A razão de ser do Blog do Sarafa

O jornalista e empresário Roberto Marinho, que nos deixou com quase cem anos de vida, costumava lembrar que começou a fazer a Rede Globo quando tinha sessenta anos. Eu, aos sessenta e um anos, começo a construir a minha participação em uma forma de mídia que já é, e cada vez mais será, a mais democrática e acessível do mundo: a Internet.

Este blog surge com dois objetivos: o primeiro, abordar temas de interesse público e, o segundo, ser uma trincheira de defesa das liberdades públicas, direitos de primeira dimensão, que são os direitos civis e políticos. Assim, como cidadão, defenderei, também, o meu nome e a lisura do meu mandato que o povo, democrática e soberanamente, me outorgou. Mandato que cumpri até o fim, incansavelmente, dia após dia, para honrar a soberania popular.

Sou homem de luta. Nada do que conquistei ao longo da vida foi gratuito e saberei defender-me dos que tentam, pelas formas mais mesquinhas e inescrupulosas, atingir-me. Ninguém vai emparedar-me. Manterei o nível elevado, respeitando a todos, e com o mesmo rigor e equilíbrio, mostrarei o outro lado da moeda que muitos, por conveniência, dolosamente fazem questão de omitir.

Obrigado. Sejam todos bem vindos.

56 thoughts on “A razão de ser do Blog do Sarafa

  1. Parabens companheiro, minha familia, meus amigos e eu estamos contigo, manda bala!!!!

  2. Em nome de todos os jovens desta cidade, deste Estado, desta nação, cumprimento o senhor por mais esta ação de liberdade de expressão,de democracia.

    Obrigado Sarafa! e como dizia meu pai, nos tempos de sindicalismo: “Firme na luta!”

    Abraços!

  3. Sarafa, em nome do Psb, o qual tenho a honra de estar nesse momento como Sec . Geral Estadual, digo-lhe : É uma honra, quase singular nesse momento da história, caminhar ao lado de homens como você! Continuemos firmes na luta!
    Saudações Socialistas.!

  4. Parabéns pelo blog, é mais um espaço democaratico onde poderemos expressar nossas opinioes acerca de questoes de extrema importancia para nossa cidade. é um espaço politico onde nos possibilita a acreditar que a politizacao de nossa populacao certamente caminhará para um elevado debate democratico.

    mais uma vez o parabenizo.

  5. Sarafa, parabens pelo espaço, tenho certeza sempre democratico. Sarafa que com toda sua esperiencia vc ajude sempre nossa juventude a crescer e a lutar por dias melhores conte sempre com nosso apoio. esta faltando agora o Orkut do Sarafa rsrsrs Abraço Lider de toda a JSB-AM

    Sérgio Cardoso Emiliano
    Presidente JSB-AM

  6. Sarafa parabens por mais essa iniciativa!!!
    Tenho certeza que o blog nos sera de grande utilidade!!!

  7. Parabéns Sarafa!
    Orgulho da minha família e dos meus amigos, estaremos sempre contigo!

    A luta nunca vai acabar!

    Abraço

  8. Parabéns por mais essa iniciativa Sarafa. Tenho certeza que além de muita informação veremos os fatos por outro vies permitindo assim que julguemos melhor as situações estranhas que ocorrem em nossa cidade e Estado. Boa sorte!

  9. Parabéns pela excelente iniciativa Sarafa,tenho certeza que este será o meio mais democrático para o povo perceber o que acontece no meio civil e político em que convivemos.Um grande abraço.

  10. Serafim, fico muito feliz com a sua iniciativa e agradeco por esse novo formato que vai nos permitir, de longe, acompanhar o seu pensamento lucido.

    Um abraco,

    Daniel Sabba

  11. Parabéns pela iniciativa, e que este seja mais um instrumento que você terá para poder manter contato com todos aqueles que acreditam na sua honestidade, decência e no Cárater.
    Muito obrigado por continuar levantando esta bandeira e saiba que eu sempre serei um fiel soldado pronto para cumprir todas as missões que a mim forem designadas.

