Vereador propõe comissão para fiscalizar a merenda escolar

O presidente da Comissão de Educação vereador Joaquim Lucena, recebeu na manhã desta terça-feira alguns professores da rede municipal de ensino, que foram solicitar uma fiscalização do parlamentar nas escolas e no depósito da SEMED, local onde é armazenado o suprimento de alimentos.

Os professores (que não quiseram se identificar por medo de represália) se mostraram indignados com a falta respeito da secretaria de educação com os alunos.

Segundo eles, não existe merenda nas escolas e a justificativa usada pelos diretores da secretaria, foi de que a suspensão se deu por conta de uma liminar dos vereadores da oposição.

Como se não bastasse, foi realizada uma reunião com os professores, onde teria sido informado para que todos dessem o famoso “jeitinho brasileiro”, pois naquele momento não teria como desenvolver seu trabalho. “O jeitinho brasileiro deles é pra nós tirarmos do próprio bolso para a compra da merenda”, disse indignado um dos professores.

Lucena informou que vem denunciando este problema desde o início do ano letivo, onde o processo de licitação, que foi acompanhado pelos vereadores do PSB, foi fraudulento e vergonhoso. A mesa diretora na ocasião desclassificou as duas empresas, que tinham valores menores do que a empresa vencedora, a Arganorte Indústria e Comercio LTDA. Esta mesma empresa tinha nos itens da merenda, produtos que nem fazem parte do gênero alimentar da nossa região. Ao todo foram 52 itens oferecidos e hoje nem o mingau é servido.

Na ocasião foi dada entrada numa ação no Ministério Público, para fiscalizar os termos de contrato e o que iria ser oferecido. No entanto, em momento algum os vereadores de oposição solicitaram a paralisação da merenda. “Falta merenda e a culpa ainda é minha? É muita incompetência mesmo”, argumentou.

Nesta quarta-feira o vereador irá usar a tribuna para falar sobre o assunto, e solicitar uma comissão na CMM para visitar as escolas e o depósito de alimento.

Fonte: www.joaquimlucena.com.br