao crime organizado. A declaração do parlamentar ocorre um dia após ser divulgado que o Amazonas foi o estado que teve o maior aumento percentual no índice de mortes violentas, com um crescimento de 54% de 2020 para 2021.

É o que revela o Monitor da Violência, iniciativa do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados consideram os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte nesses dois anos, o total passou de 1.019 para 1.570.

“O comandante da Polícia Militar (coronel Marcus Vinicius), tenho dele uma boa impressão, mas entendo que o vídeo que ele gravou foi além do que ele poderia prometer ao dizer que iria dizimar as organizações criminosas do tráfico. Isso daí nem o Rio de Janeiro conseguiu. Nós temos que ter calma, sensação de segurança para a população e, principalmente, inteligência, onde a Segurança Pública do nosso estado falha”, declarou.

 

Episódios

 

O estado, segundo Serafim, coleciona episódios que mostram a urgência do uso da inteligência para evitar que a população padeça com o crime organizado. Entre os episódios, estão a morte de 17 suspeitos de tráfico (entre eles adolescentes) durante ação da polícia no bairro Crespo, em 2019, além da matança no rio Abacaxis em 2020 e, em 2021, o assassinato de sete jovens em Tabatinga, todas ações em retaliação policial.

O líder do PSB na ALE-AM lembra ainda do envolvimento de servidores da segurança em crimes como tráfico e a prisão do então secretário adjunto de Inteligência Samir Freire, suspeito de usar estrutura pública em benefício próprio por meio de extorsão.

“A Segurança Pública precisa fazer uso da inteligência até por esses últimos acontecimentos que, de repente, ficaram adormecidos, esquecidos, e que dizem respeito com aquela ação do Gaeco, onde nunca mais se falou nada sobre aquilo, não se falou mais sobre o Guardião que foi apreendido”, avaliou Serafim.

 

Aumento de efetivo

 

O deputado Serafim Corrêa elencou ainda a necessidade de aumento do efetivo da Polícia Militar como ferramenta para reduzir os crimes no estado. Para isso, diz Serafim, é necessário que o estado acelere a nomeação dos aprovados nos concursos públicos realizados para as forças de segurança.

“(…) o Amazonas continua tendo um número insuficiente de profissionais da Segurança Pública para enfrentar os problemas que temos no dia a dia. O governo do Estado demorou muito para tomar a iniciativa de fazer concurso público. Está fazendo agora, no último ano de governo, e rogo a Deus para que se acelere esse processo e que não Haja judicialização, se houver, tudo ficará mais complicado. Então, peço para que seja acelerado esse processo do concurso, porque depois do concurso tem o curso, e aí em geral têm mandados de segurança, liminares, e vai adiando e com o atual efetivo da Polícia Militar não tem como combater o crime, isso é fato”, disse o deputado.