  12. Parabéns pelo Blog, pelo belo texto inicial e pela iniciativa. Hoje não podemos ficar a mercê de sabermos o que acontece na cidade onde moramos exclusivamente através dos jornais impressos que na mais das vezes publicam somente o que interessa ao seu dono, razão da avalanche crescente dos blogs. Em Manaus tem dois que são campeões em visitas, o do Holanda e o Malfazejo. Torço pra que supere a todos em visitas.
    Quanto a sua trajetória política sugiro adotar a frase “Se o agridem.. o acusam, ofendem, criticam e se lhe fazem injustiças… voe mais alto. Os ratos não resistem às alturas.

  13. Parabens por esse espaço e pela iniciativa de cria-lo. Tenho certeza que este será um local democratico, e um espaço onde nós teremos chance de debater e tomar conhecimentos dos reais acontecimentos na cidade!!
    Conte sempre comigo nessa luta incansável pelo melhor para Manaus!

  14. Parabéns Sarafa por este novo espaço criativo, dinâmico, interativo e rico. Tenta manter sempre atualizado que vai pegar, certo! Já adicionei nos meus favoritos. Lembre-se que os grandes homens às vezes são os mais incompreendidos, mas a eles, Deus sempre reserva um lugar na história.

    Parabéns, bicho. Sucesso e vá em frente com essa mesma conduta!

    Abraços do seu amigo.

  15. Parabéns,Parabéns;Sarafa por este novo espaço democratico,moderno,isto é uma prova que voce ama a ciencia e tecnologia,é um homen,um cidão,um politico atualizado,espirituoso culto,lapidado, alteroso de carater impecavel.O blog é uma contribição não só para Sarafadas,economicas,juridicas,politico administrativos e sociais,mas também para sarrafadas e ripadas,nos hipocritas e corruptos do nosso estado…

  16. O aniversário é meu mas vc merece os parabéns por tal coragem.

    Estaremos juntos nessa e que Deus nos abençoe

  17. Serafim, Parabéns pelo blog. Está bem estruturado, os temas abordados atuais e “enxutos”.
    Sucesso !
    César

  18. Parabéns Sarafa

    ‘Continue a nadar’, como dizia o peixe doido do ‘procurando nemo’.

  19. Olá Serafim e amigos do blog.

    Manaus já merecia mais um espaço democrático para ecoar o pensamento dos homens e mulheres livres e de bem de nossa cidade.
    Fiquei animado ao ver o formato do “Blog do Sarafa”, pois este, ao que me parece, abordará de forma simples e direta: atualidades, política, cultura, lazer e entretenimento.
    Manaus, que muito já te deve, fica hoje, mais uma vez, orgulhosa de ti e, certamente, feliz com a novidade.
    Parabéns Sarafa, por sua coragem e iniciativa.

    Abraços e sucesso.

  20. Sarafa,mesmo cendo vc uma das minhas maiores decepção politica,eu estou contigo,e contra esses que estão a 30 anos no poder se locupletando do dinheiro público.
    vamos a luta, que a fila anda.

  21. Serafim,

    Parabéns pela iniciativa. Se os homens de bem desta cidade dedicassem um pouco do seu tempo para a discussão dos assuntos de interesse coletivo sem estar amarrados aos interesses e limites dos meios de comunicação tradicionais, a realidade seria outra. Aliás, já está sendo. A internet é, a moda MAgri, invendável.

    Um abraço fraterno,

    Sérgio Freire.

