Transparência: São Paulo avança, Manaus retrocede

Uma das primeiras medidas que tomei em 2005 quando cheguei à Prefeitura de Manaus foi tornar público todos os dados da administração municipal. A equipe comandada pelo secretário Max Cohen implantou o Portal que permitiu o acesso de todos a novos serviços prestados via Internet como, por exemplo, a Certidão Negativa, assim como a mais completa e ampla divulgação dos números da administração municipal. Com um simples clique o cidadão podia saber quanto foi arrecadado, de onde, quanto foi gasto, quem recebeu e quais os valores. Enfim, transparência total.

Isso valeu enquanto fui prefeito, fiel a compromisso de campanha.

A partir de 1º de janeiro deste ano, nenhum dado da atual administração foi disponibilizado. Disseram que estão fazendo um novo programa. E já lá se vão seis meses, o que mostra o real objetivo: não divulgar os dados, muito menos os pagamentos.

Por quê? Bela pergunta, que os novos gestores devem responder, não a mim, mas à sociedade.

Enquanto Manaus caminha pra trás, São Paulo vai em frente.

O Prefeito Gilberto Kassab criou dentro do Portal do município de São Paulo um ícone chamado “DE OLHO NAS CONTAS”, que permite o acesso amplo a todos os dados. Foi além do que eu implantei em Manaus, porque dá acesso à folha de pagamento, informando quanto ganha cada funcionário. Entendi eu e a equipe que implantou o Portal da Transparência em Manaus que essa informação – a de quanto o funcionário recebeu – diz respeito à intimidade de cada um, e como tal deve ser preservada. É uma matéria polêmica que já tem duas decisões judiciais: uma contra e outra a favor. Por enquanto está prevalecendo a decisão a favor.

Portanto, enquanto Manaus retrocede no quesito transparência, São Paulo avança. Parabéns ao Prefeito Kassab pela sua postura compatível com os novos tempos.

Clique aqui e conheça o novo Portal de São Paulo.

5 thoughts on “Transparência: São Paulo avança, Manaus retrocede

  1. E o pior, no dia da votação na câmara para forçar o prefeito a publicar os gastos na Internet, os servos, digo a bancada aliada, votou contra tal publicação.

    Ninguém fala nada e ninguém comentou em nenhum blog da cidade. Agora a prefeitura vai ter que publicar, pois a lei é federal. Mas já sabe né “meu patrão”, Manaus é Manaus…

  2. A administração Serafim Correa era uma admistração transparente agora temos uma admistração com muitas perguntas sem respostas.
    Diz o ditado popular “Quem não deve não teme”
    Há uma relação íntima entre a democracia e a publicidade. Publicar não é apenas tornar público, isto é, tornar do conhecimento público, mas, também, tornar claro e compreensível ao público. É fazer com que a publicidade cumpra o papel essencial de verdadeiramente informar ao público

  3. SARAFA, O “MALUF DO AMAZONAS” TÁ ACABANDO COM A PREFEITURA DE MANAUS, TODA A TRANSPARÊNCIA FEITA POR VOCÊ, FOI POR ÁGUA.

    É, RESTA AGORA ORAR PARA ACABAR RÁPIDO ESSE MANDATO, OU O TSE FAZER BEM SEU TRABALHO E CASSAR O “MALUF DO AMAZONAS”, PARA QUE MANAUS VOLTE A CRESCER!!

    VOLTA LOGO SARAFA!!!

  4. Transparência para que ? o Amazonino é o rei do AMAZONAS . Ele não tem eleitores ,tem galera .Ele não tem seguidores ,tem fanáticos .
    ELE é o bom .. é o bom… é o bom
    Ele tira dinheiro do bolso para pagar esses reborréias.

  5. Parabens pela magnifica gestão!! Mas eu acho q o nome do jucimar deveria ser citado. Pense num cara q eh sarafa e que realmente vestiu a camisa do 40!!!

Comments are closed.