STF autoriza extradição de Battisti, mas cabe a Lula decidir

Polêmica: Em 9 de setembro, manifestantes defenderam Battisti durante julgamento
Polêmica: Em 9 de setembro, manifestantes defenderam Battisti durante julgamento

O Supremo Tribunal Federal decidiu hoje por cinco a quatro que o italiano Cesare Battisti deveria ser extraditado. O voto do desempate foi do presidente Gilmar Mendes.

Na seqüência, entrou em discussão se a decisão era definitiva ou se caberia ao Presidente Lula, como Chefe de Estado, decidir se decretava a saída do italiano ou não.

E aí aconteceu o inesperado. O Ministro Ayres Brito que votou pela extradição entendeu que a decisão do STF apenas autorizava, mas a última palavra era do Presidente Lula na condição de Chefe de Estado que representa a nação brasileira perante as demais. Juntaram-se à ele mais quatro ministros e o placar inverteu-se: ao invés de cinco a quatro pela extradição ficou cinco a quatro para que o Presidente decida.

Isto significa dizer que o “pepino” ficou com o Presidente que a partir de agora vai receber pressões de todos os lados, umas a favor e outras contra.

6 thoughts on “STF autoriza extradição de Battisti, mas cabe a Lula decidir

  1. Alguma coisa esta errada se o Supremo Tribunal Federal não tinha poder para decidir, se a decisão seria do Presidente Lula então porque o STF entrou na questão?. Afinal quem tem maior poder o Presidente da Republica ou o Supremo Tribunal Federal? Ou será que o presidente não esta sujeito as leis do País?

  2. O Brasil está vivendo um verdadeiro apagão ético, cultural e moral!

    Agora, os ministros autorizam o apagão institucional!

    Uma vergonha! Não se barganham decisões nem se brinca com as leis, estas sim as verdadeiras garantias da sociedade.

    deixar na mão desse coitado que mal sabe governar uma questão de Estado (a despeito dele ser o ocupante do cargo), jurídica e de obrigação do país para com toda a comunidade internacional é brincadeira.

  3. O Lula deveria nomear o Rubinho Barriquello ministro do STF e mudar o nome para “Segundo Tribunal Federal” e ao mesmo tempo criar outra insta^ncia : O SDL , Suprema decisa~o do LULA , o grande Irm~ao!
    Precedente perigoso este, hein?
    Chaves deve estar com inveja.
    So’ no Brasil mesmo…

  4. Parabens STF, concordo com a decisão.
    Apesar do Brasil ter muitos representates politicos envolvidos com a corrupção, nossa Nação não pode ser um paraíso internacional de criminosos.

  5. Essa questão de o STF deixar para o presidente Lula dar a palavra final é porque o governo do PT não realizou a Reforma do Judiciário. Aí fica essa bagunça institucional onde ninguém sabe onde começa e termina as suas prerrogativas.

  6. É mais um criminoso vivendo no paraiso da impunidade, chamado Brasil. Tem quem ache lindo e heróico o que ele fez. Como nenhum dos crimes foi praticado contra filho, filha ou parente, quem dsabe acabe efende esse elemento,

Comments are closed.