  22. Acho bom mesmo o Sarafa defender o seu mandato.
    Pode explicar o motivo de ter deixado as ruas ficarem que nem tábua de pirulito. Ter deixado os Distritos de Obras sem material. Falo isso, não de ouvir na imprensa, mas porque tenho pai, irmão e sogra que trabalham na Prefeitura.
    O Sarafa também pode explicar como é que um cidadão que não conseguiu nem se eleger vereador, consegue dois anos depois ser eleito deputado federal. De onde veio o dinheiro da Campanha? Houve caixa dois? Perguntar não ofende, né?
    E a água? Cadê a água?
    Ah, não posso esquecer da perseguição nas Secretarias Municipais (houve ou não houve?)
    Também houve intimidação para colocação de adesivos nos carros de funcionários (isso saiu na imprensa).
    Na minha opinião, esse Serafim não é melhor nem pior que os outros, é igual.
    Mas tem um agravante! Se elegeu como sendo o cara da honestidade, da ética, da mudança…
    Realmente, Manaus mudou! Pra pior!

  23. Puxa! Não tem um comentário de crítica, só elogio. Só o meu! Que ainda está aguardando moderação. Será que vão publicar?
    Mas o Sarafa diz que esse blog é DEMOCRÁTICO…
    Vamos ver o quanto esse espaço é democrático mesmo.
    Se o meu comentário anterior não for publicado, não me espantarei.
    Ah esse comentário aqui não precisa ser publicado, é só pra conhecimento de vocês mesmo.

  24. Caro companheiro e amigo Serafim, faço questão de postar minha participação neste seu blog, em nome da lealdade, da dignidade e pricipalmente da hombridade.
    Pois sou sabedor de suas infinitas virtudes e sua seriedade, algo raro na política brasileira e principalmente em Manaus.
    A vida política do Amazonas esta agora dividida em duas partes: uma antes de vc exercer o cargo de mandatário desta maravilhosa cidade e outra depois de sua saida aliada a perda do glorioso senador Jeferson Peres.
    Serafim a sua participação ativa na politica do Amazonas é fundamental para diferenciar o bem do mal e mostrar para o Brasil as mazelas cometidas neste estado, que certamente o tempo e a sua dedicação serão determinante.
    Desejo boa sorte nesta sua árdua tarefa e saiba que estarei contigo na mesma tricheira, mesmo que isto contrarie algumas pessoas.

  25. Serafim, que bom que vc postou as dúvidas deste cidadão de nome Daniel Matos, quem te conhece sabe que vc jamais deixaria de enfrentar qualquer critica que fosse, mesmo para alguem mal informado e que espero não seja mal intencionado.
    Responda pois vc esta com verdade e nada deruba uma verdade sincera e franca.

  26. Parabéns Serafim pelo blog.
    De muito bom gosto os analistas.
    Com certeza o blog já é um sucesso.
    Estamos torcendo por uma Manaus melhor e um Amazonas mais justo.

    Um Abraço!!!

    Elciano Eduardo.

  27. Caro amigo e irmão Serafim. Agradeço pela brilhante idéia de criar o blog do sarafa. Nós agora temos um manômetro de safadezas que denunciará os absurdos que temos esperienciados ao longo dos últimos 20 anos.Parabéns a voce e a toda equipe do Blog. Tríplice abraço. Chaminha

  28. Meus sinceros parabéns Serafim!
    Acredito que o blog será um formador de opinião e atingirá grande parte do público jovem de Manaus.
    Abraços!

