TJ-SP descobre servidores recebendo sem trabalhar

Do site CONSULTOR JURÍDICO:

Por Fernando Porfírio

O Tribunal de Justiça de São Paulo descobriu há dois meses que 4,8 mil servidores estavam recebendo vencimentos sem trabalhar. O expediente usado para burlar a burocracia da corte eram licenças médicas irregulares. O número de fraudadores representa mais de 10% dos funcionários em atividade na Justiça Estadual, que hoje conta com cerca de 44 mil servidores.

A fraude foi descoberta pela Coordenação de Saúde da corte paulista. O que despertou a atenção dos desembargadores e técnicos foi o número crescente de pedidos de licença médica e o tempo de prorrogação da maioria delas. Em alguns casos, o prazo já tinha chegado a cinco anos de afastamento do servidor. Depois de cruzar informações com a Secretária Estadual da Saúde, o tribunal descobriu o volume de licenças. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (4/1), durante a posse do novo presidente do TJ paulista, desembargador Vianna Santos.

Havia até casos de servidores que foram descobertos morando e trabalhando no exterior – um em Miami (EUA) e outro em Madri (Espanha) – e sendo pagos pelo erário paulista. Em outro desvio, uma servidora que gozava de licença saúde foi pega trabalhando em um hospital. Outra funcionária usava como expediente assediar sexualmente o médico da seção de perícia estadual para ele manter seu afastamento por problemas de saúde.

“Fiquei surpreso com a descoberta”, afirmou o desembargador Vallim Bellocchi, que passou o cargo de presidente para Viana Santos. Em seu discurso de despedida, Bellocchi revelou a fraude. “A situação criada deixou o Tribunal de Justiça em situação difícil perante a opinião pública, mas assim que tomamos conhecimento demos uma resposta imediata, submetendo esses servidores a perícia médica.”

A Coordenação da Área Médica e Odontológica do TJ paulista chegou à fraude depois de cruzar informações com o Departamento de Perícias Médicas, da Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com o desembargador Viana Santos, que coordena a área, os fraudadores foram afastados de suas funções até que se submetessem a novos exames. Segundo ele, até agora cerca de 2 mil servidores foram obrigados a voltar ao trabalho.

Quanto a punições, o atual presidente disse que os servidores estavam acobertados por laudo expedido por autoridade médica do estado. Agora, o Tribunal está fazendo um pente fino, por meio de perícia de seu próprio departamento médico. “Não olho para o retrovisor, só para o pára-brisa”, disse Viana Santos em entrevista depois da solenidade de posse. “Não pretendo fazer auditoria, nem caça às bruxas.”

3 thoughts on “TJ-SP descobre servidores recebendo sem trabalhar

  1. Enquanto hover politicagem não haverá poesia.
    Isso é caso de polícia!!!!!
    Por isso que eu digo: a lei não funciona pra todos!!!
    vamos respeitar….
    Só neste paiszinho de merda, chamado Brazil.

  2. Já imaginaram se resolverem fazer esse tipo de pente fino aqui por essas bandas? Pena que não tenha gente com peito, digo, cacife, para fazer isso.

  3. SERÁ QUE É SOMENTE NO TJ-SP, FAÇAM UM CORREIÇÃO NO TJ-AM, A RESPEITO DA MESMA SACANAGEM, CERTAMENTE VAI TER MUITOS “FANTASMAS” CORRENDO DA SALA PARA O QUARTO OU VICE-VERSA, OU AINDA OS SEUS RESPECTIVOS PADRINHOS, TEM FUNCIONÁRIO DO TJ-AM, QUE RESIDE NA CIDADE MARAVILHOSA DO RIO DE JANEIRO, E RECEBE MENSALMENTE SEU GORDO SALÁRIO (CARGO COMISSIONADO)QUEM TERÁ CORAGEM DE REALIZAR ESTE LEVANTAMENTO, É MUITAS GENTE DE RABO PRESO, PARENTE DE DESEMBARGADORES, É UM DANDO O CARGO PARA PARENTE DO OUTRO, PARA NÃO DESOBEDECEREM O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, MAIS NÃO ADIANTA, SEMPRE TEM UM JEITINHO BRASILEIRO, AI, FICAM TODOS IMPUNES.

Comments are closed.