Hora do acerto de contas com o Leão

Começa hoje, 02 de março, e termina no dia 30 de abril o período para a apresentação da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. É o período do “acerto de contas” com o Leão, símbolo da Receita Federal, criado na gestão do agora Senador Francisco Dorneles, um dos mais competentes administradores tributários brasileiros.

A declaração vem sendo simplificada ano a ano. Na gestão do Dr. Everardo Maciel, outro competente administrador tributário, o avanço tecnológico foi grande e hoje praticamente todas as declarações são enviadas pela Internet.

Para fazer a sua declaração, siga o seguinte roteiro:

  1. Acesse www.receita.fazenda.gov.br e baixe os programas;
  2. Resgate a Declaração do ano anterior e o respectivo recibo de entrega;
  3. Reúna todos os comprovantes de rendimentos, de despesas, de saldos bancários em 31.12.2008, de aquisições no ano de 2008.

Aí é seguir o roteiro da própria Declaração. A regra para receber a restituição é a do PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai), a menos que haja alguma impropriedade e você caia na malha, ou seja, na rede.

4 thoughts on “Hora do acerto de contas com o Leão

  1. Gostei muito do Blog, Sarafa vc está de parabens pelas boas informações ok

    sem mais

    MOacir Amorim

  2. Ola Sarafa, parabens pelo seu blog, ele ta dez continue com essa imparcialidade no seu blog, pois com isso pode crer que seu blog vai bombar como diz os jovens na parada de sucesso.

    abraços Prefeito

  3. Sarafa, permita-me uma correção: NÃO é mais necessário informar o número do recibo de entrega do ano passado. Abraço.

Comments are closed.