  29. Olá!
    Parabéns pelo blog.
    Quero fazer um agradecimento público. Fui seu eleitor em 2004, esperando uma mudança de rumos em nosso quadro político. Confesso que imaginava que a mudança ocorreria, primeiro, internamente, arrumando a casa, tentando mudar a mentalidade mesquinha e fisiologista deixada pelos últimos prefeitos.
    Tamanha foi minha surpresa quando, no mesmo ano, o Sr. implementou o PROSED, uma ferramenta de democratização fundamental para as escolas públicas. Ela oportunizou que pessoas como eu com dez anos de semed pudesse assumir, pela primeira vez, um cargo de tamanha responsabilidade sem amarras de indicação política, baseado apenas em minha qualificação profissional.
    Depois, seu governo deu um passo enorme ao implementar o Qualiifica, que consiste na liberação com garantia de salário para cursar mestrado ou doutorado. Quem, como eu, teve um pedido dessa natureza negado e, às duras penas, fez um mestrado tendo que trabalhar, sabe valorizar uma medida como essa.
    Pelo que fiz como profissional tive a oportunidade de galgar outros cargos na semed e trabalhar com pessoas como Kátia Vallina e Gabriel Albuquerque, entre centenas de outros. Tive a oportunidade de visitar as escolas rurais e urbanas, conhecendo suas necessidades mais prementes para ajudar a minimizar o histórico de descaso que sofriam. Vi a alegria nos olhos de alunos, pais e professores na entrega de prédios novos e computadores para os estudantes que se destacaram. Senti o respeito pela administraçào quando atendi comunitários para ouvir suas demandas e, sem enganação ou demagogia, dizer-lhes o que, concretamente, poderíamos fazer, mesmo sabendo que nem sempre agradaríamos.
    Seu legado para educação é o da democratização das relações com a comunidade escolar. Isto é uma liçào que deitou raízes: mostrar que pais, alunos, professores, diretores são importantes, que fazem a diferença e que seus posicionamentos, mesmo contrários, são respeitados. Quem desejar fazer o contrário, deverá assumir o ônus do descrédito com esses sujeitos escolares.
    Meu agradecimento é, portanto, pela oportunidade que o sr. deu a um desconhecido, um professor de história, de participar de um momento ímpar na educação manauara e que agora volta para sala de aula para fazer valer essas conquistas.

    Tarcisio S. Normando

  30. Como disse uma vez nosso querido Jeferson Peres “Manaus ainda não está pronta para a administração do Serafim”

  31. Sou Serafim, tenho moral. Não tenho medo da Polícia Federal!!! É preciso ter uma honestidade inabalável pra botar a cara a tapa. Parabéns Sarafa, você revoluciona mais uma vez. Quero ver os pilantras terem coragem de vir aqui lhe acusar sem ter respostas. O povo está contigo.

  32. Espero que o blog ofereça muita discussão sobre Administração Pública, muitos assuntos que estão acontecendo nas administrações atuais, e não são poucas, e cada uma cabeluda, bom, vocês verão muito meus comentários neste blog, comentários racionais e coerentes sem exageros e politicagem.
    Ah! já ía me esquecendo, Parabéns Serafim Correa, por mais esse espaço público.

  33. Companheiro,

    Se aprende muito com a vida, com as experiências que se tira dela, quem tem a oportunidade de conviver com você, com certeza aprende muito mais. Aprende a ser DECENTE, e que vale a pena lutar para mudar as coisas (mesmo com poucas armas). Nos orgulha muito tê-lo como lider. Parabens pela iniciativa, não temos o direito de desistir. Sempre na Luta. Conte Comigo!!!

    Saudações Socialistas,

    Fernando Huber

  34. Meu querido Sarafa, eu estou muito feliz porque sei que agora eu e os mais alienados e sobretudo, os mais entendidos da nossa cidade de Manaus, poderemos estar mais perto de vc. Parabéns pelo seu gol de placa em fazer desse espaço um contato direto com a população, estarei sempre aqui lendo seus artigos e aprimorando mais o meu conhecimento. Sempre com vc sarafa, valeu felicidades e que Deus te abençoe e faça do seu caminho uma manta sagrada.

    Como vc sempre dizia a luta continua…

    Só pra refletir: O Serafim incomoda muita gente, o Marcelo Serafim incomoda muito mais e quem acredita na seriedade e honestidade incomoda mais ainda.

