Viajando pelo interior

De sexta feira até ontem, segunda, estive percorrendo onze municípios do Médio e Baixo Amazonas. Começando por Itacoatiara, e visitando Silves, Itapiranga, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Urucurituba.


Visita a lixeira de Nhamundá, na companhia do prefeito Tomaz Pontes

Fui acompanhado do deputado Marcelo Serafim e do vereador Elias Emanoel dando seqüência ao trabalho partidário voltado para a formação política e levantamento de problemas do nosso Estado.


Conversa com a comunidade em Nhamundá

Essa retomada do contato com amigos e militantes políticos faz bem ao processo partidário e político, mas também do ponto de vista pessoal. Rever o Antonio Barros, o Cleuter Mendonça, o Benedito Manso, o Aristides Queiroz, para citar alguns amigos diletos de tanto tempo, é motivo de satisfação.


Conversa com a comunidade em Parintins

Em todos os municípios ainda são sentidos os efeitos da enchente. O rio começou a baixar, mas ainda estão presentes as marcas e os efeitos da maior cheia de todos os tempos, o que agravou em muito os problemas. Contrapondo-se a isso, a determinação e a resistência da nossa gente, que apesar de tudo não esmorece.


O Porto de Urucurituba, com as marcas da cheia de 2009

Os problemas dos municípios dessa região do nosso estado são semelhantes aos do Médio e Alto Solimões como a falta de energia (em Maués a situação é crítica), a destinação do lixo, o abastecimento de água, a ausência de serviços de responsabilidade do Estado como por exemplo a do DETRAN, para realizar exames a fim de regularizar a situação dos motoristas e a do serviço de identificação para tirar carteiras de identidade.

Acresça-se a isso outros problemas. Cito dois exemplos.

Em Parintins, onde os produtores atingidos pela enchente receberam a promessa de financiamentos de R$ 2.000,00 do PRONAF – Programa Nacional de Agricultura Familiar – mas não conseguem ver o assunto resolvido por conta de exigências burocráticas impossíveis de serem cumpridas como bem explicou em reunião o competente vereador Juscelino Manso. Para liberar o financiamento é necessário apresentar um documento o CCIR – Certificado de Imóvel Rural – que os produtores não possuem e não é emitido em Parintins. Ou seja, o Governo disponibiliza os recursos, mas cria um obstáculo que ninguém consegue superar.

Em Urucurituba está sendo construído um porto, que é muito importante para a cidade. No entanto, a construção deveria ficar a salvo da enchente do rio. Não é o que está acontecendo. A marca da enchente é visível e ficou acima da construção. É tempo de corrigir e evitar o que ocorreu em Parintins onde o porto ficou um metro e meio abaixo da água. Aliás, porto no interior é anseio de todos, mas as obras estão atrasadas.

Existem, também, muitas sugestões e reivindicações como a ligação por terra de municípios próximos, o que permitiria um melhor escoamento da produção e uma maior integração.

Aliás, sobre estradas, muitas reclamações quanto à manutenção da Rodovia Vital Mendonça, que liga Manaus a Itacoatiara. Por outro lado, elogios pelo asfaltamento da Estrada da Várzea que vai melhorar em muito o acesso por terra a Silves e Itapiranga e depois a São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Observo o surgimento e o crescimento de novas lideranças no interior que começam a ocupar espaços no processo natural de mudança. Isso está oxigenando a política e deve provocar mudanças significativas já nas próximas eleições.

5 thoughts on “Viajando pelo interior

  1. ESSE TRABALHA…
    CERTA VEZ QUANDO CHEGUEI EM CASA PRA ALMOCAR FUI NA TABERNA DE UM AMIGO.DAQUELAS DE ESQUINA DE RUA , ESTA CASA /TABENA ESTAVA A PONTO DE VIR AO CHÃO POR CONTA DE UMA ERAÃO CAUSADA POR FORTE CHUVA ,QUANDO SUBI O DEGRAU E PEDI O REFRIGERANTE DEI DE CARA COM O SERAFIM CORREA PESSOLMENTE INSPECIONANDO A OBRA E PASMEM AMIGOS SEM FOTOGRAFOS OU IMPRENSA.ELE E SOMENTE ELE E O ENGENHEIRO VOLTEI PRA CASA ,SATISFEITO POR TER APLICADO DE MANEIRA CORRETA MEU VOTO.
    O BAIRRO ERA SAO LAZARO E A TABERNA DO NEGAO LOGO VIROU POINT. O ASSUNTO Q ROLA LA ATE HJ ?? SERAFIM CORREA
    ABRAÇO A TODOS

  2. VANIA NOVOA TADROS escreveu em 4/8/2009, às 16:06:
    CARO HOLANDA,
    EU NÀO CONCORDO QUE OS VOTOS DO PREFEITO AMAZONINO MENDES SÀO DEVIDOS AO PRESTÍGIO DOS IRMÀOS SOUSA. SE ESTIVESSEM TÀO BEM ASSIM ELEITORALMENTE, O CARLOS SOUSA SERIA O CANDIDATO A PREFEITO E NÀO A VICE.
    OUTRA AFIRMAÇÀO COM A QUAL NÀO CONCORDO É SOBRE O ESTILO ”BONACHÀO E QUASE INOCENTE DO SERAFIM”, O EX PREFEITO É ESPERTO E PEDANTE.

    Essa Senhora não aprende mesmo, continua a defender O Atrazonino Mendes, por alguns funcionários fantasmas da atual prefeitura, que por sinal são de sua família, para vê-los continuar a ganhar sem trabalhar.

    Que vergonha!!!

    Volta logo Sarafa!

  3. Obs: Foi escrito no blog do Holanda, pois no blog do Sarafa a mesma ficou com tanta vergonha que desistiu de comentar!

  4. Serafim, fico feliz de que estejas viajando por esse nosso interior ao mesmo tempo em que fazes um levantamento da verdadeira situação em que se encontram. O nosso interior sempre esteve abandonado e esquecido, só recebendo a visita dos políticos em épocas de eleições, com a única finalidade de pedir voto, e, mais uma vez enganar o povo sofrido do interior.
    Parabéns
    Iza Amélia

  5. Em 2002, o saudoso governador e senador Gilberto Mestrinho era candidato ao cargo de governador mais uma vez, e, em certa vez discursou algo que nunca esqueci porque até hoje infelizmente é assim. “Tem gente que pensa que o povo é uma boiada, e que podem vender essa boiada de porteira fechada. Não meus amigos o povo sabe o que quer”. Verdade caro Sarafa, o povo sabe o que quer e quer o 40 já!

Comments are closed.