Superintendente do Iphan explica porque marquise histórica foi retirada de prédio centenário

O deputado Serafim Corrêa (PSB) se reuniu com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Karla Bitar, na manhã desta quarta-feira, 16, onde conversaram sobre a retirada da marquise de um dos prédios centenários da ‘Belle Époque’, tombado pelo Patrimônio Histórico, de uma das lojas Marisa, no Centro de Manaus. O assunto acabou viralizando e causou revolta nas redes sociais.

Segundo Serafim Corrêa, a superintendente informou que a marquise será restaurada e foi retirada porque estava com risco de se desprender e cair da estrutura a qual estava atrelada. “Segundo a superintendente, as Lojas Marisa apresentaram um laudo técnico dizendo que a marquise estava muito danificada, com o risco de cair, podendo machucar alguma pessoa e, diante disso, o Iphan autorizou que o material fosse retirado. Ele está em poder das Lojas Marisa, até que o órgão examine todo o projeto de restauro e, brevemente, seja liberado para que  a marquise seja colocada em seu devido lugar”, explicou o deputado.

O parlamentar também informou que outros dois assuntos foram tratados. Um deles foi sobre a AM-070, que liga Manaus a Manacapuru, que depende de várias questões ligadas à arqueologia. “A superintende prometeu que vai examinar essas questões o mais rápido possível, com possibilidade de conclusão até o fim do ano”, disse.

Serafim também adiantou que a superintendente afirmou que não há mais nenhum embargo ou pendência em relação a obra da Avenida das Flores. “Essa obra é o prosseguimento da Avenida das Torres e, portanto, está inteiramente livre e o Governo do Estado poderá seguir com ela”, finalizou.

 

Texto: Assessoria do Deputado