    “Serafim Correa, por esse eu tenho orgulho de ser amazonense e de ser manauara”
    Um forte ABRAÇO do seu amigo ERLAN

  35. Amigo Serafim, parabéns pelo espaço. É a “tua cara”: democrático, respeitoso com as pessoas e idéias, afetuoso com nossa cidade e uma roda de conversa sobre as memórias de Manaus e de seus personagens – histórias como só tu sabes contar. Também um espaço para tratar do Sarafa político e de seu mandato, recebendo críticas (até agressivas como já publicada) e reconhecimentos. Aliás, como reconheceu o professor Tarciso (olá mestre Tarciso, tudo bem?), deixamos um modesto legado na educação que sem dúvida um dia ainda vai produzir frutos e se aperfeiçoar, como o citado PROSED (forma de escolha de diretores de escola), desde que mude a cultura política da nossa terra. Um abraço, amigo. Tenho muito orgulho de ter participado do teu secretariado. Vida longa para teu Blog!

  36. Sarafa, venho desejar sucesso e parabenizar por este espaço criado. Que este blog, sirva de instrumento informativo e de críticas àqueles que tentam de todas as formas e meios absurdos tirar o que há de mais valoroso em sua pessoa no que pude observar durante quase 04 anos de trabalho. Indiscutivelmente, fostes e continuarás sendo um dos políticos mais simples, humilde e honesto que conheci até hoje. Sei que a luta é incessante e massante, ela não pára. São pessoas valorosas como você e muitos companheiros do PSB que aprendi a admirar também, que fazem desde mundo político ter sentido para brigar e batalhar pelos ideais do socialismo, fartenidade e paz social. Agradeço muito por este espaço. Serei mais um soldado na batalha para melhoria de nossa cidade. Pelo mesmo ideal irmanados, na procura incessante da luz. Do saber hei todos voltados, para o mesmo ideal alcançar. A vitória é daqueles que sabem lutar. VITÓRIA,VITÓRIA, VITÓRIA.

  37. Parabéns Serafim, boa sorte nesse novo espaço. Espero que você tenha tempo pra ler e responder os comentários. Concordo com outro leitor que diz que Manaus não estava pronta pra ter você como prefeito, você está a frente e ter um blog é mais um sinal disso.
    Estarei acompanhando. Parabéns.

  38. Sempre prefeito!!!

    Gostaria de parabenizá-lo por mais esta iniciativa, como forma democrática de expressão! Agradecê-lo pela inovação dada para a eleição do cargo de diretores (Prosed), do qual participamos, e consequentemente pela oportunidade ao gerenciar o Distrito Educacional Sul de Manaus (Semed).
    O processo seletivo para gestores (salvo algumas adequações), poderia ser um tema no seu blog, para receber opiniões quanto à permanência ou não do mesmo. Pois como pedagoga eu tendo tido oportunidades como as já citadas, imagino como frustra a vontade de outros educadores que não poderão participar mais de iniciativas democráticas como esta, pois é o que temos sinalizado!
    Agradeço ainda, poder ter convivido com tantas pessoas experientes e responsáveis, Kátia Vallina, Gabriel, Estévão, entre outros. Saiba que fizemos o que esteve ao nosso alcance, objetivando proporcionar as melhores condições tanto para alunos, como para professores, pais, gestores e equipe distrital, pautados sempre na transparência do trabalho ético, na boa convivência e respeito ao outro.
    Hoje, os gestores estão sendo beneficiados com a pós-graduação em Gestão Escolar, inclusive eu, outra excelente iniciativa deixada somente através do seu governo!

    Tenha certeza absoluta que: TEMOS ORGULHO DE TER FEITO PARTE DA SUA ADMINISTRAÇÃO!

    As caminhadas continuam e pode contar conosco em todas elas.
    Parabéns e Sucesso Sempre!

    Edna Carvalho e Edilson Souza

  39. Parabéns, Sarafa!

    Vamos em frente, não é mesmo!

    Só uma questão: você indicar o blog do sub-chefe da quadrilha do mensalão foi demais!

