Queimadas na Amazônia estão longe de serem histeria, diz Serafim

Queimadas na Amazônia estão longe de serem histeria, diz Serafim

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) repudiou, nesta terça-feira, 03, a declaração da líder do governo no Congresso Nacional, Joice Hasselmann (PSL-SP), que sobrevoou a região de Tefé, na última sexta-feira, 30, e disse que “queimadas na Amazônia não se passavam de uma “histeria”.

“Não temos porque negar a existência das queimadas. Elas existem, precisam ser controladas. Elas fazem mal. Aí vem a líder do governo Bolsonaro, que foi em Tefé e diz Isso aí é histeria. Não é histeria. Não vou entrar no nível dela. Ela sobrevoou em áreas que não estão no Sul do Estado. As queimadas estão no Sul do Estado. Se ela se deixa enganar pelos seus correligionários, tudo bem, agora ela querer fazer com que nós nos enganemos é um absurdo. Quero repudiar essa grosseria dessa senhora. Não vou devolver a agressão”, explicou.

O deputado mostrou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que revelam que o mês de setembro começa com mais de quase 1 mil focos de queimadas na Amazônia. Isso daí – que é uma coisa normal, porque nesse período os rios começam a descer, o calor aumenta, então é mais fácil propagar o fogo na Amazônia – e também é um momento em que madeireiros e fazendeiros se aproveitam.

“O nosso pior ano de queimadas foi em 2010. Depois, em 2011, ele caiu; depois subiu em 2012; em 2013 caiu, em 2014 subiu e a partir daí, temos uma série de quedas, onde vai caindo ano a ano. Tem queimada, mas ela vai caindo e em 2018 caiu num nível bem baixo, mas quando chega, em 2019, explode”, concluiu Serafim.

Foto: Marcelo Araújo