Vinte anos atrás…

Lula, Collor e Marília Gabriela, 20 anos atrás – E hoje, como aliados

Hoje, 15 de novembro, faz vinte anos que depois de vinte e nove anos, o povo brasileiro foi as urnas para escolher pelo voto direto o Presidente da República.

Claro que depois de tanto tempo, essas eleições tiveram de tudo um pouco. Imaginem que até o Silvio Santos tentou ser candidato na reta final substituindo um candidato de um partido nanico. Foram vinte e três candidatos e ocorreram muitas surpresas.

A maior delas foi que passaram para o segundo turno, Collor ( 28,52%), ex-Governador de Alagoas que usando o mote do “caçador de marajás” galvanizou boa parte do eleitorado e Lula ( 16,08%) , apoiado pelo seu partido, o PT, e mais PSB e PC do B, com uma militancia entusiasmada e apoio de boa parte da classe artística, ficando de fora nomes como Brizola ( 15,45%), ex-Governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Mário Covas ( 10,78%) , senador por São Paulo e grande líder na Constituição, Aureliano Chaves ( 0,83%), um dos fiadores da transição democrática e Ulisses Guimarães ( 4,43%), o grande heroi da resistência, símbolo do combate a ditadura, o Senhor Diretas Já e presidente do maior partido, o PMDB.

Hoje, os mais jovens não têm idéia do que foi aquele tempo, muito menos as baixarias que aconteceram naquela eleição, mas vale a pena uma viagem no tempo.

Clique aqui, vá na Wikipedia e saiba um pouco mais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_brasileira_de_1989#Resultado_das_elei.C3.A7.C3.B5es

5 thoughts on “Vinte anos atrás…

  1. ainda bem que lula tem essa qualidade agrgadora e entende que quem colocou e tirou collor nao foi porcaria alguma de cara pintada. foi a honrosa globo, a mesma que na sequencia nos deu de presente fhc e tudo mais com suas privatarias!!! se até serafim se alia ao arthur por que nao o lula ter collor como aliado????? quem tem a globo, folha e estadao como inimigos se alia até com judas!!!

  2. O presidente Lula deu bem o tamanho do seu carater ao dizer que Jesus teria, se estivesse na Terra, que fazer pactos com Judas. Lula iria mais longe e faria um pacto até com o Diabo se fosse preciso para eleger a sua candidata fracassada, a ministra Dilma, a que é ignorante, mentirosa e sem votos.
    Lula é uma vergonha pois “popularizou” a corrupção na política brasileira. Foi uma decepção, e não fez nada. Tirando o Bolsa Família, o que o seu governo fez? NADA. Tudo pela metade e só na peça publicitária é que ele aparece como realizador.

  3. Boa noite, Prefeito Serafim! Quantos acontecimentos nestes últimos vinte anos em nosso país! Neste fim de semana foi divulgada uma entrevista na Globo News entre o jornalista Geneton Moraes Neto e o folclórico ex-senador pernambucano Ney Maranhão. Pudemos perceber quanto nosso país era vulnerável aos mais perversos tipos de comportamento, ao cúmulo de um político transitar livremente nos corredores do Palácio do Planalto portando uma arma de fogo de grande porte. Foi assim que a figura respodeu ao jornalista quando questionado sobre o uso de arma: “Depois dos sessenta anos, o nosso seguro do anjo da guarda é uma arma de fogo”. Esta foi apenas alguma das inúmeras respostas barbáries que foram relatadas pelos mesmos.Acho que ainda não estamos no ideal, pois falta muito, mas avançamos e hoje alguns políticos ja percebem que não há mais espaço para os mais inescrupulosos modus-operandi que outrora era praticado e ignorado pela justiça. A exemplo, temos o interior do Amazonas que aos poucos está tendo a atuação da justiça eleitoral e colocando no poder aquele que de fato e de lei disputaram honrosamente suas eleições. Grato pela atenção, meu caloroso abraço.

  4. De cima do Monte Castelo, ladeado pelo Pico da Bandeira ,podemos ver diante de nós :

    DUAS ÉGUAS . UMA PENSANDO QUE É A OUTRA .

  5. Penso que as vezes antes de falarmos aquilo que pensamos, deveriamos antes fazer uma analise nos acontecimentos historicos de nossa historia.
    pois para nós que vivemos aqui no norte, e que vimos os ultimos acontecimentos politicos pegando de a partir de collor que é o marco Democratico, e se ainda tivermos ese pensamento antagonico de que o Lula nada fez, e que apenas ploriferou a corrupçao na politica. penso que essa pessoa ou não estudou a historia de seu pais ou tampouco ler os matinais.
    e criticar alianças politicas é algo sem crescimento cultural algum. Pois todos os canditados já tiveram que construir alianças para vencerem uma eleição ai paramos em algo que max ja falava ( As falsas ideologias) porem é melhor vivermos em uma falsa ideologia do que uma ditadura declarada.
    e parabens ao prefeito anterior serafim correa por esse espaço de cultura

Comments are closed.