  40. Parabéns.Que este espaço seja de grande utilidade para os que amam verdadeiramente nossa Manaus.

  41. Desejo ao Sr uma boa sorte, e que Deus ilumine seus passos para que possamos ter um homen honesto e digno.

    Saudações

    ROSEMEIRE SAES

  42. Parabéns SARAFA! Fico feliz em saber que mais uma pessoa adere à WEB, depois de 50 anos e já inicia fazendo sucesso e recebendo o carinho de todos que gostam de você, e claro que de nossa amiga Hemengarda Junqueira que também está ´estourada´ na rede…
    Quanta ao site do blog, está excelente pela leveza e a interatividade com os internautas. Redundando: está gostoso de navegar. Boa sorteeee!

  43. Parabéns Serafim !!!

    Com esse espaço temos a certeza de que nossos clamores serão ouvidos, pois na verdade não suportamos mais tantas falcatruas. Pessoas que ganham demais para não fazer nada e outras mendigando pelo direito à vida.

    Usamos adesivos e camisas com sua imagem, choramos quando a vitória não veio, pois na verdade já fazíamos parte dessa família, mas com tudo isso aprendemos que nem sempre o bem vence e que jamais devemos desistir.

    Erros realmente ocorrerão, e temos consciência que ninguém governa sozinho e principalmente não se faz simplesmente o que é certo, só quem tem a máquina pode avaliar isso.

    Parabéns pelo grande exemplo de dignidade, pois precisamos acreditar que ainda daremos um mundo digno aos nossos filhos e que ainda vale à pena ensinar que é proibido matar, roubar e mentir.

    Estaremos com você sempre!!

  44. PARABÉNS PELA GRANDE INICIATIVA, É UMA MANEIRA DE FICAR EM CONTATO COM AS PESSOAS.
    HJ A CIDADE DE MANAUS SABE QUE PERDEU UM GRANDE PREFEITO,MAS É BOM QUE AQUELES SERVIDORES ILUDIDOS COM PROMESSAS VÃS COMECEM A REFLETIR. TODO MOMENTO TEM PROBLEMAS DE SERVIDORES / ESTAGIÁRIOS MANDADO EMBORA PQ PERTENCIAM A GESTÃO SERAFIM É BOM FRISAR QUE ELE FICOU SÓ QUTRO ANOS E TEM PESSOAS RECLAMANDO DE 14, 16, 20 ANOS.
    MANAUS É NOTÍCIA NACIONAL DOS DESMANDOS QUE OCORREM POR CONTA DOS POLÍTICOS Ñ RESPEITAREM OS SEUS ELEITORES.
    UM GRANDE ABRAÇO…

  45. Senhor Serafim, bom dia fiquei contente com a notícia em seu blog sobre o tema EDUCAÇÃO, a importância que o Dep. Ciro Gomes PSB de seu partido está se referindo ao tema.

  46. Caro Sarafa, é com grande tristeza que vejo todas as conquistas logradas em sua passagem pela PMM, estão se esvaindo pelo bueiro da politicagem, assim como eu muitos de meu colegas de faculdades tinha o aopoi da PMM para cursarem seus cursos sem aquelas pereocupção de como quitar as mensalidades, eu particularmente estudo em universidade pública, mais os demais amigos de trbalho eram particulares.
    Em fim, paralisaram seus cursos, assim que souberam da dispensa de todas, sem excessão dos estagiarios que muityo colaboram para amordenização da maquina administrativa,
    Fica aqui meu agradecimento por toda essa experiencia vivida, pelas caminhadas onde sempre que possivel acompanhava
    Um abarço caro amigo vencedor

  47. Parabens, acesso diariamente ao seu blog e satisfeito fico com sua lucidez.
    Do seu eleitor,Paulo Oliveira

  48. Parabéns Sarafa, por mais essa iniciativa, o que mostra o seu comprometimento, enquanto cidadão, com o dialogar dos problemas de nossa cidade. Conte sempre comigo.

Comments are closed.