Suplicy, sempre surpreendente

Eduardo Suplicy
Eduardo Suplicy

Uma das características do Senador Eduardo Suplicy é o efeito surpresa. Quando menos se espera, ele faz algo que surpreende a todos. Outro dia deu um cartão vermelho para o Sarney. Contestado pelo Senador Heráclito Fortes de que aquilo não eram modos, deu-lhe também cartão vermelho. É verdade que ele fala a lingua que o povo entende. As vezes, no entanto, vai além da conta.

O STF está votando o processo de extradição do italiano Cesare Battisti. A votação está empatada: 4 X 4. Vai ser decidida nos próximos dias pelos dois ministros que faltam votar: Gilmar Mendes e Marco Aurélio. Nesse quadro, Suplicy surpreendeu e enviou um expediente aos ministros questionando o voto do relator através de 13 perguntas ( seria uma homenagem ao seu número ? ) formuladas pela escritora francesa Fred Vargas.

Leia a notícia extraída do Consultor Jurídico, e, se quiser, leia a carta e as perguntas:

Suplicy também quer votar no processo de Battisti

Por Maurício Cardoso

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e os outros nove ministros em função na corte receberam nesta terça-feira (22/9) um ofício no mínimo inusitado, senão insultuoso aos integrantes do tribunal. Assinado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e contendo um anexo atribuído à escritora francesa Fred Vargas, trata-se de uma advertência aos ministros em geral e uma interpelação ao ministro Cezar Peluso em particular a respeito do julgamento do processo de extradição do ex-militante comunista italiano Cesare Battisti.

O ofício do senador deixou intrigados os destinatários com a intervenção tão incisiva de Suplicy e de Fred Vargas num processo em que não têm participação direta. “Jamais imaginei que isso pudesse acontecer! Terceiros absolutamente estranhos à relação processual passaram a pretender interferir no julgamento, interpelando o relator, que desenvolveu, de modo responsável, um trabalho incensurável”, diz um dos ministros do Supremo.

O julgamento no Supremo do pedido de extadição de Cesare Battisti, feito pelo governo italiano,  ganhou contornos de questão diplomática, com conotações ideológicas e nacionalistas. Battisti foi  condenado a prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970. Enquanto o processo de extradição corria no STF, o ministro da Justiça reformou decisão do Comitê Nacional de Refugiados e concedeu o refúgio político ao militante. No Supremo, o julgamento, que tem relatoria do ministro Cezar Peluso, foi suspenso por um pedido de vistas do ministro Marco Aurélio. Com a votação em 4 votos a 3 a favor da extradição, falta votar, além de Marco Aurélio, o ministro Gilmar Mendes. Poderá votar ainda no caso o substituto do ministro Menezes Direito, morto em 1º de setembro. Para sua vaga foi indicado o advogado-geral da União José Antonio Dias Toffoli.

No ofício enviado aos ministros, Suplicy faz a apresentação da escritora francesa: segundo o  jornal francês Le Figaro de 15 de janeiro deste ano, “Fred Vargas estava dentre os três escritores franceses que mais venderam livros em 2008”. E mais: como arqueóloga, suas pesquisas sobre a peste negra na Idade serviram para que o atual governo francês adotasse medidas preventivas contra a peste suína no país. E o que isso tem a ver com a extradição de Cesare Battisti? O senador petista informa que com a mesma diligência que investigou a peste negra, a escritora pesquisou os fatos que levaram Battisti à situação em que se encontra hoje e está pronta a ensinar a verdade do caso aos ministros do Supremo.

Fred Vargas, que segundo o senador chega ao Brasil nesta quarta-feira (23/9) para cuidar do caso, não se faz de rogada. Em documento, anexado ao ofício do senador e intitulado “13 perguntas ao ministro relator Cezar Peluso – Equívocos e imprecisões que podem levar um homem a prisão perpétua”, ela parte para o ataque sem maiores cerimônias: “O ministro Cezar Peluso tem o direito de votar segundo suas convicções, que respeitamos. (…) Mas há no discurso do ministro Cezar Peluso inúmeras imprecisões ou importantes equívocos”. A escritora passa a enumerar então 13 perguntas para rebater, ponto por ponto, as razões apresentadas por Peluso em seu voto.  E conclui seus arrazoados com um veredito que não deixa alternativa aos ministros: “Sem nem enfrentar essas questões, seria de fato impossível enviar um homem para a prisão perpetua”.

Clique aqui para ler o ofício enviado ao STF pelo senador Eduardo Suplicy e aqui para ler o anexo atribuído à escritora francesa Fred Vargas.

2 thoughts on “Suplicy, sempre surpreendente

  1. Pra mim este Senador é um Sem Noção , aloprado…Mas inofensivo no seu folclore.
    É esperto no marketing político , mas pueril , pra não dizer ridículo ,cantando Blowing’in the wind ( Bob Dylan)no congresso ou mostrando o seu já célebre cartão vermelho…
    Não realiza nada de útil e é devagar , ponha devagar nisso, quase parando, mas, até onde sei ,é honesto, muito honesto. O que não é pouca coisa!

  2. Embora o senador Eduardo Suplicy tenha a qualidade “honestidade” que foge à regra no congresso nacional, tal caracteristica não lhe confere lastro para insultar os membros do STF, especialmente o min. Cesar Peluso. De outro modo, seria conferir mais gabarito à ele e a sra. Fred Vargas para analisar o caso de extradição.

Comments are closed.