Transporte coletivo : Prefeito assina contrato e anuncia nova tarifa

A Prefeitura de Manaus distribuiu o release que publico abaixo na íntegra:

Transporte coletivo : Prefeito assina contrato e anuncia nova tarifa

Foto: Clóvis Miranda / Semcom

“O prefeito Amazonino Mendes assinou hoje (24) o contrato com as empresas vencedoras da licitação para o transporte coletivo em Manaus. Amazonino confirmou que a nova tarifa só será estabelecida após a entrada em operação dos novos ônibus. Após a assinatura do contrato, o prefeito viajou para a cidade de Caxias do Sul (RS). Ele foi visitar as empresas de chassis e carrocerias que estão fabricando os novos ônibus. Amazonino Mendes vai solicitar das empresas, prioridade na montagem dos ônibus que entrarão em circulação em Manaus. A Prefeitura estabeleceu o prazo de até final de julho para que os ônibus novos sejam incorporados à frota.

Participaram da assinatura do contrato o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, e os empresários das empresas vencedoras.

O contrato foi assinado com as nove empresas vencedoras da licitação, ao contrario da licitação anterior, realizada em 2007, quando o transporte de passageiros foi monopolizado através de um Consórcio, a Transmanaus. As empresas que venceram a licitação foram

São Pedro, Expresso Coroado, Global,Rondônia, Transtol, Nova Integração, Líder, Via Verde e City Transportes.

“É um alvorecer, uma nova vida, uma coisa transparente, limpa como dever ser para uma cidade grande como Manaus. Essa cidade vem sofrendo há anos com o descaso no transporte coletivo”, afirmou o prefeito Amazonino após assinatura do contrato.

Segundo o prefeito Amazonino Mendes, com a assinatura do contrato, as empresas são obrigadas a colocarem em circulação no período de 60 dias, 400 ônibus novos e no prazo de 120 dias outros 458. O investimento previsto para o novo sistema de transporte de passageiros é de R$ 5,3 bilhões.

O contrato estabelece multas de até duas vezes o valor do ônibus novos caso a empresa não cumpra o cronograma estabelecido pela SMTU.”

Comentário meu:

1. As empresas que venceram a “nova” licitação são exatamente as mesmas que estão operando o sistema desde 2007, estão estabelecidas exatamente nos mesmos endereços, como se vê pela tabela abaixo:

2. Na licitação de 2007 saíram três empresas – Baltazar, TCA e Parintins – e entraram cinco novas: Ponta Negra, Regional, Lider, Via Verde e City Transportes, efetivamente. Essa mudança abrangeu 40% do sistema. Agora ficaram exatamente as mesmas.

3. É no mínimo estranho que o Prefeito tenha assinado o contrato e viajado para ver os ônibus que estão sendo fabricados. Como é que uma empresa compra ônibus sem ter certeza de que vai ganhar a licitação? Ou seja, tudo isso foi um jogo de cartas marcadas, por razões que ficarão mais claras proximamente.

4. A licitação de 2007 sofreu uma implacável fiscalização por parte do Ministério Público e uma das razões era que não existiam novas empresas, embora 40% do sistema tenham mudado de operadoras. Agora a mudança foi ZERO e as mesmas promotoras ficaram caladas e nada disseram. É muito estranho.

5. A foto distribuída pela própria Prefeitura para ilustrar o release, publicada acima, mostra o prefeito assinando o contrato em sua casa e não na Prefeitura, o que bem revela a confusão que está sendo feita entre o público e o privado.

5 thoughts on “Transporte coletivo : Prefeito assina contrato e anuncia nova tarifa

  1. É uma vergonha essa palhassada deste senhor que quer aumentar a passagem dizendo que irá chagar 800 onibus novos MENTIRA a empresa LIDER já esta operando com onibus velhos com placas de Cuibá MT.
    Como pode uma sacanagem dessa? KD o Ministerio Publico? Façam alguma coisa pelo amor de DEUS!

  2. Tudo muito cinzento (para não ser racista e nem neguista) a começar pelo tom das roupas dos acabrunhados senhores da foto acima.
    Com a palavra as vetustas membros do MP Am que agiram como leoas em tentar encontrar chifre em cabeça de cavalo na sua gestão Sarafa e agora agem como umas gatinhas manhosas com esse descalabro.
    Agora uma pergunta: Num parece que o Prefeito tinha acabado de acordar das sesta e está até de pijama para esta “solenidade”???

  3. Prezado Senhor:
    No Foi divulgado na mídia que o MP também vem fiscalizando a atual Licitação, tanto que ajuizou ACP número

  4. Prezado Senhor, no que pese a sua “preocupação” com o problema sério que é a concessão do serviço de transporte público coletivo nesta cidade, foi divulgado pela mídia que o MP ajuizou a ACP número 01211313-03.2011.8.04.0001, cujo objeto consiste em pedido de anulação do certame por diversas irregularidades detectadas no referido edital. O lamentável é que só resta a população sofrida aguardar o desfecho de mais uma novela e continuar sustentando esses “tubarões” do transporte coletivo.

Comments are closed.