25 anos sem Tancredo Neves

Os mais novos não sabem a importância de Tancredo Neves que este ano completaria 100 anos na vida pública brasileira nas últimas décadas. Sempre esteve presente nos momentos mais delicados do Brasil contemporâneo buscando saída para as crises, estabelecendo pontes que permitiram a solução de impasses, atuando de “bombeiro” nas horas em que era preciso apagar incêndios, sem jamais abrir mão de suas convicções.

Esteve presente na redemocratização em 1945, foi figura importante para evitar o pior no suicídio de Getúlio Vargas, articulou a emenda parlamentarista que permitiu a posse de Jango em 1961 e foi ele, o grande artífice da saída negociada em 85 quando eleito presidente terminou não assumindo porque morreu antes de ser empossado no dia 21 de abril.

Em relação ao Amazonas, foi ele quem como primeiro Ministro sancionou a Lei nº 4069-A, de 12 de junho de 1962 de autoria do saudoso Senador Arthur Virgilio Filho que criou a Fundação Universidade do Amazonas, um dos fatos mais importantes para o nosso estado que naquela altura dispunha tão somente de três cursos: direito, filosofia e economia. Abaixo o extrato da lei.
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI No 4.069-A , DE 12 DE JUNHO DE 1962.

Cria a Fundação Universidade do Amazonas, e dá outras providências.

Cria a Fundação Universidade do Amazonas, e dá outras providências.

O Presidente da República: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. Fica criada a Fundação Universidade do Amazonas, que o Poder Executivo instituirá, com caráter de Fundação, a qual se regerá por Estatuto a serem aprovados pelo Presidente do Conselho de Ministros.

Art. 2º. A Fundação será uma entidade autônoma e adquirirá personalidade jurídica a partir da inscrição, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, do seu ato constitutivo, com o qual serão apresentados os Estatutos e o decreto que os aprovar.

…………………………………………………………………………………………………………………………..

Art. 19. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 12 de junho de 1962; 141º da Independência e 74º da República.

JOÃO GOULART
Tancredo Neves
Walther Moreira Salles
Antonio de Oliveira Brito

Saiba mais sobre Tancredo Neves acessando http://pt.wikipedia.org/wiki/Tancredo_Neves

4 thoughts on “25 anos sem Tancredo Neves

  1. Apesar de ser mais jovem do que o Senhor…Lembro muito bem daquele palanque onde vários politicos de renome nacional, cantando o hino nacional brasileiro na voz de Fafá de Belém…Mas, a única coisa que me “chateou” no Presidente Tancredo Neves foi a escolha do seu vice José Sarney, que escolha péssima, tinhamos tantos outros…

  2. gostaria de saber na vida publica de tancredo quais projetos de leis , ou leis que ele efetivamente fez como deputado, para que possa dizer para minha filha.

  3. Fernando:

    Acesse o site do Wikipedia e conheça mais sobre Tancredo. É só ir na materia e clicar.

Comments are closed.